Przejdź do głównej zawartości

O ícone mariano em favor dos doentes de câncer e aids


O ícone mariano em favor dos doentes de câncer e aids

Maria Rainha de Todos: o ícone mariano em favor dos doentes de câncer e aids
A história extraordinária de uma imagem devocional russa que traz esperança e fé na cura para quem sofre a cruz da enfermidade
Os cristãos da Rússia celebram no final de agosto a festa do ícone milagroso de Maria Rainha de Todos, ou Vsetsaritsa, descrita como “aquela que alivia as feridas do corpo“.
As orações elevadas pelos russos cristãos a Nossa Senhora diante desse ícone, porém, não se limitam ao final deste mês: elas são incessantes ao longo de todo o ano, tanto que a imagem é frequentemente encontrada nos locais de oração existentes em hospitais do país, principalmente nas enfermarias de oncologia.
Origem
Essa devoção se espalhou pela Rússia recentemente, a partir da década de 1990, já que, nas décadas anteriores, o país sofria as brutais restrições impostas pelo comunismo ateu a quem quisesse praticar sua fé.
No entanto, a imagem considerada milagrosa foi pintada ainda no século XVII, no grande mosteiro de Vatopedi do Monte Athos.
Intercessão de cura
Os ícones sagrados refletem profundamente a fé em Cristo como médico e curador da alma e do corpo.
Não é diferente com os ícones marianos, já que Maria é venerada sempre e somente em relação direta com seu Filho Jesus Cristo. Os mais antigos e venerados ícones da Mãe de Deus, aliás, são tradicionalmente atribuídos a um médico: o evangelista São Lucas.
Ao ícone de Maria como Vsetsaritsa é atribuída a graça especial da cura de doentes de câncer e de aids.
A sugestão de rezar diante do ícone da Rainha de Todos foi especialmente propagada pelo bispo russo Luka, que assumiu esse nome justamente em homenagem a São Lucas. Ele foi médico legista e cirurgião antes de se tornar religioso, chegando a escrever o manual “Ensaio de cirurgia infecciosa“. No trágico século XX da Rússia, ele percorreu as vastas extensões do país em suas porções asiática e europeia, muitas vezes transferido de um campo de concentração para outro, divulgando a “medicina física e espiritual” e recomendando esta prece a ser feita diante do ícone da Vsetsaritsa:
“Abençoe a mente e as mãos daqueles que cuidam de nós, para que eles se tornem instrumento do Médico Todo-Poderoso Doutor, Cristo nosso Salvador”.
O ícone
Maria Rainha mostra um gesto afetuoso de intercessão, com a mão estendida para pedir ao Filho a salvação. O fiel que contempla o ícone é envolvido neste círculo de amor, em que a Mãe e o Filho dirigem o olhar precisamente para aquele que os contempla, de acordo com a típica “perspectiva invertida” dos ícones.
A oração continua com palavras de esperança:
“Onde toda a esperança desaparece, tu serás a Esperança inabalável; para aqueles que são oprimidos pelo sofrimento insuportável, tu serás o alívio que dá força para suportar. Onde a escuridão do desespero se insinua na alma, tu farás brilhar a luz inefável da Divindade”.
A partir de texto de Vladimir Rozanskij publicado por Asia News, via Vatican News

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)