Przejdź do głównej zawartości

Por que os católicos têm uma devoção forte a Nossa Senhora?


Por que os católicos têm uma devoção forte a Nossa Senhora?

A forte devoção mariana, para muitos ou talvez para a maioria dos católicos, é um ato de fé, é coisa do coração, de afeto e ternura, de acreditar que podemos contar com Nossa Senhora. Sendo que Maria viveu uma vida normal como as mulheres de seu tempo, isto é, os afazeres domésticos, as alegrias, os sofrimentos e as dores, a pergunta que se levanta é saber: como é que ela ocupa um lugar de destaque na vida de fé de muitos católicos?
Os estudos sobre a pessoa da Virgem Maria e a Doutrina Católica concordam em chamar a Virgem Maria de “Nova Eva”, em comparação a Eva do Jardim do Éden. De fato, Eva, seduzida pela serpente, desobedece a Deus (Gn 6, 3). Assim, entrou o pecado no mundo, e todos “fomos privados da graça de Deus” (Rm 3,23).
Em oposição, a Virgem Maria é aquela que se destaca pela sua obediência, sua submissão à vontade de Deus. Ao ouvir as palavras do anjo, Maria responde: “Eu sou a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,38). Com seu fiat, iniciou-se um novo caminho para a redenção da humanidade.

Mais ainda, as palavras do anjo que, enviado do Céu, revelam quem é Maria quando disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. (Lc 1,28). Com essas palavras, o anjo põe em destaque a grandeza de Maria e sua importância na história da salvação humana. Ela é o caminho que Deus escolheu para a redenção da humanidade, e, cheia de graça, ela teria sido predestinada ao Seu plano de salvação. Isso significa que Deus quis contar com a Virgem Maria e, por isso, podemos também contar e recorrer ao seu auxílio, pois é um meio eficaz e seguro para alcançarmos as graças de Deus.
Como nasce a devoção mariana?
Como está explícito na narrativa das Bodas de Caná, por meio de sua intervenção, aconteceu a primeira manifestação de Jesus: o milagre da transformação da água em vinho (Jo 2, 3ss). Maria não somente intercede por nós, ela, sobretudo, antecipa as nossas necessidades e pede por nós: “Eles já não têm vinho” (Jo 2,3). Vendo o milagre que Jesus fez nas Bodas de Caná, Maria é aquela que indica o que se deve fazer para que possa manifestar-se o poder salvífico do Messias: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
Maria é modelo de humildade. No Magnificat, ela reconhece sua pobreza e pequenez; e, mesmo assim, Deus olhou para Ela e n’Ela fez maravilhas, escolhendo-a para ser a Mãe do Salvador. Pela sua humildade, ela mereceu o título de Bem-aventurada por todas as gerações (Lc 1,48). E no momento mais doloroso, ao ver a morte do seu Filho único, estava de pé, com confiança inabalável em seu coração. Nesse momento crucial da cruz, assume sua maternidade espiritual da humanidade. (Jo 19,2). Portanto, a devoção mariana nasce em virtude da vida de Nossa Senhora.
Seu testemunho de vida e fé atrai, acolhe e ampara, desde os primeiros seguidores de Jesus, a começar pelos Seus discípulos, estendendo-se a todos os filhos até os confins da Terra. A devoção mariana é uma escola na qual se cultiva a virtude de uma vontade pronta para se entregar a tudo que pertence ao serviço de Deus.

Ela não é uma latria da pessoa de Maria como sendo Deus, ela abarca as experiências da fé católica, onde se firma que Maria, a cheia de graça, é a medianeira de todas as graças e nos valeu e vale diante das necessidades. São inúmeros testemunhos, dos mais simples a milagres, que se pode ver, ler e ouvir, ocorridos desde os primeiros séculos da Igreja, e que perduram até os dias de hoje, em todos os continentes onde Maria é invocada nos mais variados títulos, com certeza muitos deles desconhecidos.
Nilza e Gilberto Maia
Nilza e Gilberto Maia são casados, jornalistas e missionários de dedicação integral na Comunidade Canção Nova.
Nilza é membro da comunidade desde 1999; e Gilberto, desde 2000. Nilza é graduada em Comunicação Social pela UFMT e pós-graduada em counseling pelo IATES/Curitiba. Gilberto também é counselor pelo IATES/Curitiba e graduado em Gestão Comercial.
Ambos atuaram em suas próprias paróquias nas pastorais, movimentos e ações sociais. O casal viveu em Portugal por sete anos, onde realizaram a missão diretamente no Santuário de Fátima, através de transmissões diárias, para a TV, da Eucaristia e da Oração do Rosário da Capelinha das Aparições.
O casal é autor dos livros: ‘Mística de Fátima e ‘Rezar com Mãe’. Atua também no apostolado como anunciadores da Palavra de Deus, e na formação e acompanhamento de casais.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)