Przejdź do głównej zawartości

Terço Magnificat e Perpétuo Socorro - explicação e meditações 777


Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
e Nossa Mãe Maria Santíssima!
Salve Maria


Aqui - nesse artigo - você encontra:


1. O modo de rezar o Terço
2. A origem do Terço do Magnificat e do Perpétuo Socorro
3. Os mistérios do Terço do Magnificat 
4. Os mistérios do Terço do Perpétuo Socorro
5. As meditações do Terço segundo Vanusa de Souza Pinto, MRL
6. Os links dos vídeos como rezar o Novo Terço ???


A mais divulgada forma da devoção mariana é a reza do Santo Terço. O Terço “oficial – tradicional” está organizado em 4 partes: mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gozosos. Aqui está uma proposta de dois Terços marianos. 
O “Terço do Magnificat” – dos mistérios misericordiosos e o 
“Terço do Perpétuo Socorro” – dos mistérios da redenção.

O modo de rezar é como o Terço tradicional:
1.     A meditação do mistério – leitura bíblica
2.     Pai Nosso
3.     10 Ave-Marias
4.     Glória ao Pai.

Os dois Terços estão baseados nos Evangelhos; partem do exemplo de Jesus e da sua Mãe. O primeiro Terço vem a partir do hino Magnificat (Lc 1,46 – 55) (a proposta de se rezar no sábado). Tem a sua “inspiração” do irmão Maicon Bartelle e da Andrea Santos Oliveira – secretária do Centro Missionário Redentorista. A meditação dos mistérios é da Vanuza de Souza Pinto – missionaria redentorista leiga da cidade Cruz da Almas. O segundo é composto a partir da contemplação do ícone do Perpétuo Socorro e os textos bíblicos (a ser rezado na quarta-feira). Esse Terço é da autoria da irmã Maria Victoria V. Flores MPS, nascida nas Filipinas, integra o grupo do Conselho Geral dos Missionários de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Surgiu no ano de 2016, na festa do Jubileu dos 150 anos da entrega do ícone pelo Papa Pio IX, aos redentoristas. Os dois Terços têm a sua referência Carta Apostólica do papa João Paulo II “Rosarium Virgninis Mariae”, o mesmo que (em 2002) instituiu os mistérios Luminosos.

O papa lembra que o Rosário é o resumo (compêndio) do Evangelho. E mostra o caminho de Maria - dos “mistérios” ao “Mistério” que é Jesus. Nós devemos:
1.     Recordar Cristo com Maria;
2.     Aprender Cristo de Maria;
3.     Configurar-se a Cristo com Maria;
4.     Suplicar a Cristo com Maria
5.     Pregar Cristo com Maria

Assim teríamos essa sequência semanal dos mistérios:
Domingo – mistérios Gloriosos
Segunda-feira – mistérios Gozosos
Terça-feira – mistérios Dolorosos
Quarta-feira – mistérios da Redenção (Perpétuo Socorro)
Quinta-feira – mistérios Luminosos
Sexta-feira – mistérios Dolorosos
Sábado – mistérios Misericordiosos (Magnificat)

Abaixo estão os links para exemplificar essa oração e as meditações para os respectivos mistérios.

1.     Terço do Magnificat:

2.     Terço do Perpétuo Socorro:

No fim de cada mistério do Terço do Perpétuo Socorro rezar assim:
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                        
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

M E D I T A C Ã O do Terço do Perpétuo Socorro (mistérios da redenção) - Vanusa de Souza Pinto



Reflexões do Terço de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - dos mistérios da Redenção. Autoria da missionária redentorista leiga – Vanusa de Souza Pinto da cidade Cruz das Almas. (Terço a ser rezado às quartas-feiras).

PRIMEIRO   MISTÉRIO: Nosso   Coração humano   anseia por Deus
Fomos criados por Deus, e caminhamos neste mundo na esperança do encontro definitivo com Ele nos Céus. "Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso. Pelas vossas obras tão extraordinárias, conheceis até o fundo a minha alma"(Sl 138,14).  " Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei contemplar a face de Deus?" (Sl 41,2-3). Guardamos em nosso coração as palavras  de  Santo  Agostinho: “Fizeste-nos,  Senhor,  para  Ti,  e  o  nosso  coração  ainda  inquieto  enquanto  não  descansar  em  Ti”./Nossa Senhora nos apresenta o Seu  Filho  Jesus,  como  o  Centro  das  nossas  vidas,  a  razão  do  nosso  viver, e  distante  dEle  nada  poderá  florescer  nem  frutificar,  tudo  é  inconstante  e  sombrio.  Somente em Jesus temos a vida plena. Ajudai-nos, OH Mãe Santíssima, a compreender que não podemos caminhar distantes de Deus, e que devemos amá-Lo acima de todas as coisas, e abrir os nossos corações à graça do Espírito Santo. Apresentai-nos, Mãe, ao Vosso Filho Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida! Se os nossos pés insistirem, pois, em seguir outros caminhos, trazei-nos oh Mãe de volta ao Coração do Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Se os nossos olhos contemplarem tão somente as glórias do mundo, fixai oh Mãe o nosso olhar em Cristo Jesus! Caminhai conosco oh Doce Mãe, para que não desviemos, e que busquemos sempre a Deus. / “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68).  /"Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mt 6,33). /Pedimos-vos, OH Mãe do Perpétuo Socorro, a graça de termos um coração filial que busca a cada dia viver na graça de Deus. E, também, vos pedimos neste Mistério que acalme o nosso coração frente às ilusões, temores, tribulações e anseios deste mundo, e que busquemos primeiramente a Deus. Intercedei, oh Mãe, junto ao Vosso Filho Jesus, para que tenhamos coragem e sabedoria, para seguir a nossa caminhada cristã, e crescer na fé, na esperança e caridade. E, embalados em teu colo maternal, seguro estamos, serenos caminhamos. Neste primeiro mistério, peçamos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a graça de buscarmos sempre a Deus, acima de todas as coisas, a compreender a razão da nossa existência, e buscar o caminho da santidade
Rezar:  1” Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                        
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
SEGUNDO   MISTÉRIO: Deus   envia seus   Anjos
Contemplamos quão grande é a bondade de Deus que a todo instante busca proteger e guardar aos Seus filhos, livrando-nos dos males e perigos deste mundo, e das insídias do maligno. Agradecemos ao nosso bom Deus pela presença e proteção dos Anjos celestes em nossa vida, os mensageiros do Senhor.  São os enviados de   Deus, diz São Paulo, vêm ajudar os homens a realizarem a sua salvação (Hb 1,14). / “Porque aos seus anjos Ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos” (Sl 90,11). / “Anjos do Céu, diz o Salmo, bendizei o Senhor, Vós que executai as suas ordens” (Sl 102). / “Vou enviar um anjo adiante de Ti para te proteger no caminho, e para te conduzir ao lugar que te preparei” (Ex 23,20). /As sagradas escrituras nos mostram   em muitas passagens a existência e ação dos anjos de Deus. Muitos escritos deixados por muitos santos fazem referência à importância de contar com o auxílio dos nossos anjos da guarda, a exemplo de São Padre Pio, Santa Gemma Galgani, e outros.   Rezemos,  pois,  todos os  dias,  ao  nosso  anjo  da  guarda,  que  nos  foi  dado  por  Deus, e  que  sejamos  gratos  pela  sua  proteção  constante./Que  Nossa  Senhora,  Mãe  do  Perpétuo  Socorro,  que  é a  Rainha  dos  Anjos,  nos  ajude a  compreender  tão  generosa  bondade de Deus  pela  presença dos Seus  mensageiros  em  nossas  vidas./Lembremos,  também, que muitas  pessoas  são  como  anjos  em  nossas  vidas. Neste segundo mistério, peçamos a graça de um coração bondoso e serviçal, que sejamos também como anjos na vida de tantas outras pessoas, sempre a serviço dos nossos irmãos, sendo sinais da presença viva de Deus em nosso meio.
Rezar:  1” Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                        
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
TERCEIRO   MISTÉRIO:  Maria, Mãe do Redentor e dos   Redimidos
A Vós somos gratos, OH Mãe Querida, pelo vosso Sim ao Projeto de Deus. O vosso Sim trouxe ao mundo o Redentor, e, posteriormente, os redimidos.  Pelo vosso Sim, a humanidade alcançou a graça da Salvação.  Bendita Mãe! Tão grandiosa sois Vós! Quão grandioso é o vosso testemunho de fé, e fidelidade aos desígnios de Deus! Obrigada Mãe Santíssima, Mãe de toda a humanidade, por acolher a todos nós, os vossos filhos, que vos foram entregues por Cristo. Ajudai-nos a seguir os vossos passos, e que possamos, também nós, dizer sim aos projetos de Deus para nossas vidas, anunciar e testemunhar o Cristo Redentor ao mundo. Que o nosso coração esteja sempre disponível para que a vontade de Deus se realize em nossas vidas. Que  possamos  sempre  dizer  ao  Senhor:  eis  aqui  os  teus  servos,  faça-se a vossa  vontade,  Senhor,  em  nossas  vidas./Neste  mistério  somos  chamados  também  a  nos  comprometer  a  “cuidar”  de  Nossa  Senhora,  pois,   assim  como  a  Mãe  cuida  dos  filhos, os filhos  devem  cuidar  da  Mãe,  respeitando-a, obedecendo-a,  servindo-lhe  sempre  com  bondade  e  amor,  sempre  dócil  ao  seu  exemplo,  a  tudo  o  que  Maria  nos  ensina,  com  seu  silêncio,  sua  doçura,  oração  e  serviço. Permiti a nós, Oh Mãe, consolar sempre o vosso coração materno, pois, sabemos que nada pede para vós, tudo o que nos pede é que em tudo sejamos obedientes ao vosso filho. Obrigada Mãe, Salve Oh Mãe do Perpétuo Socorro, intercedei por nós, por nossas famílias, por todos os vossos filhos espalhados no mundo inteiro. Neste terceiro mistério, vos pedimos a graça OH Mãe do Perpétuo Socorro de dizermos sempre sim a Deus, e assim como vós, também dizer: “Faça-se em mim, segundo a tua Palavra”.
Rezar:  1” Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                        
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
QUARTO   MISTÉRIO: Jesus Cristo, o Redentor, nosso Perpétuo Socorro
Jesus Cristo, o Redentor, é o nosso Perpétuo Socorro. OH Mãe Santíssima, Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-nos a sermos sempre filhos amáveis, obedientes e eternamente gratos ao nosso Redentor, Jesus Cristo, que tanto nos amou, sofreu por nós, e nos libertou da escravidão do pecado e da morte. /Virgem Mãe, que compreendendo o amor e a misericórdia do vosso Filho, sejamos também nós, misericordiosos para com todos os nossos irmãos. Que possamos levar a redenção aos muitos irmãos que se encontram aflitos, necessitados, atribulados, desanimados e excluídos. Que possamos, também nós, sermos os discípulos e missionários do Perpétuo Socorro, os filhos do Perpétuo Socorro, ir ao encontro dos irmãos.  Compreendemos que Jesus Cristo é o Perpétuo Socorro, Ele é o “Bom Sucesso” da humanidade! E, que  possamos  experimentar  o  socorro  constante  de  Nossa  Mãe,  o  perpétuo  socorro, a  misericórdia  e  auxílio  constante  da  Mãe:  Nossa  Mãe  Celeste, Mãe  complacente,  amável,  cheia  de  ternura,  que  nos  ampara  e  nos  ajuda  sempre  a  ir  ao  encontro  do  Seu  Filho  Jesus,  a  cada  dia  a  conhece-lo,  amá-lo  e  servi-lo./ Peçamos  a   Nossa  Senhora  do  Perpétuo  Socorro,  neste  quarto  mistério,  a  graça  da  conversão  sincera  do  nosso  coração,  e compreender a  alegria  da  nossa  Redenção. Que busquemos sempre uma vida santa, renunciando ao pecado. Sejamos sempre gratos a Jesus que nos redimiu, pois, infinito é o Seu amor e a sua misericórdia. E agradecidos a vós, oh, Mãe, pelo vosso socorro e proteção constante. Vós sois a Mãe do Perpétuo Socorro e, lembremos sempre que nós: somos os filhos, os filhos do Perpétuo Socorro!
Rezar:  1” Pai Nosso”, 10 “Ave Marias”, 01 "Glória ao Pai”.
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                        
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.
QUINTO MISTÉRIO: Que sejamos Um! Vivendo em comunhão com Deus e com os irmãos
Tão lindo é viver em comunhão com os nossos irmãos e irmãs, mas para isto é preciso primeiramente estar numa profunda comunhão com Deus. Quando estamos em comunhão com o Senhor, já estamos vivendo a alegria da comunhão fraterna com os irmãos. Também refletimos que ao estar em comunhão com Deus, já estamos por sua vez em comunhão com a Mãe Santíssima, pois, aonde está a Mãe, está o Filho, estão numa perfeita unidade. OH feliz união entre a Mãe e o Filho, entre Jesus e Maria. Tão firme e total compromisso da Mãe à   sublime missão de Seu Filho amado.  Ajudai-nos oh Mãe a fazer tudo o que Jesus nos disser. Que  estejamos  sempre  em  comunhão  convoco, com  Vosso  Filho  Jesus,  nosso  Redentor,  e  com  todos  os  nossos  irmãos  e  irmãs,  pois  esta  é  a  vontade  de  Deus  para  nós,  esta  é  a  nossa  missão  de  cristãos,  edificar  o  Reino  de  Deus  nesta  terra,  semear  a  paz, o perdão,  a  concórdia, a  justiça,  o  amor  e  a  misericórdia em  nosso  meio,  nas  nossas  famílias,  nossas  comunidades,  entre  todos  os  povos  e  nações,  semear  a  Redenção  do  Senhor  nos  corações. Bendita comunhão de amor! O mundo atual sofre por falta de amor em muitos corações. Neste quinto mistério, peçamos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a graça de estarmos sempre em comunhão com Deus, e assim   viver   em comunhão com todos os nossos irmãos. Que sejamos testemunhas do amor de Deus neste mundo!
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                         
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.


Meditação
do Terço do Magnificat (mistérios misericordiosos) de Vanuza de Souza Pinto



Meditações do Terço do Magnificat (mistérios misericordiosos)
Autoria de Vanuza de Souza Pinto, MRL de Cruz das Almas. (a ser rezado aos sábados, dia dedicado à Maria)


1-No primeiro Mistério: GRATIDÃO E ALEGRIA
Vem ao meu coração a oportunidade de agradecermos a Deus por todas as coisas: por nossa família, pela saúde, pela proteção, pelo nosso trabalho, e pelos dons recebidos. Um momento de louvar, com o nosso coração puro e aberto, reconhecendo o amor de Deus para com todos nós, e por ter nos dados Maria, nossa Mãe. E, agradecer a intercessão de Nossa Senhora em nossas vidas. Peçamos ao Senhor a graça de um coração agradecido, e que a alegria permaneça sempre em nós.
Cantemos: Obrigado, meu Senhor, obrigado Deus de Amor. A Vós toda a honra, glória e louvor. Com gratidão e alegria, exulta os nossos corações. Louvado seja o Nosso Senhor, e a Virgem Maria.

2- Segundo Mistério:  HUMILDADE EXALTADA
Sou humilde, ou o meu coração ainda insiste no orgulho e vaidades humanas, que nos torna cegos e endurecidos aos sinais de Deus. Imitemos Maria, e os santos e santas de Deus. Um coração contrito e humilde, Deus não rejeitará.  A Virgem Maria é o maior exemplo de humildade, obediência e serviço.
Neste Mistério, peçamos a Deus, por intercessão da Virgem Maria, a graça da humildade, que o Senhor purifique os nossos corações. / Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

3- Terceiro Mistério:  SANTIDADE E MISERICÓRDIA
Sejamos santos, como assim é o nosso Pai do Céu. Peçamos a Nossa Senhora que interceda junto a Deus por nós, para que busquemos uma vida santa, e possamos verdadeiramente renunciar a tudo o que nos afasta da graça de Deus.  É um momento de pedir perdão ao Senhor por nossas faltas também e suplicar o desejo de sermos santos e misericordiosos.

4- Quarto Mistério:  OBRAS DE MISERICÓRDIA
Que saibamos reconhecer os   sinais de Deus em nosso meio, e as numerosas graças e bênçãos a cada dia derramadas no mundo inteiro, as grandes curas, libertações, conversões, os milagres. Nada é impossível para o nosso Deus Todo Poderoso, o qual é também justiça e misericórdia.  E, a Virgem Maria nos ensina isto com a sua Vida.
Lembremos que, ao acolher um irmão, acolhemos o Senhor. As boas ações que fazemos, la fazemos pela ação do Espírito Santo de Deus em nós.  Por nós mesmos, sozinhos, nada de bom poderíamos fazer.  Que o Espírito Santo de Deus nos acompanhe sempre, e que todas as nossas ações sejam sempre para a glória de Deus! 

5- Quinto   Mistério:  MISERICÓRDIA INFINITA 
OH Senhor, que sois toda bondade e misericórdia, pelas dores de Vossa Mãe Maria Santíssima, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Seguimos a nossa peregrinação terrena confiantes na infinita misericórdia de Deus que jamais nos faltará.
Neste  mistério podemos  pedir  pela  Santa  Igreja,  pelos  doentes,  pelos  pobres  e  abandonados,  pelos  excluídos,  pelos  irmãos  que  caminham  afastados  da  igreja,  pela  conversão  dos  pecadores,  pela  paz  no  mundo,  pelas  almas  do  purgatório, pelos  aflitos,  na  certeza  de  que  a  misericórdia  do  Senhor  já  alcançou  a todos  e  por  isso  mesmo,  pela  nossa  fé,  já  agradecemos.





Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)