Przejdź do głównej zawartości

Mensagem final MRL

CENTRO MISSIONÁRIO REDENTORISTA
Rua Almeida Sande, 36 – Barris
40070-370 Salvador – BA
tel. (71) 3328-7461, e-mail: centromissionario@outlook.com

Mensagem final

“...enviou-me para proclamar a remissão aos presos...” (cf. Lc 4, 18)

Às missionárias, aos missionários redentoristas leigas e leigos,
aos confrades missionários redentoristas,
e aos formandos e vocacionados para a vida missionária,
Com a graça de Deus, no clima das celebrações dos 300 anos de Aparecida e o Jubileu dos 25 anos do trabalho com o Missionários Redentoristas Leigos, foi realizada a VIII Assembleia dos MRL da Bahia, nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2017, no Centro Missionário Redentorista, em Salvador- BA. O tema escolhido foi “Missionários Redentoristas Leigos numa igreja ‘em saída’ a exemplo de Maria”. Teve como objetivo avaliar a caminhada dos núcleos; partilhar as experiências vividas e motivar para a missão no mundo ferido (cf. Mensagem final do XXV Capítulo Geral na Tailândia, 2016). Participaram os representantes dos seguintes núcleos: Santo Afonso -  Salvador;  São Clemente – Senhor do Bonfim; São Geraldo – Feira de Santana e São João Neumann – Jequié.
Entre as orações e convivência fraterna foram apresentados os relatórios das atividades dos últimos três anos; bem como o questionário respondido de modo comunitário e as propostas missionárias junto com planejamento para o triênio 2018-2020. O superior Vice Provincial, Pe. Roque Silva falou sobre: “Os redentoristas leigos no mundo ferido” e Pe. Antônio Niemiec sobre “A Igreja em saída segundo o papa Francisco”. A organização geral ficou por conta do Pe. Pedro Gruzdz, como o coordenador do Centro Missionário Redentorista e o Pe. José Grzywacz como o referencial dos MRL na Bahia.
Nós, missionários(as) redentoristas leigos (as) somos gratos a Congregação Redentorista pela formação recebida, pela possibilidade de podermos beber na fonte da espiritualidade alfonsiana e de participar de várias ações missionárias, especialmente as Santas Missões Redentoristas.
Expressamos a nossa preocupação com a ausência de trabalho organizado e sistemático, com os MRL,  nas comunidades, paróquias e santuários atendidos pelos missionários redentoristas no estado da Bahia. Queremos nos esforçar para ampliar mais os nossos núcleos em qualidade e quantidade, especialmente em envolver mais os jovens. Gostaríamos, também, de envolver os formandos, formadores e os párocos na nossa vida, formação e missão.
Ao festejar 25 anos da instalação canônica da Vice Província Redentorista da Bahia, esperamos que com o incentivo do Governo Geral e do Conselho da Vice Província Redentorista da Bahia possamos nos animar mais ainda: ser o sal e a luz do numa Igreja “em saída”, em um mundo ferido. Que Nossa Senhora Aparecida, o Perpétuo Socorro do povo brasileiro, nos guie nos caminhos missionários de Santo Afonso e do Cristo Redentor, e nos ajude a colocar a “missão” como a real prioridade em nossa vida.
Salvador, 15 de  outubro de 2017
Participantes da Assembleia:









Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)