Przejdź do głównej zawartości

Natividade de Maria


Natividade de Nossa Senhora: O que podemos presentear à Nossa Senhora?

Ir. João Antônio Johas Leão ,

No dia 8 de setembro a Igreja recorda o nascimento da Virgem Maria. Essa festa acontece exatamente 9 meses depois de celebrarmos a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, no dia 8 de dezembro. Durante todo esse tempo Maria estava “sendo gestada” no seio de Santa Ana e agora que nasce, faltam palavras para expressar a grandeza desse acontecimento. Como poderemos celebrar bem esse dia? O que podemos presentear à Nossa Senhora?

 "Como poderemos celebrar bem esse dia? O que podemos presentear à Nossa Senhora?"

Quando uma criança nasce, existe um ar de misteriosa alegria ao redor dela. É toda uma vida que a espera! O que será dessa criança? Quais serão os planos que Deus tem para ela? Como cuidar para que ela seja sempre feliz? Como preservá-la do mal que está por todo lado? Os pais não possuem todas as respostas, mas não lhes falta o amor incondicional e a disposição para fazer tudo o que for necessário para que seu filho seja feliz.


E como foi o nascimento de Maria? Naquele momento estava nascendo aquela que iria trazer ao mundo o Salvador. É uma criança, em um sentido, como todas as outras, mas com uma missão realmente singular. Preparada para essa missão desde o dia em que foi concebida sem a mácula do pecado original, guardaria essa pureza por toda a sua vida e, atenta a voz de Deus, pôde responder seu 'Sim' para o anjo que anunciava sua missão. Que alegria não houve na casa de Santa Ana e São Joaquim. Mas que alegria maior não aconteceu no céu, quando o Filho de Deus via nascer sua própria mãe, a criatura mais perfeita, mais santa e mais bela. Como nos diz o hino das laudes de hoje: “Tua Beleza fulgura, / cingida embora de céus, / pois nos trouxeste, tão pura, / o próprio Filho de Deus”.

Se eu pudesse resumir todos os desejos de Maria em apenas um, escolheria o desejo de dar glória a Deus com a própria vida. As poucas palavras que a escutamos dizendo nos Evangelhos nos mostram isso: “Faça-se em mim segundo a vossa palavra; fazei tudo o que Ele vos disser; A minha alma engrandece o Senhor...”. E imagino que o melhor presente que possamos oferecer para ela no dia de hoje é, na verdade, fazer o mesmo que ela fez em toda sua vida: fazer das nossas vidas uma vida agradável a Deus.

É com esse desejo que ela continua, como mãe nossa que é, intercedendo por cada um de nós, ajudando-nos a caminhar cada dia melhor pelo caminho de Deus. Tudo o que ela faz é em vistas de reunir os seus filhos e apresentá-los ao seu Primogênito. Quanto mais nos deixemos educar por Maria nesse caminho, mais contente ela estará e mais feliz nós seremos. Não tenhamos medo de ir até ela, porque tudo nela aponta para Jesus.

Que nesse dia possamos olhar para a menina Maria, que nasce para essa missão tão especial de ser Mãe de Deus e nossa mãe, e agradecer a Deus por tão imenso dom. Que nos aproximemos dela com confiança de que por ela chegaremos certamente a nossa meta, o Senhor Jesus.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)