Przejdź do głównej zawartości

Poeta da Mãe querida

Poeta da Mãe querida
Publicado em: 06/05/2015
*Carmen Novoa Silva
Como não falar sobre a figura principal de meus próximos artigos: Dom Hélder Câmara. Tento passar ao leitor sua faceta mais doce quando se veste de “Poeta da Mãe Querida” apropriado no mês de todas as mães. Sabemos que a Igreja já começou o processo de beatificação e de canonização desse homem que foi bispo de Olinda e Recife naqueles tempos de Brasil flagelado pela miséria do povo excluído de dignidade própria de seus direitos inalienáveis de homens. Com suas ações audaciosas posicionava-se a favor dos menos favorecidos e isso valeu-lhe o epíteto de Bispo Vermelho (comunista) pela ditadura militar implantada no pais em 1964.
Sua canonização dar-se-á por atos corajosos e heroicos. Como a de enfrentar o regime ditatorial, a censura, o calar de sua voz, as perseguições advindas dos adversários-inimigos. E numa delas veio em seu socorro sua MÃE QUERIDA!

Os espiões do regime, fizeram-lhe uma armadilha. Ei-la: Já prestes a deitar-se à noite, batem pressurosos à sua porta apelando para sua condição de sacerdote. Pediam que se dirigisse a tal rua e a tal casa onde se achava um doente à morte.  Este implorava pela extrema-unção (hoje, unção dos enfermos) um dos sete sacramentos da Igreja Católica. Chovia. Pegou o guarda-chuva quando repentinamente chegou outro padre bem mais novo em sua casa e que vinha hospedar-se ali. Este disse logo: “Não, Dom Hélder. Vá dormir eu vou executar a função sacerdotal. Quando chegou para ministrar o sacramento foi surpreendido por uma turba de fotógrafos e repórteres a tirar fotos do padre novato entrando num prostíbulo onde ficticiamente havia um moribundo. Eis a presença da “Mãe Querida” do poeta Hélder. Poupou-o da acusação jornalística engendrada pelos donos do poder à época. Queriam difamá-lo com a calúnia de que Dom Hélder dava mau exemplo frequentando centros de prostituição às altas horas noturnas. Uma cilada!
Por isso dizia: “Ah! mãe com tuas mãos puríssimas teceste para teu Filho a túnica inconsútil (aquela sem costura ou emenda). Tão valiosa e íntegra que os próprios soldados a sortearam sem coragem de rasgar. “Tece-me um manto?” …É que estou precisando de um manto que me venha do terror dos demônios e da Causa de nossas alegrias (Jesus). Revestindo com a integridade da túnica seria intocável pelas armadilhas e calúnias demoníacas. “Oh! Mãe querida em meu caminho!… Espalha teus anjos por todas as estradas. As estreitas, as íngremes precisam de anjos com previsões de esperanças e fé. Já as estradas largas – essas, são perigosas! – são descaminhos em vez de caminhos – precisam de anjos, sim! Mas desses que açoitem (como Cristo aos vendilhões). Pois urge acordar os autossuficientes! Esses estão surdos e cegos. De tanto se aturdirem com valores mundanos. E se um pedido pessoal me sobra eu te peço a arte ditosa dos encontros. Nesta confusão-babel de hoje: vozes, faces, máscaras sobretudo cheio de SOPROS DO DIABO – dá Senhora minha mãe que eu só encontre os marcados por Deus para cruzarem comigo. Esses sabem do diálogo é não dos epílogos. Tu sabes como encontrar novos parágrafos que conduzem à paz. Mãe Querida! Só tu sabes reduzir ao tamanho exato certos dramas que aos homens parecem imensos. E no entanto cabem nas palmas de tuas mãos.” Neste livrinho quero como fecho dizer-te: “Serás sempre, mãezinha para mim”. A única sombra do meu chão/banhado de sol inclemente. A única flor de meu chão sem, raízes/e a única fonte de meu chão esturricado. Mas antes dá-me numa bandeja, a cabeça do dragão…
Carmen Novoa Silva é membro da Academia Amazonense de Letras e
da Academia Marial de Aparecida

e-mail: novoasilva@yahoo.com.br

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)