Przejdź do głównej zawartości

Aparecida: Histórico e Mensagem

Aparecida: Histórico e Mensagem
Pe. Eugênio Antônio Bisinoto, CSsR,
No Brasil, o título mariano mais conhecido é Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja Imagem original mede 36 centímetros e pesa, aproximadamente, dois quilos e meio. Atualmente, encontra-se no Santuário Nacional, em Aparecida, SP.
Feita de terracota, um barro tipicamente paulista, a Imagem era policromada, de várias cores. Sua negritude se deve, primeiramente, à fumaça das velas queimadas em seu louvor, e, depois, à permanência dela, durante muito tempo, no fundo lodoso do rio Paraíba do Sul.
Em outubro de 1717, a Imagem foi encontrada por João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, no rio Paraíba do Sul. Acharam primeiro o corpo e, depois, a cabeça da Imagem. Após esse encontro, os três humildes e benditos pescadores foram recompensados com uma prodigiosa pescaria. O povo deu a Imagem o nome de Aparecida para indicar as circunstâncias misteriosas de seu encontro.
CULTO MARIANO
Filipe Pedroso levou a Imagem para sua casa. Ele mesmo, juntando a cabeça ao corpo, colou a Imagem com cera preta. Depois colocou-a num pequeno altar, em sua casa. Sua família e vizinhos iniciaram o culto familiar diante da Imagem. Todos os sábados os primeiros devotos se reuniam para rezar o terço e cantar as ladainhas nas piedosas melodias populares da época.
Em 1733, Felipe Pedroso foi residir no Porto Itaguaçu, local onde fora achada a Imagem. Lá entregou-a a seu filho Atanásio. Este construiu um pequeno oratório para Nossa Senhora, no próprio Porto Itaguaçu, à beira da estrada, por onde transitavam muitos viajantes. O culto mariano extrapolou os limites locais, propagando-se para outras regiões.

Percebendo a importância e a expansão da devoção mariana, o Pe. José Vilela, pároco da Paróquia de Guaratinguetá, construiu, no Morro dos Coqueiros, a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Foi benta e inaugurada em 26 de julho de 1745.
De 1845 a 1888, foi construída uma Igreja maior. Foi solenemente benta e inaugurada por Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo, aos 24 de junho de 1888. Em 1908, o Papa Pio X lhe concedeu o título de Basílica Menor. É o mesmo templo que hoje conhecemos como Basílica Velha.
TRABALHO MISSIONÁRIO DOS REDENTORISTAS
Pioneiros redentoristas. A pedido dos bispos brasileiros, os redentoristas assumiram o atendimento pastoral do Santuário mariano em 1895. Eles haviam chegado a 28 de outubro do ano anterior. Imprimiram um caráter missionário ao trabalho pastoral junto aos devotos e aparecidenses.
No século XX, tendo em vista que a Basílica Velha ficara pequena para comportar o número expressivo de romarias, que vinham de várias partes do Brasil, os bispos e os redentoristas resolveram construir o Santuário Novo, com a capacidade de acolher 40 mil peregrinos. As obras de construção foram iniciadas em 1955.
Em 1980 o Papa João Paulo II lhe deu o título de Basílica Menor. Em 1984 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil a elevou a Santuário Nacional. Hoje é um grande centro mariano de evangelização.
CATEQUISTA DO POVO BRASILEIRO
Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a grande catequista do povo brasileiro. Tal expressão não surgiu arbitrariamente, mas foi formulada pelos bispos brasileiros. No documento 26, “Catequese Renovada”, aprovado em sua 21a. Assembléia Geral a 15 de abril de 1983, eles assim se expressam: “Pensando na multidão dos pobres e simples que têm verdadeira sede de Deus, recordamos agradecidos o papel de Nossa Senhora sob o título de Aparecida – a grande catequista que sustenta a fé e a esperança do povo brasileiro”.

A sua mensagem brota da sua própria Imagem, de seu simbolismo e do contexto histórico em que ela foi encontrada.
Como catequista, Nossa Senhora da Conceição Aparecida transmite a seus devotos uma bela e profunda mensagem de fé e de esperança, que os orienta em sua caminhada humana e cristã. Não há visões nem palavras da Padroeira do Brasil. A sua mensagem brota da sua própria Imagem, de seu simbolismo e do contexto histórico em que ela foi encontrada. Sua mensagem é muito rica em significados para a vida dos cristãos, mas destacamos apenas alguns aspectos relevantes.
Nossa Senhora traz à humanidade Jesus Cristo, o Salvador. Sua pequena Imagem constitui uma escultura da Imaculada Conceição. Ela aparece grávida porque a missão de Maria é oferecer ao seres humanos Jesus, fruto bendito de seu ventre.
MÃE DA UNIDADE
Nossa Senhora é a Mãe da unidade, que reúne os discípulos de seu Filho em comunidade. Quando foi encontrada, a Imagem tinha a cabeça separada do corpo. Como a Virgem Maria é imagem da Igreja, tal separação representa simbolicamente o Povo de Deus, como corpo, e o próprio Jesus como cabeça desta nova humanidade, que nasce de sua copiosa salvação. A cabeça foi colada no corpo por um dos pescadores. É preciso unir a cabeça e o corpo para que o povo se torne Corpo Místico de Cristo.
Nossa Senhora chama os cristãos a ser Igreja. Encontrada no Rio Paraíba do Sul, a Imagem é colocada pelos pescadores dentro de uma pequena barca, muito simples e pobre. Nas Sagradas Escrituras, a barca é o símbolo da Igreja de Jesus (Mt 14,22-33;Mc 4,35-41;Lc 5,1-11). “Em imagens que sempre reaparecem, os Padres da Igreja descrevem o barco da Igreja, no qual os fiéis atravessam em segurança o mar do mundo” (Manfred Lurker, escritor cristão). Portanto, a Mãe de Jesus convida os cristãos a viverem dentro da Igreja, como participantes fiéis, ativos e comprometidos com a evangelização.
Nossa Senhora convida a todos à prática da oração. Estando de pé, a Imagem tem as mãos postas em oração, revelando seu papel de intercessora junta Deus por todos os seres humanos. “Maria não vela apenas pela Igreja: tem coração tão grande quanto o mundo, e intercede ante o Senhor da História por todos os povos” (CNBB. Catequese Renovada, nº. 232). Ela convida a todos a se unirem com ela em oração, suplicando pela humanidade.
Nossa Senhora é achada nas águas. “O seu encontro nas águas simboliza a água do batismo pelo qual nascemos para Deus pelo Espírito Santo e formamos a Igreja de Cristo, sinal de sua presença no mundo” (Pe. Júlio J. Brustoloni, historiador redentorista). A água também simboliza a purificação. Tal elemento lembra a importância do sacramento da reconciliação, como purificação e perdão.
Nossa Senhora é solidária com o simples e sofredores. Em sua Imagem, faz-se “pescar” por três pescadores pobres e trabalhadores. A pesca prodigiosa, após o encontro da Imagem, liberta-os da ameaça dos poderosos. A casa de um dos pescadores torna-se o primeiro templo da Mãe Aparecida. O seu olhar aberto e compassivo mostra sua bondade e misericórdia para com os necessitados.
Pe. Eugênio Antônio Bisinoto, CSsR

Membro da Academia Marial

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)