Przejdź do głównej zawartości

Para que serve um ícone? – O valor do ícone.


Para que serve um ícone? – O valor do ícone.


Se você quiser oferecer para alguém “Uma janela para o mundo espiritual” - presenteie-o com um ícone.
Se você quiser que Deus esteja presente na vida de alguém – presenteie-o com um ícone.
Se você quiser oferecer a presença de Deus – presenteie um ícone.
Se você quiser oferecer a oração - presenteie-o com um ícone.
Se você quiser abrir um coração de alguém - presenteie-o com um ícone.
Se você quiser dizer: Deus é o mais importante – presenteie um ícone.
Se você quiser falar de Deus que É - presenteie um ícone.
Se você está sem a solução numa situação difícil – presenteie um ícone.
Presenteie um ícone que é „uma obra de Deus”, um canal da graça” e „uma porta para a eternidade”.

Regras do Iconógrafo
1.       Antes de começar a trabalhar faça o Sinal da Cruz, em silêncio, e perdoe a teus inimigos. Faça várias vezes o sinal da cruz durante o trabalho, para fortificar-se espiritual e fisicamente.
2.      Evite toda palavra inútil, guarde o silêncio e o teu espírito da distração.
3.      Reze especialmente Àquele cuja imagem pintas. Ele estará perto de você. Execute com cuidado cada detalhe de seu Ícone, como se trabalhasse diante do próprio Senhor.
4.      Quando desenhar ou pintar estenda tuas mãos interiores para o Senhor e peça-lhe conselho.
5.      Não inveje o trabalho dos outros iconógrafos. O êxito deles é também o teu.
6.      Ao terminar, agradeça ao Senhor Sua Misericórdia, porque Ele Te deu a Graça de pintar as Santas Imagens.
7.      Abençoe ao teu ícone colocando-o sobre o altar durante uma liturgia. Seja o primeiro em orar diante teu Ícone.
8.      Nunca se esqueça: da alegria de difundir os Ícones no mundo; da alegria do próprio trabalho do Iconógrafo; da alegria de dar aos Santos a possibilidade de resplandecer através de Seu Ícone; da alegria de estar em união com o Santo cujo rosto pintas. E de que, através de seu ícone, você serve, comunica, canta e comunga com a Glória do Senhor.

Oração do Iconógrafo
Ensina-me Senhor a utilizar bem o tempo que me dás para trabalhar, a empregá-lo sem desperdício. Ensina-me a aprender com os erros cometidos, sem cair na inquietação que corrói. Ensina-me a antever o plano de meu ícone sem angustiar-me, a imaginar a obra sem abater-me se o resultado surgir diferente. Ensina-me a unir a rapidez e a lentidão, a serenidade e o fervor, o zelo e a paz.
Ensina-me a começar minha obra, porque é nesse ponto que me sinto mais fraco. Ajuda-me no ápice de meu trabalho a manter sob controle minha tensão e, sobretudo, preenchas Tu mesmo as lacunas por mim deixadas. Senhor, no trabalho de minhas mãos deixa uma Graça Tua para falares aos outros, e uma falta minha, para falares a mim mesmo.
Guarda em mim a esperança da perfeição, sem a qual perderei a coragem. Guarda em mim a impossibilidade de alcançar a perfeição, sem o que me perderei no orgulho.
Purifica meu olhar: aquilo que faço mal não é certo que seja mal e aquilo que faço bem não é certo que seja bem. Senhor: não me deixes esquecer jamais que todo saber é vão, a menos que haja labuta. Que todo trabalho sem amor é vazio, e que todo amor é vão se não me unifica comigo mesmo, com os outros e Contigo.
Tu, Senhor, ensina-me a orar com minhas mãos, com meus braços e com todas as minhas forças. Não me deixes esquecer que a minha obra Te pertence, e a mim cabe devolvê-la como uma oferenda.
Que se trabalhar por interesse, apodrecerei no outono como um fruto esquecido. Se trabalhar para agradar a outros, como a flor do pasto murcharei ao anoitecer. Porém, que se trabalhar por amor ao bem, permanecerei no bem. Este é o momento de realizá-la no bem para a Tua glória.
Amém.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)