Przejdź do głównej zawartości

Mariologia de Paulo

Mariologia de Paulo
Colocamos logo aqui a "mariologia" de Paulo, de pouco anterior a de Mc e parecida a dele. O Apóstolo também tem uma mariologia quase tão elementar como a de Mc. Seu único texto mariológico é Gl 4,4: "Feito de mulher... a fim de recebermos a adoção filial."
Gl foi escrita cerca de 56-57. É o primeiro texto mariano do NT. Quem sabe Maria estivesse ainda viva. Tê-la-ia visto Paulo em Jerusalém? É possível. Que dizer de Gl 4,4?
1. Seu sentido mariológico é genérico. "Nascido de mulher" (genómenon ek gynaikós) indica simplesmente a "condição humana", especialmente em seu aspecto fraco e mortal. Paulo não diz exatamente "nascido", mas "feito", talvez para dar a entender que o Filho preexistia desde sempre; Ele não vinha do nada.
2. "Feito de mulher" é uma expressão da kenose (humiliação ou esvaziamento) de Cristo. Corresponde a outras expressões paulinas, como "fez-se maldição" (Gl 3,13), "fez-se servo" (Fl 2,5-8), "fez-se pecado" (2Co 5,21). Por outras: ser "filho de mulher", fosse essa mulher Maria, não era para Jesus sinal de glória, mas antes de humilhação.
3. O interesse do texto e estritamente cristológico. É Jesus o foco de todo o texto, sendo Maria apenas figura de contraste em relação à "filiação divina", tanto de Jesus, como à nossa. Portanto, só indireta e incidentalmente Gl 4,4 é mariológico. Além disso Maria, nesse texto, permanece anônima: não é nomeada, mas apenas designada com a "mulher" - uma mulher como qualquer outra, sem uma identidade pessoal. Maria só entra aí em função de Cristo, como instrumento quase impessoal de sua vinda.
4. Assim mesmo, pode-se sustentar que Gl 4,4 contém uma mariologia "germinal". Pois, mesmo se, como Mc, Paulo, em sua mente, não atinou com o "mistério" de Maria, seu texto carrega objetivamente uma mariologia "em germe". Falamos aqui do sensus plenior (sentido mais pleno) de Gl 4,4, isto é, do sentido querido pelo ES. Aí tem razão G. Söll quando afirma: "É o texto mariológico mais significativo do NT." Eis, pois, alguns dados mariológicos básicos que se podem depreender de Gl 4,4:



No arco da História da salvação, Maria se situa precisamente no tempo do pléroma (plenitude). Seu lugar é, pois, no "centro escatológico" (definitivo) da história.




Ela está estreitamente relacionada com o Filho e com seu "envio". Aqui a mariologia aparece como absolutamente cristocêntrica. O filho de Deus torna-se filho de Maria. Ela serve de caminho para a vinda de Deus até nós em seu Filho.



É Maria que possibilita a "adoção filial" (huiothesía), conceito exclusivo de Paulo (cf. Rm 8,15.23; 9,4; Ef 1,45). Assim, o Filho que "nasce sob a Lei para redimir da lei", faz-se igualmente "filho de uma mulher" com o fim de fazer do ser humano "filho de Deus". Assim, essa Mulher é também o caminho pelo qual vamos a Deus. 

  

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)