Przejdź do głównej zawartości

Terço do Perpétuo Socorro

Rosário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Irmã Maria Victoria Flores MPS


(A autora, Irmã Maria Victoria V. Flores MPS, nascida nas Filipinas, integra o grupo do Conselho Geral dos Missionários de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ela também atua em sua Comissão Congregacional para o jubileu dos 150 anos do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Inspirada pela mensagem de amor e de comunhão que o Ícone transmite, ela escreveu este rosário do Perpétuo Socorro como um dom de amor à Mãe do Redentor e aos seus filhos redimidos. A oração deste rosário convida todos os filhos a ser fiel a Maria, nossa amada Mãe, para aprofundar e fortalecer a relação com Cristo, o Perpétuo Socorro e Maria, sua e nossa Mãe enquanto contemplam o amado ícone).

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é, de fato, uma janela para o Divino. Meditar sobre este ícone é abrir nossos corações à experiência de Deus. Todos são bem-vindos a essa experiência, tão simples e tão profunda. Ninguém precise se sentir excluído, alienado ou rejeitado. Nem aqueles que se sentem indignos de estarem diante de Deus por causa de seus pecados. Nem mesmo aqueles de outras tradições ou crenças religiosas. Uma Mãe acolhedora e uma amável Criança estendem sua amável compaixão em qualquer situação na qual podemos nos encontrar.
Através deste Rosário do Perpétuo Socorro, dividido em 05 mistérios, defrontamo-nos com diferentes seções do ícone. Fazendo isso, nós nos aproximamos da riqueza de Deus falando conosco, para nossas vidas, através desta ‘Palavra Pintada’. Mais do que abraçar este ícone, deixemos que o ícone nos abrace. Através de Maria e Jesus, deixemo-nos ser fortalecidos pela envolvente experiência de comunhão com o Deus do Amor.
O Rosário e uma maneira simples e profunda de levar uma pessoa a comunhão com Deus. Os mistérios oferecem a Palavra de Deus para que seja contemplada. O Rosário pode ser uma oração rezada individualmente ou por toda a comunidade e mesmo quando se reza individualmente em silencio, cada pessoa que reza se sente unida, integrada e interconectada com todos os filhos de Deus e com toda a criação.
Primeiro Mistério:  Nosso coração humano anseia por Deus (Sl. 42; Mt. 19, 16-30)
Na vida da maioria das pessoas, há sempre algum tipo de espaço vazio que precisa ser preenchido, alguma dor que precisa ser curada, um sentimento de desespero que clama por esperança, uma realidade que procura por justiça, encorajamento, paz, reconciliação, amor... cada pessoa encontra-se diante de uma Mãe que, carinhosamente, atrai a ela o (a) filho (a) amado (a).
Ao meditarmos neste primeiro mistério, nós nos reconhecemos como uma parte ativa de todo o ícone e permitimos que a vida em si realmente toque nosso coração, nossa mente e nossa alma. Iniciamos uma jornada espiritual na qual entramos na profundidade de nós mesmos.
Olhamos profundamente dentro de nós mesmos e fazemos essas perguntas: Como estou? Como eu me sinto? Como está minha vida? Para onde estou indo e para onde está direcionada a minha vida? O que eu tenho/possuo e o que eu faço com isso? O que eu realmente preciso em minha vida? Como está meu relacionamento pessoal com Deus? Como permito que Deus preencha realmente esse vazio em mim?
01 “Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                         
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Segundo Mistério:  Deus envia seus anjos (Lc 22, 40-43).
Deus sempre nos quer em união com ele para que possamos, verdadeiramente, encontrar felicidade e significado em nossa vida. Deus respeita o livre arbítrio que ele nos dá. Mas ele também nos ajuda a saber o que é melhor para cada um de nós, enviando-nos seus anjos. No ícone, encontramos os Arcanjos Gabriel e Miguel anunciando a Jesus mensagem de seu Pai. Ao mesmo tempo, os Arcanjos asseguram a ele a constante presença, proteção e orientação de Deus.
Neste segundo mistério, agradecemos a Deus por nos dar os anjos como mais uma expressão de seu grande amor por nós. Agradecemos também ao Senhor pela presença dos anjos em nossa vida através de diferentes pessoas que são enviadas ou vêm até nos. Elas nos ajudam a reconhecer a vontade de Deus, a experimentar a proteção de Deus e orientam-nos em nossa jornada. Agradecemos a Deus por ambos os anjos em nossa vida, visíveis e invisíveis.
Rezemos para que nós também possamos servir como anjos para outras pessoas, bem como tornar Deus presente através de nossas palavras e ações. Isso é melhor experimentado quando desejam e buscam fazer sua santa vontade. (Lc 2, 14; Mt 4, 11; Lc 22, 43; Jo 20, 12; Mt 18, 10; Mt 24, 31; Mt 13, 49; Mc 13, 32; Lc 20, 34; At 12, 7-11)
01 “Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                         
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Terceiro Mistério:  Maria, Mãe do Redentor e dos Redimidos (Lc1, 26-38; Jo 2, 1-6; Jo 19, 25-27)
Neste mistério, permitamo-nos receber o olhar atento de amor, conforto e cativante de Maria. Em uma jovem idade, Maria disse um profundo e pessoal “Sim” a Deus, na Anunciação. Ela viveu este “Sim” durante toda sua vida. Por causa desta resposta plena e de coração aberto ao plano de Deus, ela tornou-se a Mãe do Redentor.
Maria estava sempre consciente da presença de Deus. Ela ponderava sobre a ação salvífica de Deus e guardava tudo em seu coração. Maria, como Mãe, carinhosamente acolheu e abraçou-nos como seus filhos quando Jesus disse ao seu discípulo amado: “Eis aí a tua mãe”, e para ela: “Eis aí o teu filho”. Aí estamos nós, seus filhos. Ela é nossa Mãe… Ela é a Mãe dos Redimidos.
Ao contemplarmos Maria neste ícone, peçamos a graça de estar sempre abertos para ouvirmos atentamente a Palavra de seu Filho. Maria, nossa Mãe, ensinai-nos a abrir continuamente o nosso coração ao chamado do Pai, à ação do Espírito Santo e à Palavra de Jesus. Ajudai-nos a aprender sempre de vós, nossa Mãe, para que também possamos sempre responder a Deus: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.
01 “Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                         
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Quarto Mistério:  Jesus Cristo, o Redentor, nosso Perpétuo Socorro (Lc 4, 18-19)
Chegamos ao verdadeiro centro deste ícone em que meditamos: Jesus! É nele que os anjos estão focados. É nele que o abraço protetor de Maria está centrado, até mesmo quando ela olha para nós, é com a intenção de tornar-nos conscientes de seu Filho, nosso Senhor e Redentor. Ele é o único que pode dar sentido à nossa vida, o verdadeiro Perpétuo Socorro. Por isso nos dirigimos a ela neste ícone: Mãe do Perpétuo Socorro.
Cristo nos redimiu e será sempre nosso Redentor. Ele é o Emmanuel, nosso Deus-Conosco. Seu amor incondicional para com os fracos, os sofredores e os pobres trouxe-lhe oposição; por isso ele sofreu a Paixão e Morte. Assim era a profundidade de seu amor. Mas a morte não teve a última palavra. Ele ressuscitou em glória para nos dar vida nova. Este é Jesus, o Redentor, que é humilde e, no entanto, sempre pronto em nos dar a abundante redenção.
Contemplando este mistério, sejamos completamente atraídos pelo imenso amor do Redentor e experimentemos o Perpétuo Socorro de Maria.
01 “Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                         
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Quinto Mistério: Que sejamos um!  Vivendo em comunhão com Deus e com os outros (Jo 19, 27; At 1, 14; Jo17, 21; Lumen Gentium #63).  
Comunhão! Não é tão bonito quando há plena partilha e unidade? Não é maravilhoso onde, apesar da diversidade, nós nos esforçamos em viver em união? Nesta parte do ícone, vemos as mãos de Jesus segurando a mão de Maria. Isto expressa a comunhão entre a Mãe e o Filho. Vemos o total compromisso de Maria com Jesus e sua missão. Aqui recordamos que Maria também nos mantém em suas mãos como seus filhos enquanto Jesus, amorosamente, aceita a missão de nos redimir, dada por seu Pai.
Maria, neste ícone, nos diz: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Precisamos ouvir, também, as palavras de Jesus ecoando em nossos corações: “Eu estou convosco até o fim dos tempos”. Nesta contemplação do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, oferecemos a experiência de comunhão com o Redentor, com a Mãe do Redentor e com todos os Redimidos em qualquer situação que cada um de nós possa estar.
Nesta dezena, deixemos que Jesus e sua Mãe façam de nós instrumentos de comunhão para vivermos, autêntica e generosamente, a vocação de cristãos para a qual fomos chamados. Rezemos para que possamos realmente viver e espalhar em nosso meio a paz, a reconciliação, a justiça, a alegria e o amor que Jesus e Maria irradiam para nós através deste Ícone de Comunhão.
01 “Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                         
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
Concluindo a Reflexão
Estes 05 pontos de contemplação neste Rosário do Perpétuo Socorro, oferecem um sentido de uma espiral que nos convida a ir mais fundo dentro de nós mesmos. Eles nos convidam a fazer uma jornada ao nosso coração onde podemos encontrar o Senhor e a dócil proteção de Maria. Aprofundando e abrindo nossos corações ao Ícone, oferecemos uma experiência de comunhão com Deus.
Ao concluirmos este Rosário com o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro lembremos de que, na história deste Ícone, ele estava sob os cuidados de um comerciante que estava em uma jornada. Nós mesmos somos todos viajantes, peregrinos, cada um de uma forma diferente, de acordo com o tipo de vida que Deus os chamou a viver. Às vezes, fazemos progressos constantes, às vezes tropeçamos em nossas lutas. Para isso, precisamos que o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro seja nossa companhia em nossa jornada de vida, porque a jornada dentro de cada coração e rumo a plena comunhão continua e continua.
Salve Rainha…
Súplicas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
(Adaptadas de www.baclaranovena.org)
  1. Dirigente: Santa Maria
TODOS: ROGAI POR NÓS
  1. Santa Virgem concebida sem pecado…
ROGAI POR NÓS
  1. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
ROGAI POR NÓS

  1. Para que sejamos plenos do Espírito Santo e tornemo-nos testemunhas corajosas do amor de Cristo para com todos.
MÃE AMOROSA, SOCORREI-NOS!
  1. Para que nos assemelhemos mais e mais a nosso Divino Senhor, como vós o fizestes.
MÃE AMOROSA, SOCORREI-NOS!
  1. Para que sejamos mansos e humildes de coração como seu Filho, Jesus…
  2. Para que tenhamos medo de perder a amizade de Deus para sempre por causa do pecado sem arrependimento.
  3. Para que possamos buscar, constantemente, a misericórdia e o perdão de Cristo, no sacramento da Penitência.
  4. Para que sejamos conscientes de que Deus fala conosco nos acontecimentos da vida cotidiana.
  5. Para que possamos rezar diariamente com amor e confiança, especialmente nos momentos de tentação.
  6. Para que possamos compreender o valor da adoração a Deus juntos na Eucaristia.
  7. Para que possamos crescer no amor a Cristo e ao próximo pela Comunhão frequente.
  8. Para que possamos reverenciar nossos corpos como templos do Espírito Santo.
  9. Para que nos esforcemos em ser verdadeiros Cristãos pela preocupação amorosa para com os outros.
  10. Para que possamos aceitar nossa responsabilidade na comunidade em espírito de verdadeiro serviço.
  11. Para que possamos proclamar a dignidade do trabalho, fazendo nosso próprio trabalho conscienciosamente.
  12. Para que possamos partilhar nossos talentos com os outros para o bem da comunidade.
  13. Para que possamos perdoar de coração aqueles que nos ofenderam.
  14. Para que possamos enxergar o mal em buscar nossos próprios interesses em detrimentos dos outros.
  15. Para que os casais e as famílias em dificuldades possam encontrar o perdão e a reconciliação.
  16. Por aqueles que lutam contra os vícios do álcool, das drogas, pornografia, jogos de azar, para que possam reconhecer sua fraqueza e estejam abertos para a graça de se libertarem.
  17. Para que possamos trabalhar por uma justa distribuição dos bens deste mundo.
  18. Para que a voz dos pobres e marginalizados não seja ignorada.
  19. Para que os indivíduos e os grupos resistam à tentação de se voltarem para a violência e o ódio.
  20. Para que sejamos conscientes de nossa dependência de Deus em meio aos empreendimentos humanos.
  21. Para que o Espírito Santo guie e fortaleça o Papa Francisco, os Bispos, o clero e todos que exercem liderança.

  1. Para que nossos líderes políticos e civis possam trabalhar por uma sociedade que seja justa e que afaste a discriminação.
  2. Para que sejamos abençoados com um aumento das vocações sacerdotais e religiosas.
  3. Para que possamos conduzir ao conhecimento de Cristo aqueles que não o conhecem. Para que os idosos, doentes e os que estão sofrendo possam receber o conforto e a cura
  4. Para que os migrantes e refugiados que deixaram sua terra natal devido à opressão, pobreza, perseguição, violência e guerra possam ser acolhidos como verdadeiros irmãos e irmãs, com alegria e generosidade, nos países onde vivem.
  5. Para que estejamos prontos no momento da morte a fim de entrarmos na casa de nosso Pai celestial.
  6. Para que possamos morrer em paz com Cristo e com nossos irmãos e irmãs.
  7. Para que, no momento da morte de nossos entes queridos, sejamos confortados pela esperança em nosso Senhor ressuscitado.
  8. Para que nossos irmãos e irmãs falecidos compartilhem prontamente da ressurreição de seu Filho.
Dirigente: Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
TODOS: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
OREMOS: 
Ó Deus que quisestes que a Mãe de seu Filho Unigênito oferecesse a nós seu Perpétuo Socorro, concedei-nos a graça de pedir a ela com confiança em todas as nossas necessidades do corpo e da alma, para que, assistidos pela sua proteção e socorro, possamos ser levados à visão eterna de vossa glória no céu. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Que Deus Todo-poderoso Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre nós e permaneça para sempre

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)