Przejdź do głównej zawartości

O Magnificat e o Ícone do Perpétuo Socorro (I) Comparação geral


O Magnificat e o Ícone do Perpétuo Socorro (I)  Comparação geral



Pe. Jozef Grzywacz, CSsR - Província Redentorista de Varsóvia (Polônia)



No contexto do XVIII Congresso Eucarístico Nacional 2020 com o tema: “Pão em todas as mesas” e do Jubileu dos 100 anos da Novena Perpétua apresento essa contribuição. “A centralidade do Filho e a importância da Mãe”. Meditações comparativas entre o Magnificat de Maria e o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (NSPS).

Comparação geral


Magnificat
O ícone do Perpétuo Socorro
1.
O Magnificat é  chamado de: perfume do Evangelho,  prelúdio das Bem Aventuranças, modelo de catequese, exemplo da oração,  resumo das Sagrada Escritura, cântico revolucionário,  o hino de Maria, cântico da Virgem de Nazaré, o salmo novo, o poema de Maria, o cântico profético, o cântico sagrado.
O ícone do Perpétuo Socorro é chamado de: venerável, sacrossanto, venerado, sagrado, dourado, belo,  ícone do amor,  ícone da Redenção,  ícone do Magnificat, o resumo da mariologia.
O ícone é o Evangelho pintado,
O ícone é uma teologia visual,
O ícone “respira” oração,
O ícone é uma sarça ardente.
2.
O trecho bíblico mariano mais longo e mais conhecido é o Magnificat - o cântico de Maria.
A invocação e o quadro (ícone) mariano mais conhecido  do mundo é o de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
3.
O Magnificat é um mosaico feito de retalhos das citações bíblicas. É um modelo de oração cristã e de catequese.


O ícone do Perpétuo Socorro é uma pintura oriental feita de cores, gestos, letras e símbolos cheios de significado tornando-se uma catequese da redenção e o resumo de mariologia. O ícone é uma representação de um mistério,  e uma forma pedagógica, uma  pregação, não por palavras,  mas pelo uso da imagem.
4.
O Magnificat é um exemplo  da relação adequada da criatura para com o Criador. A Bem-Aventurada, a serva do Senhor reconhece as grandes coisas que o Senhor fez.
O ícone do Perpétuo Socorro é uma síntese dos maiores mistérios da  fé: a Encarnação; a Redenção e a Ressurreição. A relação entre o filho, a Mãe e os arcanjos.


5.
No centro do Magnificat não está Maria  mas Deus Todo poderoso,  o Salvador.


No centro do ícone do Perpétuo Socorro não está Maria mas Jesus,  o nosso perpétuo Socorro,  o Redentor. Maria contempla tudo com o olhar divino.
6.
No Magnificat, Maria canta as maravilhas de Deus, enche-se de júbilo e louvor.
No belo ícone do Perpétuo Socorro vemos Maria em silêncio, seus lábios estão cerrados.
7.
No Magnificat, Maria é obediente à voz do arcanjo: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
No ícone, Maria nos fala, mas por meio de sinais evidentes e bem expressivos e nos entrega o seu Filho.

Nós devemos passar:

da „mariologia doutrinal”

para a “mariologia do coração”

e para a “mariologia da ação e da missão”.








Esse texto faz parte do livro “Magnificat: o cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus” a ser editado pela editora Paulus.[1]



Mais em www.mariologiapopular.blogspot.com





[1] GRZYWACZ, Jozef. Magnificat: o cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. Paulus 2021.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)