Przejdź do głównej zawartości

Relíquias de São João Paulo II no Carmelo em São João da Boa Vista - SP


As relíquias de São João Paulo II no Carmelo em São João da Boa Vista - SP

Para o jornal “O Município”
1.      Como foi possível obter a relíquia de São João Paulo II?

Há quase um ano o meu confrade e amigo padre Pedro Gruzdz, redentorista da Vice-Província da Bahia veio para morar e trabalhar na Equipe Missionária, aqui em São João da Boa Vista. Num encontro com as monjas do Carmelo surgiu a possibilidade de trazer as relíquias do santo Papa – São João Paulo II. Na época eu estava de férias na Polônia, por isso era mais fácil encaminhar todo o procedimento. Entrei em contato com o cardeal Stanislaw Dziwisz, bispo de Kraków, que foi o secretário pessoal do Papa durante 26 anos. Era necessário ter o pedido, por escrito, do bispo do local. As irmãs conseguiram o ofício de Dom Antônio. E assim temos aqui as relíquias com o devido documento de autenticidade.

2.      Como foi ser responsável por trazer as relíquias para a comunidade sanjoanense?








Essa é a segunda vez que venho a essa cidade. A primeira foi no ano de 2017, no tempo do padre Ademir. O motivo foi o meu interesse pessoal por Mãe do Perpétuo Socorro. Agora, ao convite do meu amigo padre Baptistini, fui privilegiado e convidado para participar da Novena em honra da Padroeira com o tema: “Com a Mãe do Perpétuo Socorro, vamos rezar”. Aproveitando a ocasião trago as relíquias para as Monjas do Carmelo dessa cidade. Me sinto privilegiado por esse fato podendo divulgar mais aquele que foi todo consagrado a Maria, com o seu lema “Totus tuus ergo sum Virgo Mariae” – Eu sou todo Vosso, o Virgem Maria. Devo lembrar que o bispo Karol Wojtyla, o futuro Papa, passou por duas vezes na minha paróquia de origem – em Desznica. Até hoje conserva-se a mesa e a toalha que ele usou para celebrar a Eucaristia.



3.      Que tipo de relíquia ficará em São João da Boa Vista?

A relíquia é especial, é do primeiro grau – o próprio sangue do Karol Wojtyla. Conforme a tradição da Igreja Católica, desde o século II, existe o costume de se venerar as relíquias de santos e santas. Essas relíquias são classificadas em três graus:  o primeiro grau são as partes do próprio santo tais como cabelo, osso, unha ou sangue. O do segundo grau são os objetos pessoais que o santo o u santa usava – roupa, batina, estola, hábito religioso. E do terceiro grau os objetos que tinham o contato com o santo ou que foram por ele tocados – a cruz, a toalha de mesa, caneta, etc.





4.      Qual é a sua mensagem especial por ocasião desse acontecimento?




Como a mensagem final quero destacar a proximidade física do Santuário do Perpetuo Socorro, aqui na cidade, como o convento das Irmãs Carmelitas. Isso ao meu ver é importante, pois havia uma ligação toda particular do São João Paulo II com Maria, Mãe de Jesus e em particular com o ícone do Perpétuo Socorro. Esse papa mariano foi batizado na igreja do Perpétuo Socorro em Wadowice. Com jovem, indo ou voltando do trabalho (trabalhava na pedreira) sempre entrava e rezava aos pés do ícone do Perpétuo Socorro, na igreja redentorista, em Kraków (Sul da Polônia). Numa viagem a Austrália para o Congresso Eucarístico, fez a parada em Manila, capital das Filipinas e foi rezar no maior santuário do mundo, o do Perpétuo Socorro. E em 1991, quando se celebrava os 125 anos da entrega do ícone, pelo papa Pio IX, aos Redentoristas, o Papa João Paulo II fez a visita ao santuário internacional do Perpétuo Socorro, em Roma, (onde está o ícone original) e fez a inesquecível oração:

“.... Como o Menino Jesus que admiramos neste venerável Ícone, também nós queremos apertar a vossa mão. A vós não faltam nem o poder nem a bondade para nos socorrer em todas as necessidades e em cada pedido. Agora é a vossa hora! Vinde, pois, em nosso auxílio e sede para todos refúgio e esperança...”


Tenho alguns videoclipes no meu canal no You Tube. Vídeos sobre o santuário do Perpétuo Socorro em São João da Boa Vista – SP

Vídeos sobre o santuário do Perpétuo Socorro em São João da Boa Vista – SP

11. Novena do Perpétuo Socorro- depoimentos: https://youtu.be/e-6ickLmnN8 
22. História em quadros: https://youtu.be/YWuil1Gczq4
33. Ícone do amor – canto do padre Pelaquim:  https://youtu.be/k1eTmnGAIgo
44. História em quadros II - https://youtu.be/2eq2s44zPvg
55. História em quadros III – sem fundo musical: https://youtu.be/LtwX0HmOtUQ
6.       
                    Relíquias de São João Paulo II em São João da Boa Vista: http://mariologiapopular.blogspot.com/2019/06/reliquias-de-sao-joao-paulo-ii-no.html

8.       Livros marianos do padre José Grzywacz: https://www.youtube.com/watch?v=NRRcGlR8AeQ
9.       Maria em Santo Afonso: https://www.youtube.com/watch?v=BNXaMwuXqL8

10.   Centro Mariano em Itabuna: https://www.youtube.com/watch?v=kxOzf-3yIgU&t=137s
11.   Gogô – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: https://www.youtube.com/watch?v=5UVktyiKPbI&t=14s
12.   Perpétuo Socorro – geral: https://www.youtube.com/watch?v=9-brDxePkMY&t=5s
13.   É Nossa Senhora – Felizardo: https://www.youtube.com/watch?v=RrjR4uzE27w
14.   O meu Perpétuo Socorro: https://www.youtube.com/watch?v=rKQ5s7KzF8w
16.   Novena em Teresina: https://www.youtube.com/watch?v=lB-gCOIBARE


Mais informações em www.mariologiapopular.blogspot.com 

Esse é o terceiro site mais visitado sobre os assuntos ligados a figura, vocação e missão de Maria, mãe de Jesus na vida de Cristo, da Igreja e dos fiéis.



Também recomendo a leitura e o uso da Coleção de quarto livros da “Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, da autoria de José Grzywacz, editados pela editora Paulus e o livro “Bem Aventurada. Estudo popular sobre Maria, a mãe de Jesus”.

Pe. José Grzywacz, CSsR







Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)