Przejdź do głównej zawartości

Visita do ícone a Bom Jesus da Lapa

Perpétuo Socorro em Bom Jesus da Lapa
“Como posso merecer que a mãe do Senhor venha me visitar? ” Lc 1, 43



Aconteceu, nos dias de 07 a 10 de abril de 2016, na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Lagoa Grande, pertencente a paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Bom Jesus da Lapa, Bahia, a visita do ícone milagroso do Perpétuo Socorro. A pedido do pároco, Pe. Wieslau Gron, redentorista, foi realizada a visita do ícone do Amor, para completar as celebrações do Ano Jubilar do Perpétuo Socorro. Essa experiência religiosa foi coordenada pelo Pe. Jozef Grzywacz, CSsR, com o apoio da coordenação da comunidade da Lagoa Grande, na pessoa de Edna Sales de Lelis Guedes/Preta.
Na abertura tivemos a carreata pelas ruas da cidade e logo em seguida a Missa dos Devotos. Todos os dias rezamos o Terço e o Ofício de Nossa Senhora, às 06 horas da manhã. Na sexta-feira, dia 8 de abril, foi a vez das crianças da creche e os alunos do colégio Nossa Senhora Aparecida fazerem a sua visita a igreja, e rezar aos pés do ícone peregrino. A noite tivemos a Missa dos doentes. No sábado, tivemos o encontro com os catequizandos e a noite a Missa da juventude, com a presença de JUMIRE (Juventude Missionária Redentorista). No domingo encerramos com o Terço dos Homens e a Missa da Família, seguida do almoço comunitário.
Participaram, deste evento as comunidades, os movimentos e as pastorais da paróquia. Os vocacionados, com o Pe. Marcos, ajudaram na realização desta festa, como também a Rádio Bom Jesus AM, entrou de cheio na divulgação da mesma. O santuário do Bom Jesus foi representado pelo Pe. Jurus Mateus, reitor da comunidade e Pe. Lécio, o vigário da paróquia, presidiu uma missa.
Os moradores da Lagoa Grande prestaram a devida homenagem, ao Pe. Francisco Deluga, redentorista, o construtor da igreja do Perpétuo Socorro, (quem sabe, já em breve, a sede da nova paróquia da diocese de Bom Jesus da Lapa). As glórias de Maria, foram cantadas pelo coral da comunidade “Vozes da Mãe do Perpétuo Socorro”.
Durante a visita do ícone foram realizadas as catequeses populares sobre Maria na Bíblia, no ensinamento da Igreja, nos dogmas e sobre o significado e a mensagem do ícone, como janela aberta para a eternidade. Rezamos o Terço do Perpétuo Socorro, meditamos as 7 dores e as 7 alegrias de Maria. Também incentivamos, os visitantes, a receberem a indulgência, por ocasião do Ano Jubilar. Foram dados os conselhos e as orientações práticas para melhorar a Novena Perpétua e a criação da Irmandade do Perpétuo Socorro.
Por todas a graças derramadas e recebidas, dou graças a Deus junto com a Mãe do Redentor, Mãe da Misericórdia; “meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva” Lc 1, 47
Pe. José Grzywacz, CSsR

Mais informações em - www.mariologiapopular.blogspot.com

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)