Przejdź do głównej zawartości

Maria - Magnificat - Eucaristia

 Congresso Mariológico estuda relação entre Maria e a Eucaristia


Ciclo de estudos, realizado pela Academia Marial de Aparecida e Faculdade Dehoniana de Taubaté, terá modalidade de participação virtual


Acontecendo pela primeira vez de forma virtual, o 14º Congresso Mariológico de Aparecida será realizado de 18 a 21 de maio. O tradicional encontro, que reúne teólogos e estudiosos da figura da Mãe de Jesus, reflete o tema “Maria e Eucaristia à luz do Magnificat no Ano de São José”.

As inscrições para a participação no evento, realizado pela Academia Marial de Aparecida em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté, podem ser feitas até o dia 10 de maio em a12.com/congressomariologico.

Inicialmente marcada para acontecer em 2020, a edição de número 14 do Congresso Mariológico foi adiada para este ano. A medida foi tomada diante da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

“Acreditávamos que a situação estaria melhor agora e que seria possível fazer o Congresso presencial, como aconteceu nos outros anos. Como o cenário de pandemia ainda persistevamos realizar também neste formato virtual, possibilitando a participação de um número maior de pessoas”, destaca o diretor da Academia Marial de Aparecida, padre José Ulysses da Silva.

Neste ano, os estudos giram em torno da Eucaristia e do Magnificat. De acordo com a Bíblia e a Tradição Católica, este cântico foi entoado por Maria quando estava grávida de Jesus. A temática se relaciona ainda com o 18º Congresso Eucarístico Nacional, previsto para acontecer em novembro de 2022 na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

“Nossa Senhora é a mulher eucarística por excelência. Ela fez de seu Magnificat uma prece eucarística, tal a beleza destas palavras. Naquele momento ela era tal qual um altar, já que ela levava em seu ventre divino o próprio Jesus”, esclarece padre Ulysses.

programação foi dividida em três eixos temáticos que serão estudados ao longo dos quatro dias de evento. No dia 18, acontece a abertura com a participação do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandesdia 19, será abordada a exegese e mensagem bíblica do Magnificat. No dia 20, Maria será apresentada como “mulher eucarística”. No último dia do encontro, 21 de maio, as conferências serão centradas na Eucaristia e no Magnificat.

“Convidamos todos os que puderem participar para que se inscrevam. Será um bonito Congresso Mariológico e quem participar sairá ainda mais enriquecido com estes estudos, afirma o sacerdote.

As inscrições podem ser feitas no a12.com/congressomariologico até o dia 10 de maio. As vagas são limitadas.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)