Importância do estudo da mariologia

Importância do estudo da mariologia

Mariologia, estudo excelente - A mariologia é um estudo excelente por se tratar de Maria, a obra-prima (mestra) de Deus.
 O próprio Concílio Vaticano II afirma que: - Maria é aquela que “na Santa Igreja ocupa o lugar mais alto depois de Cristo e o mais perto de nós” (L. G., no. 54).
 O estudo de Maria é excelente porque Maria é elemento central no cristianismo.
- “Ora, se Jesus é o centro do cristianismo, Maria é central, por ser a pessoa que está mais próxima deste centro” (Clodovis Boff. Introdução à mariologia, p. 15).
 Por isso, nós devemos considerar o estudo mariológico excelente pelo valor e amor que damos à pessoa de Maria.

Mariologia, estudo necessário
- A mariologia é um estudo necessário, pois nos aproxima de Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem nas entranhas de Maria, e nos aponta para ela como a discípula que mais se assemelha ao Mestre de Nazaré.
Maria é a mulher de fé que mais se assemelha a Jesus Cristo, nosso Mestre.
 Maria “é a face que a Cristo mais se assemelha” (Dante. Divina Comédia, par. XXXII, 85).
Maria é a discípula exemplar de Jesus, que ouviu, acolheu e praticou a Palavra ensinada pelo Mestre de Nazaré.
 “A máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de ‘filhos no Filho’ nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (cf. Lc 1,45) e obediência à vontade de Deus (cf. Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (cf. Lc 2,19.51), é a discípula mais perfeita do Senhor” (Doc. de Aparecida, no. 266).
Por isso, nós devemos reconhecer que o estudo mariológico é necessário e indispensável para a nossa caminhada de discípulos de Cristo.
Mariologia, estudo vantajoso - A mariologia é um estudo vantajoso, pois a compreensão do mistério de Maria nos facilita o conhecimento de Deus e de seu amor por nós.
Quando procuramos conhecer a Virgem Maria, conseguimos, também, compreender melhor o Deus revelado por Jesus Cristo.
 “Conhecer a Mãe é adentrar-se no Mistério do Filho e captar melhor o próprio Mistério do Amor do Pai comunicando-se aos homens” (Ir. Aleixo Maria Autran. A Humilde Virgem Maria, p. 207).
Em Maria nós encontramos um pequeno compêndio da fé cristã.
 Maria é síntese da fé cristã, pois ela “une em si de certo modo e reflete as supremas normas da fé” (Concílio Vaticano II. L. G., no. 65).
 “No nome da Tehotokos está contido todo o mistério da salvação” (S. João Damasceno. De fide orthodoxa. III, 2; pg 94, 1029).
Por isso, nós devemos perceber que o estudo mariológico é muito vantajoso para o conhecimento da fé cristã.

Mariologia, estudo interessante - A mariologia é um estudo interessante, uma vez que aborda Maria como caminho e ideal de santidade para os cristãos em seu itinerário espiritual.
A mariologia nos permite concretizar e visualizar melhor o Evangelho de Jesus, do qual ela se torna modelo de vivência para nós.
O conhecimento de Maria ilumina e orienta nossa caminhada de seguidores de Cristo em busca de perfeição cristã.
 “Se Cristo é o sol, Maria é o céu onde Ele brilha. Cristo é a gema preciosa, Maria é o escrínio em que está guardada (estojo, guarda-jóias). Se Cristo é a flor, Maria é a planta incorruptível de onde procede” (Hesíquio de Jerusalém. Sermo IV: pg 93, 1464 D).
Por isso, nós devemos julgar o estudo mariológico como interessante para nós.

Komentarze

Publikowanie komentarza

Nieustanne potrzeby??? Nieustająca Pomoc!!!
Witamy u Mamy!!!