Przejdź do głównej zawartości

João Paulo II e os Redentoristas

João Paulo II e os Redentoristas

Alguns dados sobre João Paulo II e sua convivência com os missionários redentoristas: 
 – Nossa Senhora, com o título de Perpétuo Socorro, está muito ligada aos Missionários Redentoristas. Grande devoto de Nossa Senhora, o novo Beato, desde sua juventude, esteve muito ligado a ela. Ele nos contou em detalhe quando visitou a igreja redentorista de Santo Afonso, em Roma, no dia 30 de junho de 1991, para celebrar os 125 anos da veneração do Quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o original, o mais antigo, que fica na Via Merulana, 31, na Igreja Santo Afonso, em Roma. Relevou-nos ainda João Paulo II: “Lembro-me que, durante a última guerra, quando os nazistas ocupavam a Polônia, eu trabalhava numa fábrica em Cracóvia.
À tardinha, ao voltar para casa, eu costumava entrar na igreja dos Redentoristas, onde estava o quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Quantas vezes me ajoelhei diante dele, não apenas porque estava no meu caminho, mas também porque eu o achava muito lindo! Tornei a visitar aquela  igreja quando era Bispo e Cardeal de Cracóvia. Lá preguei muitas vezes e administrei os sacramentos, especialmente a Confirmação. Por isso, vir aqui hoje é como voltar ao passado, ao meu tempo de jovem!” (Naquele histórico dia 30 de junho/91, o Redator de ‘Vivências’ trabalhava no setor de comunicações em Roma e participou da acolhida de João Paulo II. Acompanhara o Papa como fotógrafo e jornalista em sua primeira viagem ao Brasil em 1980.


- Nosso Beato com os Redentoristas nas Filipinas –  Quando era Cardeal de Cracóvia, na Polônia, nosso João Paulo II participou do Congresso Eucarístico de Melbourne, na Austrália. Seu avião fez uma escala em Manila, nas Filipinas, e o Cardeal estava ansioso por celebrar a Missa, mas não havia capela no aeroporto. Além disso, Polônia e Filipinas não mantinham relações diplomáticas. Mas as autoridades permitiram que, mesmo ilegalmente, ele saísse e o Cardeal Santos, de Manila, sugeriu que ele fosse à igreja de Baclaran que ficava bem perto. Era uma quarta-feira, dia da Novena Perpétua em honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Novena dos Redentoristas. Em outra ocasião, como Papa, ele chegou a Manila para uma visita apostólica e celebrou Missa outra vez na igreja Redentorista de Baclaran, durante a qual pronunciou estas memoráveis palavras: “Estou aqui pela segunda vez em minha vida. A primeira foi numa escala em minha viagem ao Congresso Eucarístico na Austrália, quando celebrei a Missa naquela noite, e pude testemunhar a devoção, verdadeiramente filial, alegre e confiante, ó Mãe do Perpétuo Socorro, que os fiéis têm para convosco, nesta grande cidade, a capital das Filipinas.



-  Uma outra vez com os Redentoristas em Roma – Foi no dia 13 de novembro de 1988. A igreja sede dos Redentoristas em Roma pertence à Paróquia São Vito. Era um dia de domingo. Visitando a paróquia, o papa foi recebido pelas crianças da catequese na Sala Magna da Academia Alfonsiana de Teologia Moral, dos Redentoristas. P. Maurício Brandolize, missionário redentorista natural de Tietê (SP) e hoje trabalhando em Goiás, estava em Roma e recorda: “O carro do Papa entrou no páteo de nosso convento e nós ficamos ao redor de um cercado e pudemos cumprimentá-lo pessoalmente”.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)