Przejdź do głównej zawartości

Como rezar a Novena do Perpétuo Socorro


Saiba como rezar a Novena do Perpétuo Socorro

A Novena Perpétua, uma das práticas de fé intrinsecamente ligadas à devoção à Mãe do Perpétuo Socorro, é outra forma de fazer o anúncio da redenção, do amor de Deus, através da mensagem do ícone.
A denominação "novena perpétua" vem do fato de que as orações que fazem parte dessa devoção são rezadas num determinado dia da semana, mas em todas as semanas do ano, ininterruptamente. Em alguns lugares, a novena acontece na terça-feira, em outros lugares, na quarta-feira.
A tradição de celebrar a novena tem mais de oitenta anos. Começou em 1922, na Província Redentorista de São Luis, nos Estados Unidos. Com o passar do tempo, essa devoção propagou-se pelo mundo todo. Vale lembrar que o Papa Pio IX entregou o ícone aos cuidados dos Missionários Redentoristas em 1866.
E os missionários começaram a divulgar a devoção em suas paróquias, nas missões populares e, enfim, 61 anos depois de receberem a missão especial dada pelo Papa, os missionários começaram as novenas perpétuas nos Estados Unidos, e a celebração se espalhou pelo mundo inteiro. Hoje, não apenas nos santuários, mas em milhares de capelas e outras localidades, a novena é celebrada.
Outro aspecto que podemos agradecer a Deus é o fato desta oração ser perpétua. Ou seja, não é temporária, não tem um tempo estipulado, não tem fim.
No Brasil, são diversas as localidades onde essas novenas são rezadas semanalmente. Confira no mapa as igrejas e santuários redentoristas dedicados à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Brasil.
Abaixo, aprenda a rezar a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Como fazer a Novena:
1) Recolher-se em oração, em casa ou na Igreja;
2) Fazer o Pedido da graça que deseja alcançar;
Iniciar a Novena:
1) rezar a oração de cada dia, deste folheto;
2) praticar a boa obra de cada dia, podendo-se trocá-la por outra mais conveniente.
Primeiro dia:
“Eis aí a sua mãe”. (Jo 19,27) - Bondosa mãe do Perpétuo Socorro, que experimentastes as angústias da vida, acolhei o meu pedido. Sois a mãe e tendes o desejo de socorrer a todos, aqui está alguém que é pecador, mas que recorre a vós. Bondosa mãe, socorrei-me sem demora. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: esmola a um pobre.

Segundo dia:
“Meu espírito se alegra em Deus”. (Lc 1,47) - Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-me a ser sempre de Deus. Tudo passa como vento, Deus permanece. Eu quero ser de Deus e por isso vos suplico: socorrei-me nesta vida, ajudai-me a não perder Deus nos sofrimentos e necessidades. Bondosa mãe, aumentai minha fé, confiança, e socorrei-me com vosso amor. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: em casa, um trabalho com amor.
Terceiro dia:
“Seja feita a vossa vontade”. (Mt 6,10) - Bondosa Mãe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, compreendestes e sempre fizestes o que Deus queria, afastai de mim a dureza de coração, o orgulho, o egoísmo de só pensar em mim. Ajudai-me, bondosa mãe, a seguir a vontade de Deus e concedei-me a graça que vos peço. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: antes de dormir, agradecer a Deus por tudo que aconteceu no dia.
Quarto dia:
“... a mim o fizestes”. (Mt 25,40) - Mãe de Jesus e minha mãe, dai-me um coração para ajudar o próximo, misericordioso para perdoar sempre, humilde e manso para carregar e suportar suas fraquezas. Jesus disse que sempre faço a ele, aquilo a que faço aos outros, por isso, ajudai-me a melhor amar Deus e a meus irmãos. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, socorrei-me na graça que vos peço. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: arrumar alguma coisa para um pobre.
Quinto dia:
“Estarei no meio de vós”. (Mt 18,20) - Bondosa Mãe, como vós vivestes com Jesus e José, em casa? Concedei-me amar meus irmãos e aceitar acada um no seu jeito de ser. Dai-nos a paz, compreensão, bondade, alegria para que o espírito de jesus permaneça conosco. Bondosa Mãe, pedi a ele por todos nós. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: visitar alguém, se possível, um doente.
Sexto dia:
“Vinde a mim, eu vos aliviarei”. (Mt 11,28) - Pode a Mãe de Jesus esquecer o filho? Eu sei, ó Maria, que não nos esqueceis, mas tenho medo de eu me esquecer de vós. Peço-vos nunca perder Deus, nem a Fé, e sempre em vós. Ó Maria, feliz de quem vos conhece e a vós recorre, como o filho à sua mãe. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: entrar na Igreja e rezar por alguém.
Sétimo dia:
“Faça-se segundo tua Palavra”. (Lc 1,38) - Maria, sempre fizestes tudo o que Deus vos pediu. Para que eu também seja assim, ajudai-me a ouvir a Palavra de Deus, meditar, viver o que Jesus ensinou. Atendei meu pedido nesta novena, e não deixeis que eu fique acomodado à vida. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: ler a Bíblia em Lc 1,39-56.
Oitavo dia:
“Olhou para a humildade de sua serva”. (Lc 1,48) - Minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quantas vezes me torno orgulhoso, vaidoso, confiante nas coisas que passam. Tudo isso pode ocupar o lugar de Deus em meu coração. Maria, livrai-me desta tentação de trocar Deus pelas coisas da terra e descuidar da casa de Deus em mim. Bondosa Mãe, socorrei-me com a graça de Jesus. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: ouvir, conversar com bondade, por exemplo, com um idoso.
Nono dia:
“Maria meditava em seu coração”. (Lc 1,48) - Quantas vezes, ó Maria, meu coração fica triste, atribulado, cheio de dúvidas, e angustiado. Isso acontece porque não me recolho no silêncio da oração, e nem procuro ver o que Deus quer de mim. Não sei escutar Deus. Maria, peço-vos a graça de acreditar que Deus me ama sempre, mesmo na dor. Rezar: Pai-nosso e 3 Ave-marias. Praticar: passar o dia alegre, não se deixar aborrecer.

Fonte: Livro 'História e Mensagem do Ícone' - União dos Redentoristas do Brasil

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)