Przejdź do głównej zawartości

Importância do estudo da mariologia

Importância do estudo da mariologia

Mariologia, estudo excelente - A mariologia é um estudo excelente por se tratar de Maria, a obra-prima (mestra) de Deus.
 O próprio Concílio Vaticano II afirma que: - Maria é aquela que “na Santa Igreja ocupa o lugar mais alto depois de Cristo e o mais perto de nós” (L. G., no. 54).
 O estudo de Maria é excelente porque Maria é elemento central no cristianismo.
- “Ora, se Jesus é o centro do cristianismo, Maria é central, por ser a pessoa que está mais próxima deste centro” (Clodovis Boff. Introdução à mariologia, p. 15).
 Por isso, nós devemos considerar o estudo mariológico excelente pelo valor e amor que damos à pessoa de Maria.

Mariologia, estudo necessário
- A mariologia é um estudo necessário, pois nos aproxima de Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem nas entranhas de Maria, e nos aponta para ela como a discípula que mais se assemelha ao Mestre de Nazaré.
Maria é a mulher de fé que mais se assemelha a Jesus Cristo, nosso Mestre.
 Maria “é a face que a Cristo mais se assemelha” (Dante. Divina Comédia, par. XXXII, 85).
Maria é a discípula exemplar de Jesus, que ouviu, acolheu e praticou a Palavra ensinada pelo Mestre de Nazaré.
 “A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de ‘filhos no Filho’ nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc 1,45) e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf. Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor” (Doc. de Aparecida, no. 266).
Por isso, nós devemos reconhecer que o estudo mariológico é necessário e indispensável para a nossa caminhada de discípulos de Cristo.
Mariologia, estudo vantajoso - A mariologia é um estudo vantajoso, pois a compreensão do mistério de Maria nos facilita o conhecimento de Deus e de seu amor por nós.
Quando procuramos conhecer a Virgem Maria, conseguimos, também, compreender melhor o Deus revelado por Jesus Cristo.
 “Conhecer a Mãe é adentrar-se no Mistério do Filho e captar melhor o próprio Mistério do Amor do Pai comunicando-se aos homens” (Ir. Aleixo Maria Autran. A Humilde Virgem Maria, p. 207).
Em Maria nós encontramos um pequeno compêndio da fé cristã.
 Maria é síntese da fé cristã, pois ela “une em si de certo modo e reflete as supremas normas da fé” (Concílio Vaticano II. L. G., no. 65).
 “No nome da Tehotokos está contido todo o mistério da salvação” (S. João Damasceno. De fide orthodoxa. III, 2; pg 94, 1029).
Por isso, nós devemos perceber que o estudo mariológico é muito vantajoso para o conhecimento da fé cristã.

Mariologia, estudo interessante - A mariologia é um estudo interessante, uma vez que aborda Maria como caminho e ideal de santidade para os cristãos em seu itinerário espiritual.
A mariologia nos permite concretizar e visualizar melhor o Evangelho de Jesus, do qual ela se torna modelo de vivência para nós.
O conhecimento de Maria ilumina e orienta nossa caminhada de seguidores de Cristo em busca de perfeição cristã.
 “Se Cristo é o sol, Maria é o céu onde Ele brilha. Cristo é a gema preciosa, Maria é o escrínio em que está guardada (estojo, guarda-jóias). Se Cristo é a flor, Maria é a planta incorruptível de onde procede” (Hesíquio de Jerusalém. Sermo IV: pg 93, 1464 D).
Por isso, nós devemos julgar o estudo mariológico como interessante para nós.

Komentarze

Prześlij komentarz

Nieustanne potrzeby??? Nieustająca Pomoc!!!
Witamy u Mamy!!!

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)