Przejdź do głównej zawartości

RETIRO ESPIRITUAL COM UM DIA DE REFLEXÃO MARIANA

RETIRO ESPIRITUAL COM UM DIA DE REFLEXÃO MARIANA - Dan-Korn

O Ir. Dan Korn pregou sobre o tema “Maria no Mistério de Cristo e da Igreja” no sábado, 7 de Março, em Locus Benedictus (do latim, Lugar Abençoado), uma casa de retiros gerida por leigos católicos de Greenwood, no estado do Missouri, nos Estados Unidos.
O dia de reflexão abordou a longa tradição de veneração e devoção à Bem-Aventurada Virgem Maria na tradição de nossa experiência católica. A manhã foi voltada para refletir sobre o lugar de Maria na história da Igreja, desde as pinturas nas catacumbas do segundo século cristão até a veneração a Maria na Igreja de hoje.
Ir. Dan incluiu os escritos de São João Paulo II, porque chamou Maria de “a primeira cristã”; de Bento XVI, porque apresentou Maria como “um Texto a ser lido”; e do Papa Francisco, porque apresentou Maria como “Mãe do Evangelho Vivo e Estrela da Evangelização”. Os participantes passaram a tarde interpretando e rezando o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A Comunidade Redentorista de Greenwood, a saber: Pe. Patrick Keyes, Pe. Scott Katzenberger, Pe. Thanh Nguyen e Pe. Ted Dorcey, sugeriu este retiro como parte do trabalho missionário junto aos fiéis católicos na região Delta do Mississipi. Estes confrades estão inflamados no espírito da Congregação mediante esta nova iniciativa da Província de Denver: o de levar o Evangelho aos pobres e abandonados por caminhos novos e criativos.
Enviado por Ir. Dan Korns; foto do Ir. Paul Yasenak
Ano Jubilar
O Ícone de Nossa Mãe do Perpétuo Socorro é, sem dúvida, o Ícone universalmente mais amado na Igreja. Tem um apelo a todas culturas, línguas e mesmo a outras diferentes tradições religiosas. Em 26 de abril de 2016 completa o aniversário de 150 anos da restauração pública do Ícone original de Nossa Mãe do Perpétuo Socorro na Igreja de Santo Afonso em Roma, entregue aos Redentoristas pelo Papa Pio IX, como estas palavras: “Faça-a conhecida no mundo inteiro”.
Este Jubileu de 150 anos é um tempo para nos reacender nosso amor para devoção e para Nossa Mãe do Perpétuo Socorro, pois ela nos acompanha na missão evangelizadora. Deve também ser um revigoramento do mandato dado aos Redentoristas para ‘Fazê-la conhecida’.


Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)