Przejdź do głównej zawartości

Ato Mariano no vaticano ao terminar o Mês de Maio

Ato Mariano no vaticano ao terminar o Mês de Maio
Palavras de João Paulo II
Amadíssimos irmãos e irmãs:
1. É sempre sugestivo este momento de fé e devota homenagem a Maria, que encerra o mês maio, mês mariano. Rezastes o santo Rosário caminhando à gruta d e Lourdes, que se encontra no centro dos jardins vaticanos. Aqui, diante da imagem da Virgem Imaculada, depositastes em suas mãos vossas intenções de oração, meditando no mistério hoje celebrado:  a Visitação de Maria a Santa Isabel.
Neste acontecimento, narrado pelo evangelista são Lucas, se reflete uma "visitação" mais profunda: a de Deus a seu povo, saudada com júbilo pelo pequeno João, o maior entre os nascidos de mulher (cf. Mt 11, 11), ainda no ventre materno. Assim, o mês mariano termina sob signo do  gaudium, segundo mistério "gozoso", quer dizer, da alegria, do júbilo.
"Magnificat anima mea Dominum et exultavit spiritus meus in Deo salutari meo" (Lc 1, 46-47).
Assim canta a Virgem de Nazaré, que contempla o triunfo da misericórdia divina. Nela brota o júbilo íntimo pelos desígnios de Deus, que sente predileção pelos humildes e os pequenos, e os enche com seus bens. Este é o júbilo no Espírito Santo, que fará exultar o coração do Redentor, comovido porque ao Pai lhe compraz revelar aos pequenos os mistérios do reino dos céus.
2. "Magnificat anima mea Dominum!". Assim cantamos também nós nesta tarde, com a alma transbordante de gratidão a Deus.  Damos graças porque durante este mês de maio do grande jubileu nos permitiu experimentar com especial intensidade a presença da Mãe do Redentor, presença assídua e orante, como na primeira comunidade de Jerusalém. Oxalá toda alma cristã entoe esse canto de louvor pelo grande mistério do amor de Deus, que, em Cristo, "visitou e redimiu o seu povo" (Lc 1, 68).
Este é meu desejo no final do mês mariano e nesta véspera da Ascensão de Jesus, que nos convida a dirigir nosso olhar ao céu, onde ele nos espera, sentado à direita do Pai.
Ao voltar a vossos lares, levai a alegria deste encontro e mantende fixo o olhar de vosso coração em Jesus, com a esperança de estar um dia com ele, unidos na mesma glória. Que Maria vos acompanhe com solicitude materna em vosso caminho.

Com estes sentimentos, vos dou de coração a bênção apostólica a todos vós e a vossos seres queridos.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)