Przejdź do głównej zawartości

Novena NSPS 5º dia "Maria, Estrela iluminando nossa vida"


Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2020
Tema geral “Mãe acolhedora” - Olhar teológico
Canal no  You Tube – “Mariologia popular padre José”

  dia: Maria, Estrela iluminando nossa vida.
(segunda-feira, 22.06.2020)



Criar o ambiente religioso: colocar o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ascedender a vela, colocar a Bíblia., algumas flores.
1.      Proposta na internet: Olhar histórico

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Apresente a sua intenção pessoal para esse dia da Novena.
Ato penitencial
Do egoísmo que nos faz esquecer os nossos ir­mãos...
Vinde libertai-nos, Senhor!
Da indiferença, em participar, da vida da Igreja e da nossa comunidade...
Vinde libertai-nos, Senhor!
Do orgulho que nos impede de servir os necessi­tados...
Vinde libertai-nos, Senhor!
De todos os pecados pelos quais vos negamos amor em nossa vida...
Vinde libertai-nos, Senhor!
(Momento de silêncio, para pensar nas próprias falhas e pedir o perdão)
Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a maldade. Que Deus, todo Poderoso tenha compaixão de nós, que Ele perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida.
Oferecimento das intenções
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós nos reunimos nesta novena para vos louvar, bendizer e agradecer todas as graças que, por vossa intercessão, temos recebido.
Queremos também pedir por toda a Igreja
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelos missionários, apóstolos leigos e nossos líderes
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelas vocações sacerdotais e religiosas, pelas famílias
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pela paz no mundo
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelos pobres e abandonados, pelos injustiçados e excluídos
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelos doentes e aflitos
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelos agonizantes e as almas do purgatório
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelas nossas intenções particulares.
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
(É hora de fazer o seu pedido pessoal, em silêncio).

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, / com maior confiança venho hoje diante da vossa santa imagem, / para suplicar o vosso socorro. / Não confio nos meus merecimentos, / nem nas minhas boas obras/ mas nos infinitos merecimentos do Senhor Bom Jesus/ e no vosso incomparável amor materno./ Vós olhastes, ó Mãe / as chagas do Redentor/ e o sangue dele derramado na cruz/ pela nossa salvação./ Este vosso Filho morrendo/ deu-nos a vós por Mãe. / Será que não sereis para nós, / como declara o vosso doce nome, / Perpétuo So­corro?/ A vós, pois, ó Mãe do Perpétuo Socorro/ pela doloro­sa Paixão e Morte do vosso Divino Filho, / pelos incontáveis sofrimentos do vosso coração, ó Co-redentora, / suplico com muita confiança / que alcanceis junto ao vosso Filho esta gra­ça, / da qual tanto desejo / e da qual tanto preciso /...
(pedir a graça)
Vós sabeis, ó Mãe bendita / como o nosso Redentor desejou ardentemente / dar-nos todas as graças da Reden­ção. / Vós sabeis que estes tesouros / foram depositados em vossas mãos / para que os distribuais entre nós. / Alcançai, pois, / ó minha Mãe do Sagrado Coração de Jesus / esta gra­ça que nesta Novena suplico com humildade / e eu, com ale­gria vou, proclamar a vossa misericórdia / por toda a eterni­dade. Amém.
Quinto dia da Novena
Deus nos fala (Mt 2,2.10-11)
A visita dos magos.
Os magos perguntaram, onde está o recém-nascido rei dos Judeus? Pois vimos a sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe uma homenagem. Quando viram a estrela, sentiram uma grande alegria. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua Mãe, e prostrados lhe prestaram homenagem.
Meditando: Maria, Mãe dos homens
Quando se dá o nome ao ícone do Perpétuo Socorro se diz, "Mãe" do Perpétuo Socorro, e "Virgem Nossa Senho­ra" do Perpétuo Socorro. A Virgem do Perpétuo Socorro, antes de tudo, é a Mãe, Mãe espiritual da humanidade. No ícone do Perpétuo Socor­ro, Maria aparece como Mãe de Jesus. Ser Mãe de Cristo é também ser a Mãe daqueles que são membros da Igreja que Ele fundou. Maria é Mãe do Redentor e essa maternidade biológica se converte em maternidade espiritual de todos os redimidos.
O quadro, através do olhar de Maria, dá a impressão de que ela está mais preocupada com os demais do que com o seu próprio Filho. A maternidade espiritual foi concedida por Jesus como o testamento da cruz. (Jo 19,26-27)
Maria é Mãe dos crentes porque João é o símbolo, um tipo de seguidor de Cristo. Maria Mãe, da humanidade, é o titulo proclamado pelo Papa Paulo VI em 1964: “Proclama­mos a Maria, Mãe da Igreja, quer dizer, Mãe do povo de Deus.” Deus nos transmite o seu amor do Pai através do amor da Mãe.
Refletindo: Quando Maria se tornou a Mãe da humanidade? Percebemos Maria como uma estrela? Que caminho Ela nos mostra? Quem é o Povo de Deus?
Mistério do terço: O encontro de Jesus no Templo
"Quando Jesus completou 12 anos, os pais subiram a Jeru­salém para a festa da Páscoa. Ao voltarem, o menino ficou no templo, sem que seus pais soubessem. Só depois de três dias o encontraram no templo". (Lc 2,42-43,46)
Oração de Santo Afonso a Nossa Senhora
Que alívio, que consolação eu sinto, que força nas tribula­ções, quando penso em vós, eu vos chamo em meu auxílio, Maria, Mãe santa. Os san­tos vos chamam “o porto dos aflitos”, “o fim das nos­sas lágrimas”. Maria consolai-me, mas a conso­lação que eu desejo é co­meçar uma vida verdadeiramente agradável a vosso Filho e a vós. Fazei-me ou­tro, Maria, minha Mãe, fazei-me outro, pois vós o podeis.
Agradecimentos
Obrigado a vós, ó Mãe do Perpétuo Socorro
          pela cura dos doentes
          pelos consolados em angústias
          pelos salvos no desespero
          pela luz e coragem nas dúvidas
          pelos libertos da escravidão do pecado
          pelos atendidos em súplica
          pela misericórdia a nós concedida
          pelo vosso amor maternal
          pela vossa bondade incomparável
          por todas as graças a nós e aos outros concedidas.

Súplicas
Suplicamos a vós, ó Mãe do Perpétuo Socorro
          para que cureis os doentes
          pelos tristes, para que os consoleis
          pelos que choram, para que lhes enxugueis as lágrimas
          pelos pecadores, para que alcancem arrependimento
          para que atendais todos os nossos pedidos

Bênção da saúde
O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós!
Senhor Jesus Cristo, uni aos acontecimentos da vossa Paixão e Ressurreição, os sofrimentos e as dores de todos os que padecem e estão doentes.
Fazei que compreendam, Senhor que não estão sozinhos nem são inúteis, mas estão crucificados convosco para a salvação do mundo.
Senhor, que curastes tantos enfermos, se for da Vontade do Pai, restitui a saúde aos nossos irmãos que padecem.
Senhor, tende piedade de nossos doentes!
Olhai com bondade para as pessoas idosas que sofrem na solidão ou na doença. Que sejam amparados pela caridade fraterna!
Pedimos por aqueles que se acham em perigo de vida ou que nestes dias deverão passar deste mundo para a eternidade. Que a vossa presença amiga e certa alcance para eles o perdão, a esperança e a salvação.
Os remédios são os meios que a vossa Providência concede para a recuperação da saúde. Iluminai, pois, os médicos e todos os que se dedicam aos enfermos, para que descubram os recursos adequados ao seu tratamento.
Senhor, escutai a nossa prece!
Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e de todos os santos, fazei descer sobre os vossos filhos e filhas, aqui reunidos, e sobre todos os doentes e os que estão sofrendo, a vossa bênção salvadora - estendendo a mão -
Deus Pai vos dê a sua bênção. Amém. Deus Filho conceda a saúde aos enfermos. Amém. Deus Espírito Santo ilumina a todos. Amém.

Consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó Maria, já que para dar-me confiança, quisestes chamar-vos Mãe do Perpétuo Socorro, eu não sou digno de ser colocado no número de vossos servos. Desejando, porém, participar dos benefícios e efeitos de vossa misericórdia, prostrado diante de vosso trono, consagro-vos a minha inteligência para pensar sempre no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para louvaras vossas maravilhas e propagar a vossa devoção; consagro-vos o meu coração para amar-vos, depois de Deus sobre todas as coisas. Aceitai-me, ó grande Rainha, no venturoso número dos vossos servos e devotos, tomai-me debaixo de vossa proteção, socorrei-me em todas as necessidades espirituais. Abençoai-me, ó minha Mãe, e com a vossa poderosa proteção, ajudai a minha fraqueza, para que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa, na outra, louvar-vos e agradecer eternamente. Amém.
Bênção final
O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós!
Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender. Amém.
Esteja em vosso coração para vos conservar. Amém.
Que ele seja vosso guia para vos conduzir. Amém.
Olhe para vós e sobre vós derrame a sua bênção. Amém.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
Preparação – Pe. José Grzywacz, CSsR
Olhar teológico – Gravação na rádio Bom Jesus
2.      Olhar artístico

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)