Przejdź do głównej zawartości

150 anos - Encontro de Curituba


América Latina e Caribe – Redentoristas abrem encontro da Devoção ao Perpétuo Socorro

18/08/2015

Padres e religiosos de diversas localidades do Brasil, América Latina e Caribe, abriram nesta manhã o Primeiro Encontro Latino Americano e Caribenho da Mãe do Perpétuo Socorro, que acontece em Curitiba, Paraná, de 18 a 21 de agosto.

O encontro, coordenado nesta edição pelos Missionários Redentoristas do Santuário Nossa Senhor do Perpétuo Socorro, que fica no Alto da Glória, em Curitiba, é parte da programação do grande jubileu da devoção ao Perpétuo Socorro, que está sendo comemorado no triênio 2015 – 2017.

Com o objetivo de preparar atividades em todos os países da América Latina e Caribe para bem celebrar o jubileu (150 anos), fortalecer a devoção e expandi-la nesta região, o encontro iniciou-se com orações, a acolhida e contextualização histórica, por Padre Joaquim Parron, formador redentorista da Província Campo Grande e Padre Rogério Gomes, provincial de São Paulo.

 “Queremos fazer memória, colher, partilhar, aprofundar a espiritualidade, animando nossas províncias, vice-províncias, subconferências, paróquias e unidades para a difusão e vivência intensa desta devoção. Queremos que aqui aconteça um reenvio”, afirmou Padre Gomes.

Ícone: uma fotografia da alma

Um documentário sobre a devoção apresentado aos mais de 40 participantes, ressaltou que o mundo moderno e tecnológico atual não perde a busca e o amor pela simples e acolhedora devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 “O Ícone é uma fotografia da alma do retratado, não de sua aparência física, mas espiritual. É aquilo que a figura representada significa. O Ícone da Mãe do Perpétuo Socorro é em si uma pregação sobre a misericórdia de Deus”, afirmou no documentário o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci Nicioli, missionário redentorista.

Padre Rogério Gomes, afirmou que o olhar de Maria neste Ícone segue os orantes diante dele, como o olhar de uma mãe segue o filho que está a brincar próximo a ela.

Agenda das comemorações do Jubileu

Padre Juvêntius Andrade, conselheiro geral da Congregação do Santíssimo Redentor, apresentou a agenda comemorativa do jubileu e todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para auxiliar e intensificar a divulgação da devoção, a propósito desta data tão especial.

Entre os pontos altos da comemoração, está o dia 27 de junho de 2016, data que será proclamada oficialmente pelo Vaticano a comemoração e na qual será concedida indulgência plenária.

Dois congressos internacionais da devoção ainda acontecem em Manila, Filipinas, em 2016, e em Madri, Espanha, em 2017, tendo o primeiro ocorrido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em maio de 2014.

Entre os participantes estão o superior geral da Congregação, padre Michel Brehl, padre Henrique Lopez, vigário geral da Congregação e padre Manuel Rodriguez, coordenador da Conferência da América Latina e Caribe.



Os missionários redentoristas continuam seus trabalhos durante esta semana, e devem participar da Novena das 18 horas, nesta quarta-feira, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba.

Ana Paula R. Ferreira

Comunicação

Santuário N. Sra. do Perpétuo Socorro

Curitiba – PR

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)