Przejdź do głównej zawartości

Matrimônio 3


Nulidade de casamentos: processos gratuitos!

Será necessário um incremento no voluntariado para não se onerar as cúrias



Por Edson Sampel - São Paulo, Região Sudeste, Brasil, 09 de Setembro de 2015 (ZENIT.org)



A carta apostólica “Mitis Iudex Dominus Iesus”, do papa Francisco, publicada aos 8 de setembro de 2015, altera o disposto em vários cânones do “Codex Iuris Canonici” (Código de Direito Canônico).



No item VI do preâmbulo da referida carta, emitida em forma de “motu próprio”, lê-se o seguinte:



“ (..)  salva iusta et honesta tribunalium operatorum mercede, ut processuum gratuitati caveatur et Ecclesia, generosam matrem se ostendens fidelibus, in re tam arcte animarum saluti cohaerente manifestet Christi gratuitum amorem quo salvi omnes facti sumus.”



Em vernáculo (observe-se, contudo, que o texto oficial é o latino, pois se dá nova disposição ao teor do código canônico):



“ (...) ressalvada a justa e digna remuneração dos operadores dos tribunais, garanta-se a gratuidade do procedimento, porque a Igreja, mostrando-se aos fiéis como mãe generosa em um assunto tão estreitamente ligado à salvação das almas, manifesta o amor gratuito de Cristo, pelo qual fomos salvos.” 



As cortes canônicas, mormente os tribunais superiores no Vaticano, terão de interpretar a supramencionada norma papal, a fim de verificar se na expressão “tribunalium operatorum” (operadores dos tribunais) se incluem tão somente os empregados assalariados (notários, secretários, recepcionistas etc.), ou, igualmente, os juízes, advogados, defensores do vínculo e promotores, os quais, no Brasil, geralmente percebem um pró-labore ou atuam em regime de voluntariado.



De qualquer modo, parece que a gratuidade das custas vai virar mesmo  realidade. Espera-se que haja um incremento do voluntariado de clérigos e leigos capacitados em direito canônico, até mesmo para que as cúrias não tenham de arcar com um ônus financeiro pesadíssimo. O voluntariado funciona em muitas pastorais e decerto pode ser uma solução para ajudar a viabilizar a gratuidade das custas nos processos de nulidade de casamento. 



Nada obsta, também, que os fiéis que dispõem de recursos financeiros sejam admoestados a ofertar um tanto de contribuição pecuniária, quando baterem às portas de um tribunal eclesiástico.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)