Przejdź do głównej zawartości

A origem da devoção a Nossa Senhora do Bom Sucesso

Nossa Senhora do Bom Sucesso
Origem da invocação
1).  A origem da invocação não é tão clara. A primeira notícia da Invocação da Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo, sob o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso vem de Lisboa em Portugal do século XVI ou XVII. Na obra “Santuário Mariano” de Frei Agostinho de Santa Maria, no destaque de uma primeira autora consultada, fala-se de uma condessa chamada D. Eyria de Brito. Ela recebeu uma imagem da Virgem de um peregrino, misteriosamente (provavelmente antes da data apresentada depois pela mesma autora de 1629) em sua porta, sem nada cobrar e desaparecendo em seguida. Começou a intitulá-la “da Conceição”. Era uma imagem de roca, de 2 palmos e meio, meio corpo de madeira de bordo, com braços de engonço e assim só tinha a cabeça e as mãos encarnadas. D. Eyria, já viúva, funda um convento com suas posses e lá se instalam religiosas dominicanas, que lhe puseram o Menino Jesus nos braços e lhe deram o título de “Bom Sucesso” por revelação que teve uma religiosa. É documentado que o “Colégio do Bom Sucesso” em Lisboa, foi fundado pelo padre irlandês Daniel O’ Daly em 1639, depois de nove anos de luta para abrigar religiosas dominicanas vindas da Irlanda e que sofriam perseguições. Este colégio ainda existe e a iniciativa contou com a vontade da condessa D. Iria de Brito (sic), senhora viúva e sem descendentes em doar a sua quinta de Belém para a ordem religiosa.
2). Outra versão sobre a origem da devoção que, curiosamente, cita a mesma fonte do “Santuário Mariano”,
parece não levar em conta a versão anterior. Este autor destaca: ”com a ocasião de se fazerem na sacristia da Igreja do Hospital Real de Todos os Santos, obras, se descobriu dentro de uma parede em um vão no ano de 1656, uma imagem de Nossa Senhora cuja aparição ou manifestação se moveu a cidade de Lisboa, toda a venerá-la como imagem milagrosamente aparecida... também constou ou por escrito ou por escrituras da mesma Casa do Hospital Real, ter misteriosamente esta santa Imagem o título de Bom Sucesso. ” Quanto ao tempo que esteve oculta, continua nosso segundo autor; é tradição que foi escondida com outras dos ingleses, mas não se explica porque ficou escondida após passar o perigo dos hereges luteranos, calvinistas e outros.
Inicialmente, a Virgem do Bom Sucesso era invocada para proporcionar aos seus devotos uma boa morte, pois o maior sucesso desejado por todos era uma “hora feliz”, seguida de salvação eterna. No século XVI, foi iniciada em Portugal uma irmandade, cuja protetora era Nossa Senhora do Bom Sucesso dos Agonizantes.
Por volta de 1937, veio para o Rio de Janeiro o Padre Miguel Costa devoto de Nossa Senhora do Bom Sucesso que trouxe consigo a imagem da santa, em cuja honra construiu uma igreja. Durante as festas inaugurais, no dia 11 de setembro, estando o Santíssimo Sacramento exposto, três responsáveis sacerdotes afirmaram ter visto, na Hóstia Sagrada, a imagem de Maria Santíssima.
Entre seus devotos, estava o Padre João de Faria Fialho que tomou parte em uma das primeiras bandeiras de desbravamento nos sertões dos cataguás e descobriu ricas jazidas de ouro perto da atual Ouro Preto. Confiante na proteção da virgem do Bom Sucesso, o padre bandeirante levou uma imagem dela em sua ousada expedição e, após o êxito alcançado ergue-lhe uma pequena capela em agradecimento.
Devido a esse fato, a Senhora do Bom Sucesso passou a ser invocada também como protetora dos bens terrenos, não perdendo, entretanto, seu antigo caráter protetor. Seu culto cresceu, espalhando-se pela Vale do Paraíba e em Minas Gerais.
3). Aparição - Nossa Senhora do Bom Sucesso apareceu a uma religiosa, a serva de Deus Mariana de Jesus Torres, pela primeira vez no dia 02 de fevereiro de 1594, em Quito, no Equador. A Virgem Maria apareceu a irmã Mariana para profetizar muitos fatos que a Igreja viveu na segunda metade do século XX. Não somos obrigados a crer nas revelações privadas, mas, por prudência, devemos crer em vista dos sinais eloquentes que nos são dados. Nossa Senhora previu que um Papa prisioneiro, o Bem-aventurado Pio IX, proclamaria o dogma da Assunção. Ela previu que o Equador teria um presidente segundo o seu coração e que este morreria mártir e a história atesta isso. A Irmã Mariana consagrou o Equador ao Sagrado Coração de Jesus e hoje ela tem o seu coração incorrupto, exposto na cidade de Quito. A Virgem Maria previu também o surgimento do grande Santo Cura d’Ars, ou São João Maria Vianney. Todas as previsões da Virgem Santíssima sobre os males que recairiam sobre a Igreja e a sociedade, reveladas a Madre Mariana, estão relacionadas ao século XX e também ao nosso tempo.
A Irmã Mariana soube, através das palavras de Nossa Senhora, dos sofrimentos e necessidades que passaríamos. Ela teve o coração transpassado pelas grandes desgraças que aconteceriam à Igreja na segunda metade do século XX: a heresia, a impiedade e a impureza, e que estão presente ainda hoje, no início do século XXI. A heresia é a corrupção do dogma, ou seja, dos ensinamentos da Igreja, que está presente até os nossos dias. A impiedade está presente ainda hoje, principalmente no culto a Deus, que está dessacralizado em muitos lugares. A impureza, ou imoralidade, é uma realidade ainda muito presente em nossa sociedade. Por causa dessas três realidades que assolam ainda hoje a Igreja e a sociedade, Madre Mariana, que tem seu corpo milagrosamente incorrupto até nossos dias, se propôs livremente a sofrer por nós.
Quase tudo que Nossa Senhora do Bom Sucesso previu já aconteceu, mas ela prometeu a sua proteção a quem propagar a sua devoção. A Mãe do Senhor previu também que a devoção a ela com o título de Nossa Senhora do Bom Sucesso só seria conhecida do grande público no século XX. A Virgem Maria, no final do século XVI, previu que haveria no século XX um espírito de impureza, que saturaria a atmosfera desse tempo. Como não enxergar aqui a televisão, o celular, a internet, os out-doors e todo tipo de realidades que nos levam à impureza. Nossa Senhora diz que “quase não haverá mais nenhuma alma virgem no mundo”. Aqui não falamos somente da virgindade física, mas também da virgindade da alma, pois um jovem pode ser virgem fisicamente, mas a sua alma talvez já não seja. Apesar dessa realidade, a Virgem Maria promete que sempre haverá pessoas boas, que se dedicam a ela, principalmente nas clausuras e na vida religiosa.
Nossa Senhora também previu a perversão da alma das crianças, principalmente nas escolas, onde elas perdem a inocência infantil e, por isso, não haverá mais vocações sacerdotais. A Santíssima Virgem também diz que o clero secular estará muito longe de seu ideal, porque os sacerdotes descuidarão de seus deveres sagrados, perdendo a bússola, a orientação, divina. Estes se afastarão do caminho de Deus para o ministério sacerdotal. Os Padres buscarão o bem-estar e a riqueza. Apesar de tudo isso, se nós rezarmos, Nossa Senhora promete que esta noite escura passará e Deus enviará um prelado, um pastor, que renovará o espírito de seus sacerdotes.
Assim, como em tantas outras aparições, Nossa Senhora do Bom Sucesso nos pede a oração, a reparação e a penitência para reparar todos estes males. É interessante e impressionante a continuidade entre a aparição de Nossa Senhora do Bom Sucesso e as aparições de Nossa Senhora de Fátima. Nas duas aparições, a Virgem Maria pede que haja estas almas escondidas, um pequeno rebanho, que permanecerá fiel, que suportará grandes perseguições e martírios. Nossa Senhora do Bom Sucesso promete que lhes dará valor, coragem e a graça. A palavra “sucesso” aqui quer dizer um bom êxito numa batalha. Nossa Senhora não prometeu uma vitória mágica, mas disse que haverá um pequeno rebanho que lutará e então acontecerá o seu triunfo, o seu sucesso. A Virgem Maria prometeu que quando parecer que não há mais saída, quando humanamente estiverem todos desesperados, aí virá o seu triunfo. Como disse Nossa Senhora de Fátima, “no final o meu Imaculado Coração Triunfará”. Nossa Senhora do Bom Sucesso prometeu a vitória a quem recorrer a ela, por isso nos confiemos inteiramente a ela. Nossa Senhora do Bom Sucesso, rogai por nós!
Caminhos primeiros da devoção
O título sobre o qual a invocaram, neste primeiro momento, se ligará fortemente à morte feliz, seguindo o segundo autor. Ou seja, “Bom Sucesso dos Agonizantes”. Percebemos a participação chave do Padre Inácio Mascarenhas, religioso da Companhia de Jesus. Por este padre, a imagem começa a ser venerada no Colégio de Santo Antão e na Casa Professa de São Roque da Companhia de Jesus, em Lisboa. Sua disposição foi criar uma Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte “à imitação e com os santos exercícios de outra que em Roma havia na Casa Professa da mesma Companhia”.
A invocação no Brasil
O primeiro lugar que temos notícia desta invocação em terras brasileiras é no Rio de Janeiro onde, no Largo da Misericórdia, no centro da cidade antiga, o Hospital da Santa Casa recebeu uma imagem vinda de Portugal. Segundo MEGALE, em 1637 (o que fica difícil de ligar às datas anteriores), veio para o Rio de Janeiro o padre Miguel Costa, do hábito de São Pedro, e trouxe a imagem venerada na Santa Casa de Misericórdia.
Também a cidade do Rio de Janeiro tem atualmente o bairro Bonsucesso. Nele, duas paróquias que suas matrizes recebem a invocação de Nossa Senhora do Bonsucesso: uma é de 1920 e outra, Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, é de 1966.
Em São Paulo, tem-se notícia já do final do século XVII. Segundo LIMA JÚNIOR, a devoção veio de Lisboa para o Colégio São Paulo dos Jesuítas (núcleo da futura cidade de São Paulo), de onde se propagou pelo vale do Paraíba pela palavra dos padres da Companhia de Jesus. Em [[Pindamonhangaba]], Nossa Senhora do Bom Sucesso vai ser o orago principal da Igreja Matriz, depois Santuário em 1792. Pindamonhangaba, que quer dizer em tupi-guarani “onde se fazem anzóis”, tem uma história complicada como a origem da devoção.
Outro lugar que nos dá notícia de Nossa Senhora do Bom Sucesso é o estado do Paraná. Em Guaratuba encontramos a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Esta paróquia é de 1771 e pertence a diocese de Paranaguá. Também a paróquia de Bom Sucesso do Sul, de 1965, é a Ela dedicada e é da diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Também temos a cidade de Bom Sucesso da Diocese de Maringá cuja paróquia é do Divino Espírito Santo de 1954.
Na Paraíba, em Pombal, encontramos outra paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de 1772. Também neste Estado encontramos a cidade de Bom Sucesso da diocese de Cajazeiras que tem sua Matriz dedicada a São José. Na Bahia encontramos duas paróquias do século dezenove: em Cruz das Almas, paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de 1815 e em Ibitiara, diocese de Livramento de Nossa Senhora, paróquia de 1877.
No norte de Minas, no caminho da Bahia, encontramos outro povoado histórico: Nossa Senhora do Bom Sucesso das Minas Novas do Fanado, hoje cidade de Minas Novas cuja paróquia é dedicada a São Pedro e do ano de 1728. Também a Vila Nova da Rainha, que tinha a freguesia o nome de São Caetano, passa à invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso em 1724, onde conta que um tal Padre Henrique Pereira construiu em 1740 uma nova Matriz e a dedicou a Senhora do Bom Sucesso, mandando comprar a imagem em Lisboa.
Festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Em Caeté, Minas Gerais, a festa é dia 15 de agosto, já em Bom Sucesso e Serranos, Minas Gerais, a festa é dia 08 de setembro. No Rio de Janeiro, na Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso, a festa é dia 29 de outubro.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)