Novena 9 dia Maria, Mãe do Perpétuo Socorro.


Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 2020
Tema geral “Mãe acolhedora” - Olhar teológico
Canal no  You Tube – “Mariologia popular padre José”

  dia: Maria, Mãe do Perpétuo Socorro.
(sexta-feira, 26.06.2020)

Criar o ambiente religioso: colocar o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ascedender a vela, colocar a Bíblia., algumas flores.
Proposta na internet: – Olhar místico

Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Apresente a sua intenção pessoal para esse dia da Novena.
Ato penitencial
Do egoísmo que nos faz esquecer os nossos ir­mãos...
Vinde libertai-nos, Senhor!
Da indiferença, em participar, da vida da Igreja e da nossa comunidade...
Vinde libertai-nos, Senhor!
Do orgulho que nos impede de servir os necessi­tados...
Vinde libertai-nos, Senhor!
De todos os pecados pelos quais vos negamos amor em nossa vida...
Vinde libertai-nos, Senhor!
(Momento de silêncio, para pensar nas próprias falhas e pedir o perdão)
Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a maldade. Que Deus, todo Poderoso tenha compaixão de nós, que Ele perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida.
Oferecimento das intenções
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, nós nos reunimos nesta novena para vos louvar, bendizer e agradecer todas as graças que, por vossa intercessão, temos recebido.
Queremos também pedir por toda a Igreja
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelos missionários, apóstolos leigos e nossos líderes
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelas vocações sacerdotais e religiosas, pelas famílias
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pela paz no mundo
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelos pobres e abandonados, pelos injustiçados e excluídos
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelos doentes e aflitos
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelos agonizantes e as almas do purgatório
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
Pelas nossas intenções particulares.
Interceda por nós, ó Mãe do Perpétuo Socorro!
(É hora de fazer o seu pedido pessoal, em silêncio).

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó Mãe do Perpétuo Socorro, / com maior confiança venho hoje diante da vossa santa imagem, / para suplicar o vosso socorro. / Não confio nos meus merecimentos, / nem nas minhas boas obras/ mas nos infinitos merecimentos do Senhor Bom Jesus/ e no vosso incomparável amor materno./ Vós olhastes, ó Mãe / as chagas do Redentor/ e o sangue dele derramado na cruz/ pela nossa salvação./ Este vosso Filho morrendo/ deu-nos a vós por Mãe. / Será que não sereis para nós, / como declara o vosso doce nome, / Perpétuo So­corro?/ A vós, pois, ó Mãe do Perpétuo Socorro/ pela doloro­sa Paixão e Morte do vosso Divino Filho, / pelos incontáveis sofrimentos do vosso coração, ó Co-redentora, / suplico com muita confiança / que alcanceis junto ao vosso Filho esta gra­ça, / da qual tanto desejo / e da qual tanto preciso /...
(pedir a graça)
Vós sabeis, ó Mãe bendita / como o nosso Redentor desejou ardentemente / dar-nos todas as graças da Reden­ção. / Vós sabeis que estes tesouros / foram depositados em vossas mãos / para que os distribuais entre nós. / Alcançai, pois, / ó minha Mãe do Sagrado Coração de Jesus / esta gra­ça que nesta Novena suplico com humildade / e eu, com ale­gria vou, proclamar a vossa misericórdia / por toda a eterni­dade. Amém.
Nono dia da Novena
Tema: Maria, Mãe do Perpétuo Socorro.
Deus nos fala (Jo 2.1-5. 9-11)
As bodas de Caná.
Três dias depois, celebrou-se um casamento em Caná e ali estava a mãe de Jesus. Jesus e seus discípulos foram convidados para esse casamento. Como o vinho estava aca­bando, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu: “Mulher que temos a ver com isso? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos serventes: "Fazei tudo o que ele vos mandar". Jesus disse: "Enchei de água essas talhas", encheram-nas até a boca. O chefe de serviço provou da água mudada em vinho, mas não sabia qual era a sua origem, e falou com o noivo: “Toda gente serve primeiro o vinho bom. Quando os convidados já estão alegres por cau­sa do vinho, serve o de qualidade inferior. Tu, porém, guar­daste o melhor vinho até agora!” Deste modo, Jesus come­çou em Caná os milagres e revelou a sua glória. E os seus discípulos creram nele.
Meditando: Maria, Mãe do Perpétuo Socorro
As invocações, os nomes, de Nossa Senhora depen­dem de muitos motivos, sobretudo motivos históricos e o lu­gar da aparição de Maria, como também do encontro da ima­gem, (ex.: caso de Nossa Senhora Aparecida e de Fátima). A invocação, o nome, Maria Mãe do Perpétuo Socorro é uma síntese, um resumo doutrinal sobre a relação entre Maria e as pessoas. Todas as verdades de salvação que inclui a mariologia se resumem nessa expressão: Mãe do Perpétuo Socorro. Nós todos temos uma proteção cons­tante de Maria. A ajuda e o socorro de Nossa Senhora é uni­versal e se estende em todos os tempos, lugares e necessi­dades. O Concílio Vaticano II, a voz da Igreja, invoca a Santíssima Virgem com os títulos: Advogada, Auxiliadora, Medianeira e Mãe do Socorro (Lúmen Gentium 62). O título do ícone Mãe do Perpétuo Socorro é uma instrução teológi­ca, inspirada pelo Espírito Santo. A misericórdia de Deus se faz presente nas necessidades do homem através do perpé­tuo socorro de Maria. Cada cristão neste vale de lágrimas da humanidade, pode se sentir acompanhado por ajuda, inter­cessão e socorro da Mãe de Deus e dos homens. Em cada lugar e em todas as circunstâncias da vida a Virgem Maria é para todos nós um perpétuo socorro.
Refletindo: Por que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma invocação universal? Qual é o socorro que você precisa? O que Jesus quer que nós façamos na nossa comuni­dade?
Mistério do terço: Nascimento de Jesus.
"Quando estavam em Belém, chegou o tempo em que ela deveria dar à luz. Ela teve o seu fi­lho enrolado em paninhos e o colocou em uma manjedoura". (Lc 2.6-7)
Oração de Santo Afonso a Nossa Senhora
Rainha cheia de ternura e piedade, Senhora amável, que bela confiança eu tenho quando a vós recorro. Vós não examinais merecimentos daqueles que recorrem a vossa bondade, mas dai a vossa assistên­cia a todos os que a implo­ram. Se, pois, vos invoco, haveis de escutar-me. Ouvi, então, esta minha súplica: eu sou um pobre pecador, que o inferno mil vezes te­nho merecido; mas quero mudar de vida, quero amar o meu Deus, a quem tanto tenho ofendi­do. Salvai aquele que é vos­so, e já não pertence a si mes­mo. Senhora minha, espero que não só me te­nhas ouvido, mas também atendido. Maria, eu sou vosso, salvai-me.

Agradecimentos
Obrigado a vós, ó Mãe do Perpétuo Socorro
          pela cura dos doentes
          pelos consolados em angústias
          pelos salvos no desespero
          pela luz e coragem nas dúvidas
          pelos libertos da escravidão do pecado
          pelos atendidos em súplica
          pela misericórdia a nós concedida
          pelo vosso amor maternal
          pela vossa bondade incomparável
          por todas as graças a nós e aos outros concedidas.

Súplicas
Suplicamos a vós, ó Mãe do Perpétuo Socorro
          para que cureis os doentes
          pelos tristes, para que os consoleis
          pelos que choram, para que lhes enxugueis as lágrimas
          pelos pecadores, para que alcancem arrependimento
          para que atendais todos os nossos pedidos

Bênção da saúde
O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós!
Senhor Jesus Cristo, uni aos acontecimentos da vossa Paixão e Ressurreição, os sofrimentos e as dores de todos os que padecem e estão doentes.
Fazei que compreendam, Senhor que não estão sozinhos nem são inúteis, mas estão crucificados convosco para a salvação do mundo.
Senhor, que curastes tantos enfermos, se for da Vontade do Pai, restitui a saúde aos nossos irmãos que padecem.
Senhor, tende piedade de nossos doentes!
Olhai com bondade para as pessoas idosas que sofrem na solidão ou na doença. Que sejam amparados pela caridade fraterna!
Pedimos por aqueles que se acham em perigo de vida ou que nestes dias deverão passar deste mundo para a eternidade. Que a vossa presença amiga e certa alcance para eles o perdão, a esperança e a salvação.
Os remédios são os meios que a vossa Providência concede para a recuperação da saúde. Iluminai, pois, os médicos e todos os que se dedicam aos enfermos, para que descubram os recursos adequados ao seu tratamento.
Senhor, escutai a nossa prece!
Ó Deus, nosso Pai, por intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e de todos os santos, fazei descer sobre os vossos filhos e filhas, aqui reunidos, e sobre todos os doentes e os que estão sofrendo, a vossa bênção salvadora - estendendo a mão -
Deus Pai vos dê a sua bênção. Amém. Deus Filho conceda a saúde aos enfermos. Amém. Deus Espírito Santo ilumina a todos. Amém.

Consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ó Maria, já que para dar-me confiança, quisestes chamar-vos Mãe do Perpétuo Socorro, eu não sou digno de ser colocado no número de vossos servos. Desejando, porém, participar dos benefícios e efeitos de vossa misericórdia, prostrado diante de vosso trono, consagro-vos a minha inteligência para pensar sempre no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para louvaras vossas maravilhas e propagar a vossa devoção; consagro-vos o meu coração para amar-vos, depois de Deus sobre todas as coisas. Aceitai-me, ó grande Rainha, no venturoso número dos vossos servos e devotos, tomai-me debaixo de vossa proteção, socorrei-me em todas as necessidades espirituais. Abençoai-me, ó minha Mãe, e com a vossa poderosa proteção, ajudai a minha fraqueza, para que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa, na outra, louvar-vos e agradecer eternamente. Amém.
Bênção final
O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós!
Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender. Amém.
Esteja em vosso coração para vos conservar. Amém.
Que ele seja vosso guia para vos conduzir. Amém.
Olhe para vós e sobre vós derrame a sua bênção. Amém.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
Preparação – Pe. José Grzywacz, CSsR
Olhar teológico – Gravação na rádio Bom Jesus
Olhar artístico
Olhar histórico

Komentarze