Przejdź do głównej zawartości

As datas da pintura do ícone do Perpétuo Socorro

As datas da pintura do ícone do Perpétuo Socorro

Em 1994 - O ícone é examinado pelo Laboratório de Investigação Científica do Vaticano, processo do carbono 14, e o artista Maurizio de Luca restaura o ícone (aqui aparecem duas novas teorias quanto à idade do ícone).
A). Os resultados da análise com o carbono 14 situam a madeira entre o século XIV e XV (1325 – 1480)
B). A análise artística tende a situar o ícone numa época mais recente, em torno do século XVIII, atribui-se a escola de Creta
Estudiosos levantaram três hipóteses possíveis para a origem do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: Como conciliar essas três teorias? É possível que estejamos perante a mesma cópia de um ícone feiro no século XVIII, de um ícone do século XIV. Pode ser que quando as cores do antigo ícone começaram a ficar fracas, meio apagadas, decidiu-se, por veneração ao “original” copia-lo na parte posterior da mesma madeira.

1.         O ícone teria sido pintado em Constantinopla, no século X, e levado pelos monges de São Basílio para Creta, quando vieram evangelizar a pequena ilha do Mar Egeu, ao sul da Grécia.

2.         O ícone teria sido pintado na ilha de Creta, no século X ou XI, época de grande produção de ícones como meio de evangelização.


3.         A terceira hipótese é que o ícone foi pintado na ilha de Creta, no século XIV ou início do século XV, em período de grande esplendor artístico, quando a ilha estava sob domínio dos venezianos (desde 1204).

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.