Przejdź do głównej zawartości

Introdução a mariologia FONTES

Introdução a mariologia
(ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA  PROF. FREI ARNO FRELICH, OFM)
Ao ouvirmos ou pronunciarmos o nome de Maria nossa mente e nosso coração se enchem de sentimentos e de reflexões. Todo um imaginário de devoção e de fé povoa nosso ser. Ao longo da história encontramos muitas pessoas que se interessaram em buscar compreender a pessoa e a função de Maria no plano de Salvação. Encontramos milhares de pessoas que se relacionam com a Mãe de Deus pela devoção pessoal e comunitária, nem sempre aprofundando ou interessando-se em aprofundar a compreensão do papel mariano no conjunto do projeto divino. Encontramos também pessoas que não criaram vínculos com Nossa Senhora e não sentem essa necessidade. Encontramos também quem pergunte o porquê de tanto interesse.
Por que conhecer Maria?
Maria está no coração da história da salvação” (LG 65). Ela é a mulher que nos ajuda a contemplar o mistério do ser humano e da Igreja por dentro, a partir da encarnação. Com o seu sim, ela se associa intimamente a Deus Trindade, colaborando plenamente para a realização do projeto salvífico. Essa união íntima a coloca em um lugar singular, o coração da história. Esse coração é o próprio Jesus Cristo. Nele o ser humano encontra a sua própria identidade (GS 22). Conhecer Maria é entrar no coração. Olhar para ela é olhar para o Verbo Encarnado, é contemplar o mistério do Deus que se faz pequeno e humano, frágil e despojado, cheio de amor pela criação. Conhecer Maria é percorrer o caminho da identidade do ser humano, pois nela os fios da teia do mistério da vida se entrecruzam e se ligam com o divino. Ela é a criatura humana em comunhão com o Criador. Comunhão harmoniosa que refaz a origem (Gn 1-2) e não quebra nem diminui a liberdade da criatura, mas a enriquece e a plenifica. Olhar para Nossa Senhora é olhar para a mulher que aponta para a possibilidade da liberdade humana colocada em sintonia com Deus. Ela é a mulher que acredita no Deus libertador. Ela acredita em Javé (Ex 3,7-10). Deus se revela nessa mulher. Em Maria se reflete o amor de Deus pela criação, passando pela criatura humana. Assim, ela não é uma figura a parte na fé, mas alguém que esclarece, auxilia, sinaliza...

O teólogo Clodovis Boff, em seu livro "Introdução à Mariologia", nos coloca ainda outros objetivos para o conhecimento de Maria:
a. Existe um porquê espiritual: crescimento no amor e na devoção. Conhecer Maria nos faz crescer na nossa devoção em relação à Mãe de Deus, também em relação ao próprio Deus. A devoção mariana não para na pessoa de Maria, é sempre voltada à Trindade, diz o Papa João Paulo II. Crescer na devoção e no amor por Maria é crescer no amor e na devoção pela humanidade e pela criação, amadas por Deus. Daqui poderemos tirar compromissos comunitários, solidários, ecológicos...
b. Existe um porquê moral: conhecer Maria para imitá-la. Este motivo talvez seja o mais belo e também o mais difícil, pois é o mais conflitivo. Normalmente, conhecemos pouco de Maria e até nos espantamos quando nos aprofundamos em sua vida. Maria é a mulher que teve o coração traspassado pela dor (Lc 2,35), teve a vida "virada e revirada" tantas vezes por Deus (seu Filho) e seus seguidores, sempre aprendendo, sempre dando passos, se mantendo fiel no caminho.
c. Há um motivo cultual: celebrar de modo adequado liturgicamente e devocionalmente Nossa Senhora. Mais uma vez João Paulo II nos lembra que a verdadeira celebração leva a Deus Trindade, mesmo quando celebra Maria. Muitas celebrações litúrgicas e devocionais, ao longo do ano, lembram aos cristãos a presença, a fé, a força, o exemplo, as graças, a intercessão da Virgem santa. Nessas celebrações, à medida que aprofundamos o conhecimento da vida da Mãe do Senhor, vamo-nos dando conta de que ela nos estende a mão por estar do nosso lado, voltada para Deus como nós e conosco.
 d. Há um porquê pastoral: ter a capacidade de evangelizar, de comunicar o sentido de Maria ao Povo de Deus e à sociedade. O conhecimento sobre Maria não pode ficar preso no coração de cada um. Quem aprofunda sua fé, seu conhecimento, sua celebração, sua espiritualidade em torno da pessoa de Maria torna-se, pouco a pouco, testemunha do Evangelho do Senhor Jesus. Entra em diálogo com o Povo de Deus, a partir de sua comunidade, e com a sociedade. Conhecer Maria é abrir-se ao diálogo evangelizador. Isso significa: estar pronto para dar razões da própria fé (1Pr 3,15), sem desvalorizar a fé dos outros; acolher as diferenças, buscando enriquecer a vida. Nesse diálogo evangelizador o Concílio Vaticano II convida a olhar para Maria como a intercessora pela unidade entre todos os cristãos (LG 69).6 Aqui inicia o compromisso ecumênico. Maria nos leva a pensar seriamente no ecumenismo e no diálogo inter-religioso, mesmo que "os outros" não gostem de, não rezem a, não cultuem Maria.

Como conhecer Maria?
Maria se encontra no coração da história da salvação, no coração do mistério. Mistério não é algo desconhecido, mas é algo que se revela, que quer ser conhecido. Mistério não é algo que nos causa medo, é algo que nos causa admiração. Diante do mistério é inevitável a atitude do silêncio, do silêncio contemplativo. Esse silêncio, porém, não é estático, pois gera uma força interior que transforma a vida, modifica, pouco a pouco, o pensamento e o coração. O mistério merece respeito e reverência. Maria faz parte do mistério. Conhecer Maria exige respeito e reverência. Isso não significa que não se pode tocar no mistério, que não se pode tocar em Maria. Congelar o mistério, não tocá-lo, colocá-lo numa redoma de vidro, isso sim seria falta de respeito e de reverência. Assim também com Maria. Maria é uma mulher profundamente inserida na história da salvação, por isso, profundamente inserida na história de seu povo, tirá-la do seu tempo e de seu contexto é desrespeitá-la. Somente compreendendo-a no seu tempo e no seu contexto é que poderemos entender o seu significado para todos os tempos e para todos os contextos. Nesse caminho existem algumas fontes que nos ajudam:
a. A bíblia: fonte principal de toda a teologia. A Palavra de Deus, lida ao longo dos séculos, é critério fundamental para o conhecimento de Maria. Sempre lida dentro da Tradição eclesial, não esquecendo a diversidade de enfoques, que enriquece e ilumina o conhecimento e a espiritualidade.
b. O “sensus fidelium”, ou seja, aquela sensibilidade nascida da fé mais profunda e genuína consensual dos fiéis. Essa sensibilidade ao longo dos tempos contribuiu para compreender a revelação divina continuada na vida concreta das comunidades, também na pessoa de Maria.
c. A Tradição: primeiros teólogos, chamados de Padres da Igreja ou Santos Padres, e teólogas, hoje chamadas de Mães da Igreja, e a liturgia. Duas fontes que se unem numa vertente de vida de fé: teologia original e liturgia. A Igreja celebra o que crê e crê o que celebra.7
d. O Magistério pastoral: Concílios, Santa Sé, ensinamento e pregação dos pastores reunidos ou individualmente. Os que foram constituídos pastores da Igreja exercem uma função de ensino e, por isso, ajudam a compreender a revelação divina.
 e. A Teologia: estudo e reflexão sistemática e crítica da doutrina e da fé da Igreja. A teologia e a “ferramenta” usada para aprofundar de modo crítico o conhecimento e a fé em Deus. Essas fontes sozinhas não têm força. Elas precisam ser trabalhadas com métodos. Um primeiro método quem nos sugere é o Concílio Vaticano II, quando, ao falar do método teológico no documento Optatam Totius, ao número 16, cita São Boaventura:
“(Ninguém) pense que basta a leitura, sem unção, a especulação, sem devoção, a pesquisa, sem admiração, a observação, sem a exaltação, a arte, sem a piedade, a ciência, sem a caridade, a inteligência, sem a humildade, o estudo, sem a graça divina, a contemplação, sem a sabedoria divinamente inspirada”.
 Aqui se lembra a necessidade de unir fé e razão, colocando o acento na devoção. O estudo sobre Maria somente será frutuoso se for feito com devoção. Quando puramente racional, o conhecimento sobre Nossa Senhora se torna seco, árido e leva à profunda crise de fé e de relacionamento com Deus. Outro método nos é dado pela Igreja Latino-americana e, de modo especial, vem sendo usado pela CNBB em seus documentos pastorais. É o método que parte da vida, constatando as realidades sensíveis, as fragilidades, as necessidades, as alegrias, as forças, passando para a iluminação da palavra de Deus e da fé, identificando o que Deus tem a dizer sobre o constatado na vida. Por último, olhando para a vida e para Deus, se busca a resposta sobre o que é possível fazer. Esse método ficou conhecido como: ver, julgar e agir. Hoje acrescentamos a esse método avaliar e celebrar, pois nosso conhecimento deve ser aprofundamento da fé (conhecimento da vida e iluminação de Deus), evangelização (transformação da vida), re-proposta de ação (avaliação para continuar aprofundando e transformando a vida) e celebração (comunhão cada vez mais plena com Deus e com os irmãos e as irmãs na fé). Podemos tentar resumir: o conhecimento de Maria será tanto mais legítimo, quanto mais aprofundado nas fontes a partir da vida com devoção.

O que atrapalha?
É importante ter consciência que algumas coisas atrapalham o conhecimento de Maria.

a. Uma atitude espiritualizante. Pensar que tudo deve ser visto somente do ponto de vista espiritual é um erro muito comum no estudo sobre Maria. Ela é pessoa completa. Deus não tirou a sua vida na história, na sociedade de Israel, no seu tempo.
b. Uma atitude maximalista. Colocar Nossa Senhora como o “máximo”. Ao longo da história ocorreram exageros. Ela é importante. Ela ocupa um lugar singular. Porém, se deve tomar cuidado para não colocá-la no lugar de Deus. Sua função, como a de qualquer criatura, é subordinada a Cristo. Ela mesma diz “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).
 c. Uma atitude minimalista. Já que não é o máximo então é o mínimo. Também ocorreu na história e também não é correta. Ela está no coração da história.
d. Uma atitude puramente devocional. Por causa da devoção não se pode dizer nada que pareça ferir a honra de Maria ou que vá contra aquilo que se crê. É importante lembrar que nem sempre nossa devoção está construída corretamente e, por isso, muitas coisas irão nos questionar, mas não irão machucar Maria, pelo contrário irão honrá-la ainda mais, pois a farão verdadeiramente serva do Senhor, como ela mesma se chamou (Lc 1,38).

e. Uma atitude puramente racional. Com facilidade alguns jogam fora dados de fé que não entendem, simplesmente porque a razão não explica, esquecendo de “imitar”, Maria que guardava e meditava todas as coisas em seu coração (Lc 2,19.51).

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)