Przejdź do głównej zawartości

Maio, mês da Mãe de todas as mães

Maio, mês da Mãe de todas as mães
 “Ensinai-nos a amar vossa Mãe, Maria, como a amastes vós!” Esta é uma oração de petição feita por São João Paulo II quando papa em sua Exortação Apostólica Pós Sinodal de 1976. Esta oração devemos repetir todos os dias, deve ser uma
cantiga constante entoada pelo nosso coração de católico. Nunca é demais falar de Maria, como também não é demais ama-la. Desde que não façamos dela uma deusa, que não a coloquemos em um local em que nem ela mesma deseja estar, mas jamais esqueçamos que, depois das três pessoas da Santíssima Trindade, jamais existiu alguém mais importante que Maria de Nazaré.
Por que amar Maria? Não se fala demais sobre Maria na Igreja Católica? Não estão colocando ela acima de Jesus?
É constante a crítica por parte de quem não entendeu o sentido da missão da Virgem Maria, sobre o amor que devotamos à Virgem. As perguntas mais comuns feitas: Por que amar Maria? Não se fala demais sobre Maria na Igreja Católica? Não estão colocando ela acima de Jesus? Estas e tantas outras perguntas são feitas por irmãos de outras religiões que não querem entender ou que não estudaram teologia, e se estudou, faltaram às aulas de marilogia (estudo sobre a Virgem Maria) ou não tiveram essa disciplina
. Quem sabe de mariologia, entende que essa jamais pode ser uma reflexão isolada, deve estar ligada aos estudos de cristologia, eclesiologia, antropologia e tantos outros estudos. Isso, para entendermos a importância e a missão da Virgem Maria nos planos de Deus.
Na Igreja Católica Maria tem lugar especial, tanto que reservamos todo um mês no calendário para celebrar a Virgem Maria. Sem falar em festas e solenidades ao longo do ano. Isso, porque temos a preocupação em adquirir cada vez mais conhecimento sobre Maria, alimentar um amor verdadeiro à Mãe de Deus e buscar comunicar esse amor.

A Bíblia fala pouco sobre Maria, mas esse pouco é o bastante para mostrar a importância daquela que se entregou toda a Deus sem pedir que amenizasse as dificuldades de seu consentimento.
A Igreja Católica fala demais sobre Maria? Penso que não, falamos tão somente o necessário para mostrar que ela merece lugar de destaque, isso, por ser a mãe do Salvador. Não devemos dar a ela o lugar acima de Deus e de Jesus Cristo, nem ela quer isso, mas não podemos expulsar Maria para o periférico de nossa fé e de nossas liturgias. A Bíblia fala pouco sobre Maria, mas esse pouco é o bastante para mostrar a importância daquela que se entregou toda a Deus sem pedir que amenizasse as dificuldades de seu consentimento.
Jamais tenhamos medo de falar sobre Maria e com ela dialogar, nossa fé de cristãos nos diz que Maria está sempre ao lado de Jesus Cristo, em sua peregrinação, quando esteve neste mundo mostrou isso, e se faz verdade que, quem está perto de Maria nunca está distante de Jesus.
Mês de maio é um mês revestido de beleza: beleza da reza do terço, da cantilena de ladainhas  e sobretudo da beleza do celebrar a mãe de todas as mães, a Virgem Maria!
 Pe. Valdivino Guimarães, CSsR

Diretor da Academia Marial de Aparecida

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)