Przejdź do głównej zawartości

Estudo sobre a devoção do Perpétuo Socorro na Bahia


Estudo sobre a devoção do Perpétuo Socorro na Bahia

Nos dias 07 e 08 de outubro de 2015, no Centro Missionário Redentorista, em Salvador, aconteceu o Encontro dos responsáveis pela devoção do Perpétuo Socorro na Bahia, num total de 30 pessoas, vindas de 9 comunidades. O evento foi preparado e conduzido pela “Comissão do Perpétuo Socorro” com o apoio do governo Vice-Provincial.

O encontro seguiu a metodologia dos quatro passos; ver, julgar, agir e celebrar. Após a oração inicial tivemos o documentário (de Roma) sobre a história e a devoção do ícone. Em seguida houve uma grade partilha de experiências e do material usado na Novena Perpétua. Foi apresentada a origem e a história da Novena Perpétua e algumas luzes como melhorar a celebração da mesma. A noite participamos da Novena Perpétua na paróquia da Ressurreição, em Ondina, e da confraternização dos membros dos Servos do Perpétuo Socorro. Na quinta-feira trabalhamos, mais de perto, a história do ícone e a explicação dos detalhes. Foram apresentadas as explicações sobre os Estatutos da Irmandade, sobre a indulgência plenária; as datas do Ano Jubilar e outras sugestões para animar mais as celebrações.


Foram os três objetivos deste encontro (conforme o desejo do superior Vice-Provincial): partilhar as experiências e unificar o esquema e o material usado nas celebrações das Novenas; ver a possibilidade de incluir os membros das Irmandades na “família redentorista”; e preparar o esquema da Peregrinação como o ícone.

Anima-nos o interesse e a doação de muitos leigos que já assumiram a bandeira do Perpétuo Socorro. Enche-nos de esperança a vontade de muitos em querem conhecer mais e melhor a história e a espiritualidade do ícone. Esperamos o momento da abertura e inauguração do Centro do Perpétuo Socorro, em Ondina, e ampliação de mais horários da celebração da Novena Perpétua.

Com o Papa Francisco “O pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia” (Misericordiae Vultus, 24), o ícone do Amor, pedindo-lhe que nunca se canse de volver para nós os seus olhos misericordiosos e nos faça dignos de contemplar o ROSTO da MISERICÓRDIA, seu Filho Jesus.

Salvador, 12 de outubro de 2015

Pe. Jozef Grzywacz, CSsR




ENCONTRO SOBRE A DEVOÇÃO DO PERPÉTUO SOCORRO

07 E 08 DE OUTUBRO DE 2015 – SALVADOR - BA



Aconteceu em Salvador-BA, entre os dias 07 e 08 de outubro de 2015, no Centro Missionário Redentorista o 1º encontro sobre a devoção de Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro. Estiveram presentes, em número significativo, os representantes das comunidades de Camaçari, Ondina, Barris e Bairro da Paz.

Neste encontro se fez presente o Bispo de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, que fez a abertura. Em sua fala ele convidou a cada um dos participantes a viver a experiência de Maria na espiritualidade e no seguimento do Cristo Salvador. Neste convite também o Bispo descreveu a dor e o amor da Mãe de Cristo, o seu olhar e a sua entrega para a realização da missão do Pai. Ainda acrescentou que o encontro representava para ele uma grande novidade carregada de alegria, uma vez que a importância do tema é relevante para o crescimento do conhecimento do ícone.

Os padres Antonio Niemiec, Membro do Centro Missionário, Tadeu Pawlik, Superior da Comunidade, Pedro Gruzdz, Coordenador do Centro Missionário, Adão Mazur, Coordenador da Equipe Missionária, Ir. Valdeneir Alves de Brito Secretário e Arquivista da Vice-província e o padre Cristóvão Przychocki Superior da Comunidade e Pároco de Ondina também participaram do encontro.

Logo após as boas vindas, o padre Jozef André Grzywacz, Membro da Comunidade, desenhou o roteiro do encontro, a sua importância para os devotos de Maria, bem como, fez todo o caminhar explicativo sobre o ícone do Amor e o seu envio pelo Papa Pio IX, na sua pronúncia: “Façam-na conhecida no mundo inteiro”. E assim se sucedeu, logo no primeiro dia assistimos um documentário feito em Roma, apresentado por Dom Darci, onde nos foi falado sobre o ícone e sua história, bem como sobre a Igreja construída em homenagem a Mãe do Perpétuo Socorro, a sua devoção, as Novenas e a peregrinação dos fiés de todo o mundo para pedidos e agradecimentos.

O padre Jozef Grzywacz, pesquisador e estudioso sobre o ícone apresentou e descreveu de forma minuciosa cada detalhe do quadro, os lugares de devoção e o crescimento dos que dizem Sim ao chamado de Cristo, tendo como referência de fé, Maria.

Ao meio dia o almoço foi oferecido pelo Centro Missionário, onde com alegria, todos puderam se deliciar com um excelente banquete acompanhado de muita descontração e amizade em Cristo.

 Os trabalhos a tarde teve reinício às 14h, onde o padre Jozef, convocou os devotos de Maria ao empenho de um novo fervor, um novo dinamismo, sem esquecer sobre a centralidade da Igreja e de todo povo de Deus, que está em Cristo Jesus, centro de nossa fé e esperança.

As 17h30 os participantes do encontro foram para a Igreja Ressurreição do Senhor – Ondina, onde às 18h juntamente com os Servos do Perpétuo Socorro da respectiva Igreja, participaram da Novena Perpétua; logo após, com muita alegria, houve confraternização onde o objetivo central era o amor e a partilha.

No segundo dia do encontro às 8h, foi servido um delicioso café. As 8h30, o padre Jozef deu prosseguimento ao tema sobre a Mãe do Perpétuo Socorro, o Estatuto da Irmandade e sua finalidade, bem como descreveu o significado da Indulgência Plenária, além de aprofundar sobre os documentos da Igreja que falam sobre a Mãe de Deus, apresentou ainda, de forma clara, as formas de devoção; lembrou que a Igreja é Cristocêntrica e que Maria ocupa um lugar especialíssimo, sendo ela a Estrela da Nova Evangelização, que nos convida para uma grande obra nesta caminhada evangélica.

Por fim, ao meio dia todos se dirigiram para a capela do Centro Missionário, onde foi celebrada a Novena, com muito amor. Nesta celebração, todos tinham um só pensamento: Para amar a Cristo somos convidados a amar Maria a Mãe do Perpétuo Socorro. Neste pensamento de união em Cristo, foi servido o almoço, e logo, todos se despediram com a certeza de que Maria nos chama para o seguimento a Jesus.

Manoel Felizardo dos Santos - MRL







Estudo sobre a devoção do Perpétuo Socorro na Bahia
A partilhar enriquece nossa vida missionária para o “faça-a conhecida”

Com a finalidade de vigorar a dinâmica da devoção do Perpétuo Socorro na Vice- Província Redentorista da Bahia, que a comunidade Redentorista (consagrados e leigos) diversa e dispersa se reuni para viver a “utopia” da comunhão eclesial: “todos em um só coração e uma só alma”. No último encontro ocorrido no centro missionário redentorista (Salvador-Ba), deu-se um momento de destaque às experiências de cada comunidade no que se refere à devoção do “Ícone do Amor”.
Sob o método de trabalho pastoral VER, JULGAR, AGIR, REVER E CELEBRAR, as comunidades apresentaram suas realidades e perspectivas futuras para uma pastoral à luz da novena perpétua do ícone do amor. Seguindo a ordem de apresentação, tivemos a presença das seguintes comunidades: Paróquia Ressurreição do Senhor- Ondina (Salvador); área pastoral nossa senhora das candeias- Pituaçu (Salvador); São Francisco (Camaçari); Perpétuo Socorro- Bairro da Paz (Salvador); São Lázaro- federação (Salvador); Barris e Sagrado Coração de Maria-Corte Grande (Salvador).
Paróquia Ressurreição do Senhor- Ondina / São Lázaro
REALIDADE
A realidade da comunidade causa grande alegria. Em junho, com a abertura oficial do Ano Jubilar a nível de Vice-Província, a comunidade despertou-se para esta devoção mariana. A prova dessa evolução na devoção é a criação de mais um horário de celebração nas quartas-feiras. O crescimento da devoção embora esteja crescendo, ainda mantém-se a estrutura da novena ligada a santa missa.
DINÂMICA
Um grande problema pastoral enfrentado pela comunidade foi sobre quais os fins dados aos pedidos escritos pelos devotos e depositados, por isso, impulsionou a comunidade a dinamizar as celebrações com a queima dos pedidos dos devotos, durante a própria celebração.  Outros elementos foram inseridos na celebração, e demonstraram ótimo ganho pastoral: entrada do estandarte da irmandade que zela pela devoção; Três “ícones peregrinos” que visitam as famílias durante a semana; e a leitura de testemunhos dos devotos. Em suma, são estes elementos na celebração de grande relevância para os devotos: Os pedidos e agradecimentos, consagração a N. S. do Perpétuo Socorro e a imposição das mãos. No geral a devoção nessa comunidade tem crescido fortemente graças a presença da irmandade servos do Perpétuo Socorro, 120 leigos que inflamados pelo amor ao ícone transmitem com fé essa devoção da Igreja.
PERSPECTIVAS
Uma das perspectivas da comunidade no que se refere à devoção do Perpétuo, diz diretamente a consolidação dessa comunidade como referência na devoção em Salvador-Ba. Pensa-se na criação de um espaço físico destinado a devoção; a disponibilidade de novos horários da novena perpétua (sem Eucaristia); e um trabalho de propagação maior ainda através da irmandade servos do perpétuo socorro.
São inúmeros os esforços da comunidade na celebração desse ano jubilar. Vários materiais estão sendo desenvolvidos e usados despertar a devoção do Perpétuo socorro. A comunidade também está organizando um concurso musical do hino litúrgico dos 150 anos da devoção nas mãos dos Redentoristas.

Área pastoral N. S. das Candeias- Pituaçu
REALIDADE
Com muito esforço a comunidade está progredindo na devoção do Perpétuo Socorro. Por muito a comunidade teve uma irmandade ativa, mas que nos últimos tempos definhou deixando de existir. A novena acontece toda quarta-feira na Igreja matriz de nossa Senhora das Candeias, com uma participação cada vez mais crescente do povo.

DINÂMICA
A estrutura utilizada nas celebrações é o tradicional da novena sem missa. Com a chegada do Pe. João Batista, CSsR, atual responsável por esta área pastoral, algumas alterações ocorreram na dinâmica da celebração. Houve uma elaboração de um novo subsídio celebrativo, com a participação das comunidades que formam a área pastoral, como responsáveis por cada quarta-feira. Na celebração foi incrementado o depósito dos pedidos dos fiéis devotos. A comunidade está em processo das santas missões, e por isso, outro elemento importante da devoção está sendo as orações nas casas com a presença do ícone do Perpétuo Socorro.
PERSPECTIVAS
Todos os esforços estão acontecendo para que a devoção receba um caráter cada vez mais presente na comunidade. Também a comunidade trabalha para resgatar a irmandade que tanto colabora na devoção.
Comunidade São Francisco de CAMAÇARI
REALIDADE
Em Camaçari, há comunidades que recentemente tiveram as santas missões redentoristas. Esse novo vigor missionário nas comunidades trouxe também uma nova realidade de devoção mariana. Começada nas santas missões as comunidades agora continuam sua devoção celebrando a novena através do material deixado pelos missionários redentoristas.
PERSPECTIVAS
Todo início é sempre difícil, mas empolgados com o espírito das missões a comunidades querem tornar evidente a devoção do Perpétuo Socorro nos seus momentos de orações. Talvez fosse muita pretensão, mas a comunidade pode ser mais um lugar forte onde a irmandade do Perpétuo Socorro trabalhe em prol da propagação da devoção. Como expectativas das comunidades de Camaçari, gostariam de contar por vezes da presença das comunidades onde a devoção já está desenvolvida.
Bairro da Paz
REALIDADE
É uma comunidade que teve a presença dos missionários redentoristas por muito tempo na assistência pastoral. A devoção nessa comunidade quando se trata da novena perpétua caiu bastante. No entanto a festa a cada ano, no dia 27 de junho torna o grande marco de evangelização e propagação da devoção, com a presença significativa de fiéis.
PERPECTIVAS
Uma das propostas para renovação da devoção do Perpétuo Socorro nessa comunidade é presença e apoio das irmandades de outras comunidades para ajudá-los na dinâmica da celebração e na estruturação do grupo de fiéis presentes no bairro da paz.
Barris
REALIDADE
Embora não haja uma comunidade eclesial única propriamente dita nesta área, por muitos anos a devoção se fez presente tanto por momentos celebrativos na residência dos missionários redentoristas como na paróquia São Pedro, onde foi feita as santas missões populares. Hoje ainda mantém-se a devoção na Igreja de São Pedro, com a mesma dinâmica iniciada nas santas missões.
PERSPECTIVAS
A singular direção a ser tomada nos Barris refere-se a tornar a presença ativa dos missionários redentoristas nesta área. Também é proposta retornar momentos celebrativos devocionais em nossos espaços físicos. Outro ponto apresentado é a formação de leigos que assuma a devoção da novena nas suas comunidades.
Sagrado Coração de Maria-Corte Grande
A novena nesta comunidade como em tantas outras inicialmente era feita somente na Igreja, mas devido uma necessidade pastoral, hoje são realizadas também nas residências, organizadas e divididas em grupos dos membros da irmandade servos do Perpétuo Socorro. A presença da imagem peregrina entre as famílias favoreceu o crescimento da devoção na comunidade. Na medida em que a devoção vai crescendo também está crescendo o numero de membros da irmandade nessa comunidade.
Alto da Sereia
Nos últimos tempos houve uma renovação da novena nessa comunidade. O impulso renovador da celebração conduziu a devoção frente a uma pertença maior dos leigos.
A partilha entre as comunidades colocou em ênfase o lugar que damos a devoção do Perpétuo Socorro em nossas comunidades.  Os desafios são comuns, as expectativas futuras são comuns. Foi esta afirmação que o encontro visou exatamente o ponto de unidade das realidades presentes na Vice-Província. “Faça-a conhecida” é missão de todo devoto do ícone do amor.
CMR - A Novena Perpétua acontece nas Santas Missões segundo a tradição Redentorista.
 E os Missionários Redentoristas Leigos rezam a novena na casa deles. Curso de Mariologia no CMR
Comissão do Jubileu:  Kit jubilar, (Banner, camisas, vela e cartazes); Encontro nas casas de formação; Estudo mariano na paróquia em Bom Jesus, Retiro para o Verbo de Vida; Estudo para as monjas Carmelitas, Apostilha “Respirar com os seus dois pulmões”; Site; Produção de Slides; Artigo para o Governo Geral, artigos mensais para o Ressuscitado, Entrevista para TV Web Bom Jesus, Catequeses pela Rádio Bom Jesus. Entrevista no programa TV Salvador “Chão e Paz”, entrega da Pasta sobre o Ano Jubilar a todas as comunidades da VRB, divulgação na Editora Paulus, Elaboração de 04 livros da Novena Perpétua pela Paulus, Encontro Vice-Provincial sobre a devoção e a Novena Perpétua, Ajuda para os Servos na paróquia da Ressurreição de Ondina, encaminhamento da Carta aos Bispos do Nordeste III.

Falta de dados: Paróquia e Santuário Bom Jesus da Lapa, Itabuna, Arraial d´Ajuda
Salvador, outubro de 2015 - Irmão Valdeneir, CSsR

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)