Przejdź do głównej zawartości

O Magnificat e o Ícone do Perpétuo Socorro II Comparação parte por parte


O Magnificat e o Ícone do Perpétuo Socorro II Comparação parte por parte



Pe. Jozef Grzywacz, CSsR - Província Redentorista de Varsóvia (Polônia)



No contexto do XVIII Congresso Eucarístico Nacional 2020 com o tema: “Pão em todas as mesas” e do Jubileu dos 100 anos da Novena Perpétua apresento essa contribuição. “A centralidade do Filho e a importância da Mãe”. Meditações comparativas entre o Magnificat de Maria e o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (NSPS).

Comparação parte por parte

Magnificat
O ícone do Perpétuo Socorro
1.
“Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador” (Lc 1, 46-47). Frente ao insondável mistério da sua maternidade divina, Maria prorrompe num canto de alegria e de vitória, de esperança e de amor, de gratidão e de reconhecimento.
A alegria envolve todo o ícone de NSPS. Este é o significado do dourado que envolve a imagem da Virgem e do seu Divino Filho. Maria traz em seu seio o Céu, o Messias, o Esperado de Israel, aquele que é a luz e a esperança das nações, o Amado, o Esposo da Humanidade, eis o motivo de sua alegria, e ela é infinita.
2.
“Deus olhou para a humilhação de sua serva”, e fez de Maria a Mãe do Salvador (Lc 1,48).
A serva do senhor,  agora na Glória, olha e acompanha a todos que a olham. O gesto de tirar as sandálias é a expressão da humildade.
3.
“Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada” (Lc 1, 48). A profecia de Maria como o fundamento do culto mariano.
O ícone do Perpétuo Socorro obedece à profecia do Magnificat apresenta as maravilhas feitas por Deus na vida da jovem virgem de Nazaré. O culto mariano presente durante os séculos: especialmente através da  Novena Perpétua.
4.
“O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo e sua misericórdia perdura de geração em geração para aqueles que o temem” (Lc 1, 49-50). Jesus, Deus salva (este é o significado do seu nome) o seu povo, “socorre Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia”.
A misericórdia de Deus que é simbolizada no ícone por meio dos sinais da Paixão apresentados pelos arcanjos Miguel e Gabriel ao Menino-Deus, posicionados à esquerda e à direita do quadro, respectivamente. Por meio do seu sofrimento redentor, Jesus manifesta a misericórdia divina cantada por Maria no seu hino profético.
5.
Demostrou o poder de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso” (Lc 1, 51).
No ícone, vemos Maria segurar a mão direita do Menino Jesus. Na Bíblia a destra de Deus manifesta o seu poder e a sua justiça. Ao sustentar a mão direita de Deus, Maria apresenta-se como a Mãe da Misericórdia, a Medianeira de todas as graças, a serva humilde que é capaz de interceder por todos os homens.

Derrubou os  poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias” (Lc 1, 52-53).
No ícone vemos ambas as mãos de Jesus apoiadas nas mãos de Maria, manifestando confiança total em sua Mãe. Também as mãos de Maria estão ocupadas em amparar seu Divino Filho. No ícone de NSPS vemos Maria cumulada de todos os bens porque em suas mãos traz Aquele que é o Sumo Bem.
6.
Socorreu a Israel seu servidor como prometera a Abraão e seus filhos para sempre. (Lc 1, 54-55). É o cântico dos séculos.
Deus Pai com o coração de mãe cumpre as suas promessas. O Proto-evangelho - Gn 3,15 - se cumpre Naquele que é o mesmo: ontem, hoje e será para sempre. Deus é Pai das misericórdias e rico em misericórdia.  Maria imita a misericórdia do Pai.



Nós devemos passar:

da „mariologia doutrinal”

para a “mariologia do coração”

e para a “mariologia da ação e da missão”.



Esse texto faz parte do livro “Magnificat: o cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus” a ser editado pela editora Paulus.[1]

Mais em www.mariologiapopular.blogspot.com





[1] GRZYWACZ, Jozef. Magnificat: o cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. Paulus 2021.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)