Przejdź do głównej zawartości

Virgem Maria: Exterminadora de Todas as Heresias


A Igreja está em crise. Sejam acusações contra o Papa Francisco ou contra outros clérigos, não há dúvida de que a crise dos abusos sexuais tem gerado um grande desgaste na Igreja. Qual é o caminho a seguir?
A crise atual pode ser entendida, pelo menos em parte, como uma crise de infidelidade do clero e dos fiéis. Os católicos – clero e leigos – realmente acreditam na fé católica? Estamos dispostos a viver com radicalidade nossa fé?
Diante do alto número de padres envolvidos em imoralidades, socialistas infiltrados na Igreja e todo tipo de heresias que nos deparamos na tentativa de derrubarem a Igreja, precisamos a aprender a invocar este título pouco conhecido da Virgem Maria: Exterminadora de Todas as Heresias.


A relação que nós temos com Maria geralmente é mais sentimental. Nos relacionamos com a mãe amorosa, calorosa que abraça seus filhos. Mas ela também é completamente dedicada a nossa salvação. E como qualquer “mamãe urso”, isso às vezes significa que ela precisa lutar.
Este título parece basear-se nos ensinamentos do Papa Pio X em sua encíclica Ad Diem Illum Laetissimum de 1904, o santo papa escreve: “E assim mais uma vez se justica o que a Igreja atribui a esta augusta Virgem que exterminou todos a heresias no mundo.” (Ad Diem Illum Laetissimum, 22).

Aqui estão duas representações icônicas de Maria lutando contra os demônios (que levam as almas a se desviarem pela heresia):
Por isso, vamos invocar a ajuda da Santíssima Mãe e com ela lutar pela verdade e santidade na Igreja.
Como o Bispo Robert Barron disse recentemente sobre os escândalos: “Este não é o momento para abandonar a Igreja. Este é o momento de lutar pela Igreja.”
Maria, exterminadora de todas as heresias, rogai por nós!
Desde que a Igreja existe, os fiéis tem sentido a necessidade de colocar em figuras pinturas de distintos personagens da história da salvação. Por isso não é de se estranhar que os primeiros cristãos tenham feito tantas representações de Nosso Senhor e, também fizeram muitas pinturas da Santíssima Virgem Maria.
Quando se representa a Virgem Maria é muito comum vê-la retrada com o Menino Jesus em seus braços ou aparecendo em algum lugar do mundo adquirindo a aparência do povo local.
No entanto, há uma imagem da Virgem Maria que chama bastante atenção por ser pouco comum e até um pouco engraçada. Alguma vez você já imaginou ver Nossa Mãe do Céu golpeando – literalmente – o demônio?
O autor desta imagem é William de Brailes, um artista que viveu na Inglaterra em meados do século XIII. William se especializou em ilustrar bíblias, saltérios, liturgia das horas e textos seculares.
Entre os muitos trabalhos que realizou destaca-se uma “liturgia das horas” encomendado por uma leiga da classe média. Naquele tempo o “livro das horas” era um tipo de manuscrito ilustrado usado pela nobreza o qual continha textos de orações, salmos e abundantes ilustrações de devoções cristãs
Precisamente neste livro das horas, também conhecido como “The De Brailes Hours”, aparece a curiosa imagem da Santíssima Virgem golpeando o demônio.
Esta imagem representa uma antiga tradição cristã segundo o qual a Virgem Maria intercedeu para que Deus perdoasse a Teófilo, um sacerdote que vendeu sua alma ao demônio e logo se arrependeu. Por alguma razão William de Brailes pensou que a melhor maneira de representar este triunfo da Virgem era desenhando o golpe no demônio.
Chama a atenção a evidente calma no rosto da Santíssima Virgem enquanto dá um belo soco no demônio, que tenta a todo custo pegar o contrato no qual supostamente se levaria a alma do pobre Teófilo.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)