XI Congresso mariológico Aparecida 2017

XI Congresso Mariológico 2017 - Apresentação
PROPÓSITO
Organização de um evento internacional, nos dias 9 a 11 de agosto de 2017, dedicado ao estudo interdisciplinar sobre a devoção a N. S. Aparecida no contexto das comemorações dos 300 anos de sua aparição no rio Paraíba.
 JUSTIFICATIVAS
 A devoção a Nossa Senhora Aparecida completa 300 anos em 2017. A efeméride apresenta-se como oportunidade única para reunir pesquisadores que se dedicam ao estudo das devoções populares no Brasil, e em especial, neste caso, da devoção a
Nossa Senhora Aparecida dada a sua relevância para a história, a sociedade, a política e o catolicismo brasileiro. O jubileu da devoção à imagem da Virgem Negra é um momento histórico de interesse nacional e internacional tanto para os estudos acadêmicos como também para a imprensa e o público em geral. 
  Academia tem acumulado reflexão e conhecimento sobre essa devoção e tem-se aqui a oportunidade para resgatar, agregar e avançar os estudos sobre a devoção mariana no Brasil. O evento se torna relevante também como momento de balanço e aprofundamento dos múltiplos aspectos que envolvem essa devoção e a maneira como a teologia e a ciência da religião têm abordado o tema.
 O Congresso será composto fundamentalmente por conferências plenárias sobre grandes temas, mesas redondas de debates constituídas por especialistas em religiosidade popular e sessões de comunicações abertas a estudantes e pesquisadores.
 ENFOQUES TEMÁTICOS DO EVENTO
 a) Abordagens históricas: mito de origem da devoção, balanço sobre os documentos históricos, descrição do desenvolvimento histórico da devoção.
b) Abordagem sócio-pastoral: a devoção no contexto do catolicismo popular brasileiro, a chegada dos redentoristas a Aparecida, a nacionalização da devoção, as mariologias populares, os impactos do Vaticano II, estudos comparados com outras devoções brasileiras.
 c) Abordagem teológica: ancoragem mariológica da devoção, leituras teológicas já produzidas sobre a devoção, critérios de discernimento da devoção.
d) Abordagem estética: a construção iconográfica da imagem de Aparecida, a estruturação do espaço no decorrer do tempo, as expressões artísticas nas duas Basílicas.
e) Abordagem socioeconômica: os impactos sócio-espaciais do Santuário ontem e hoje, a infraestrutura física, o aspecto do trabalho, o turismo religioso.    
 ORGANIZAÇÃO

 A organização do Evento está a cargo do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Academia Marial do Santuário de Aparecida. O evento conta com um Comitê Científico composto por especialistas que garantirá a qualidade acadêmica das comunicações e mesas redondas.

Komentarze