Przejdź do głównej zawartości

Terço do Magnificat misericordioso (99)

Terço do Magnificat
(mistérios misericordiosos)


Uma imagem contendo texto, livro

Descrição gerada automaticamenteUma imagem contendo mesa, comida, grande, pessoas

Descrição gerada automaticamenteLouvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo
e Nossa Mãe Maria Santíssima!
Salve Maria
A mais divulgada forma da devoção mariana é a reza do Santo Terço. O Terço “oficial – tradicional” está organizado em 4 partes: mistérios Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gozosos. Aqui está uma proposta de dois Terços marianos. O “Terço do Magnificat” – dos mistérios misericordiosos e o “Terço do Perpétuo Socorro” – dos mistérios da redenção.
O modo de rezar é como o Terço tradicional:
1.     A meditação do mistério – leitura bíblica
2.     Pai Nosso
3.     10 Ave-Marias
4.     Glória ao Pai.
Os dois Terços estão baseados nos Evangelhos; partem do exemplo de Jesus e da sua Mãe. O primeiro Terço vem a partir do hino Magnificat (Lc 1,46 – 55) (a proposta de se rezar no sábado). Tem a sua “inspiração” do irmão Maicon Bartelle e da Andrea Santos Oliveira – secretária do Centro Missionário Redentorista. A meditação dos mistérios é da Vanuza Pinto – missionaria redentorista leiga da cidade Cruz da Almas. O segundo é composto a partir da contemplação do ícone do Perpétuo Socorro e os textos bíblicos (a ser rezado na quarta-feira). Esse Terço é da autoria da irmã Maria Victoria V. Flores MPS, nascida nas Filipinas, integra o grupo do Conselho Geral dos Missionários de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Surgiu no ano de 2016, na festa do Jubileu dos 150 anos da entrega do ícone pelo Papa Pio IX, aos redentoristas. Os dois Terços têm a sua referência Carta Apostólica do papa João Paulo II “Rosarium Virgninis Mariae”, o mesmo que (em 2002) instituiu os mistérios Luminosos.
O papa lembra que o Rosário é o resumo (compêndio) do Evangelho. E mostra o caminho de Maria - dos “mistérios” ao “Mistério” que é Jesus. Nós devemos:
1.     Recordar Cristo com Maria;
2.     Aprender Cristo de Maria;
3.     Configurar-se a Cristo com Maria;
4.     Suplicar a Cristo com Maria
5.     Pregar Cristo com Maria
Assim teríamos essa sequência semanal dos mistérios:
Domingo – mistérios Gloriosos
Segunda-feira – mistérios Gozosos
Terça-feira – mistérios Dolorosos
Quarta-feira – mistérios da Redenção (Perpétuo Socorro)
Quinta-feira – mistérios Luminosos
Sexta-feira – mistérios Dolorosos
Sábado – mistérios Misericordiosos (Magnificat)
Abaixo estão os links para exemplificar essa oração e as meditações para os respectivos mistérios.
1.     Terço do Magnificat:

2.     Terço do Perpétuo Socorro:

No fim de cada mistério do Terço do Perpétuo Socorro rezar assim:
Jesus Cristo, nosso Redentor, nós confiamos em Vós.                        
Mãe do Perpétuo Socorro, rogai por nós.





Rosário (Terço do Magnificat) - (mistérios misericordiosos)
dos mistérios de Cristo, pelos mistérios de Maria aos nossos mistérios
“O Rosário coloca-se ao serviço do ideal de que, pela fé, Jesus habita os corações, oferecendo o ‘segredo’ para abrir-se mais facilmente a um conhecimento profundo e empenhado de Cristo. Digamos que é o caminho de Maria, o caminho do exemplo da Virgem de Nazaré, mulher de fé, silêncio e escuta. É, ao mesmo tempo, o caminho de uma devoção mariana animada pela certeza da relação indivisível que liga Cristo a Sua Mãe Santíssima: os mistérios de Cristo são também, de certo modo, os mistérios da Mãe, mesmo quando não está diretamente envolvida, pelo fato de ela viver d’Ele e para Ele.
Na Ave-Maria, apropriando-nos das palavras do Arcanjo Gabriel e de Santa Isabel, sentimo-nos levados a procurar sempre de novo, em Maria, nos seus braços e no seu coração, o fruto bendito do seu ventre (cf. Lc 1,42)” – Trecho da Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae”, do Sumo Pontífice São João Paulo II.

O modo (tradicional) de rezar o terço. Depois de contemplar o mistério referente à dezena rezada, recita-se um Pai-Nosso, dez Ave-Marias, Glória ao Pai e a jaculatória: “Ó meu Jesus...”. Finaliza-se o Santo Terço com a Oração da Salve-Rainha.
mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Dias da semana para a oração dos mistérios do Terço segundo a prática corrente na Igreja:
1.      As segundas-feiras e os sábados[1] são dedicados aos mistérios da alegria – “gozosos”:
1º mistério: Anunciação do anjo a Maria;

2º mistério: Visitação de Maria a Santa Isabel;

3º mistério: Nascimento do Menino Deus;
4º mistério: Apresentação de Jesus no Templo;
5º mistério: Perda e encontro de Jesus.

2.      

As terças e sextas-feiras são dedicadas aos “mistérios da dor”:

1º mistério: Oração e agonia de Jesus no Getsémani;

2º mistério: Flagelação de Cristo;

3º mistério: A coroação de espinhos;
4º mistério: A subida ao Calvário;
5º mistério: A morte na cruz.

3.      As quartas-feiras e os domingos são dedicados aos “mistérios da glória”:
1º mistério: Ressurreição do Senhor;

2º mistério: A ascensão de Jesus;

3º mistério: Pentecostes – A vinda do Espírito sobre Maria e os apóstolos;
4º mistério: Maria assunta aos céus;
5º mistério: Maria coroada Rainha dos anjos e dos santos.

4.      A quinta-feira é dedicada aos “mistérios da luz”.

2º mistério: Milagre de Jesus nas bodas de Caná;

3º mistério: Anúncio do Reino de Deus com um convite à conversão;
4º mistério: Transfiguração do Senhor;
5º mistério: Instituição da Eucaristia.


5.      O sábado é dedicado aos “mistérios misericordiosos”

1º mistério: Gratidão e alegria;

2º mistério: Humildade exaltada;

3º mistério: Santidade e misericórdia;
4º mistério: Boas obras;
5º mistério: Misericórdia infinita.





[1] A nossa proposta é para no dia de sábado meditar os mistérios “misericordiosos’ a partir do hino de Maria, o Magnificat (Lc 1,46-55).

Terço do Magnificat
(mistérios misericordiosos)
Rezado aos sábados, dia dedicado à Maria – (Vanuza Pinto, MRL)
1        - No primeiro Mistério: GRATIDÃO E ALEGRIA
Vem ao meu coração a oportunidade de agradecermos a Deus por todas as coisas: por nossa família, pela saúde, pela proteção, pelo nosso trabalho, e pelos dons recebidos. Um momento de louvar, com o nosso coração puro e aberto, reconhecendo o amor de Deus para com todos nós, e por ter nos dados Maria, nossa Mãe. E, agradecer a intercessão de Nossa Senhora em nossas vidas. Peçamos ao Senhor a graça de um coração agradecido, e que a   alegria permaneça sempre em nós.
Obrigado, meu Senhor, obrigado Deus de Amor.  A Vós toda a honra, glória e louvor. Com gratidão e alegria, exulta os nossos corações. Louvado seja o Nosso Senhor, e a Virgem Maria
2- Segundo Mistério:  HUMILDADE EXALTADA
Sou humilde, ou o meu coração ainda insiste no orgulho e vaidades humanas, que nos torna cegos e endurecidos aos sinais de Deus? Imitemos Maria, e os santos e santas de Deus. Um coração contrito e humilde, Deus não rejeitará.  A Virgem Maria é o maior exemplo de humildade, obediência e serviço.
Neste Mistério, peçamos a Deus, por intercessão da Virgem Maria, a graça da humildade, que o Senhor purifique os nossos corações. / Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.
3- Terceiro Mistério:  SANTIDADE e MISERICÓRDIA
Sejamos santos, como assim é o nosso Pai do Céu. Peçamos a Nossa Senhora que interceda junto a Deus por nós, para que busquemos uma vida santa, e possamos verdadeiramente renunciar a tudo o que nos afasta da graça de Deus.  É um momento de pedir perdão ao Senhor por nossas faltas também.
4- Quarto Mistério: BOAS OBRAS
Que saibamos reconhecer os sinais de Deus em nosso meio, e as numerosas graças e bênçãos a cada dia derramadas no mundo inteiro, as grandes curas, libertações, conversões, os milagres. Nada é impossível para o nosso Deus Todo Poderoso, o qual é também justiça e misericórdia.  E, a Virgem Maria nos ensina isto com a sua Vida.
Lembremos que, ao acolher um irmão, acolhemos o Senhor. As boas ações que fazemos, fazemos pela ação do Espírito Santo de Deus em nós.  Por nós mesmos, sozinhos, nada de bom poderíamos fazer.  Que o Espírito Santo de Deus nos acompanhe sempre, e que todas as nossas ações sejam sempre para a glória de Deus!
5- Quinto   Mistério:  MISERICÓRDIA INFINITA 
Ó Senhor, que sois toda bondade e misericórdia, pelas dores de Vossa Mãe Maria Santíssima, tende piedade de nós e do mundo inteiro.  Seguimos a nossa peregrinação terrena confiantes na infinita misericórdia de Deus que jamais nos faltará. Neste mistério pedimos pela Santa Igreja, pelos doentes, pelos pobres e abandonados, pelos excluídos, pelos irmãos que caminham afastados da igreja, pela conversão dos pecadores, pela paz no mundo, pelas almas do purgatório, pelos aflitos. Na certeza de que a misericórdia do Senhor já alcançou a todos o que precisamos.

Pe. José Grzywacz, CSsR - jozefgrzywacz@hotmail.com


Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)