Przejdź do głównej zawartości

HISTÓRIA DA PRESENÇA DO ÍCONE DO PERPÉTUO SOCORRO EM CHICAGO

HISTÓRIA DA PRESENÇA DO ÍCONE DO PERPÉTUO SOCORRO EM CHICAGO

O Ícone de nossa Mãe do Perpétuo Socorro da igreja de São Miguel, em Chicago, nos Estados Unidos, é um dos seis ícones originais do hemisfério ocidental e, provavelmente, foi o primeiro e verdadeiro santuário da Província de St. Louis. Padre Peter Zimmer entronizou o Ícone em 8 de dezembro de 1870, durante uma missão paroquial na qual participaram 5 mil pessoas.
O Ícone “original” sobreviveu ao grande incêndio de Chicago de 8 de outubro de 1871. A lendária casa O´Leary e um depósito, na parte sul de Chicago, foram queimados entre as chamas que se espalharam pelo norte, alimentadas por ventos impetuosos provenientes do sul. Quando o fogo começou a ameaçar a Catedral do Sagrado Nome, os religiosos das instituições próximas correram para a igreja de São Miguel, durante um momento de trégua, mesmo sabendo que o fogo ficaria distante apenas por poucas horas. Sacerdotes, Irmãos e Irmãs, ajudados por paroquianos, embalaram os tesouros da paróquia e colocaram sobre um carro de bois e fugiram. Logo as chamas entraram em todos os edifícios da paróquia e destruiu tudo. Ficaram em pé, somente as paredes da igreja.
Em 1893, a Exposição Mundial da renovada Chicago expôs uma esplêndida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O Santuário de Nossa Senhora era caracterizado pela realização de um altar artístico construído por E. Hackner e pelos Irmãos La Crosse de Winsconsin.
Em 20 de janeiro de 1904, o Santuário foi tirado dos terrenos da Exposição e colocado na igreja de São Miguel. Tem início uma novena pública em preparação para a consagração e o arcebispo Quigley deu a bênção para o Santuário e participou de uma procissão.
As devoções dominicais a São Miguel foram iniciadas em 1916. Dez anos mais tarde, em 1927, teve início uma novena perpétua por nove terças-feiras consecutivas ligadas como “novena”.
Entre 20 a 30 mil pessoas se reuniam para rezar juntas, confirmando a popularidade da ideia desenvolvida pelo padre Frank Fizgerald em Nova Orleans. As devoções de terça-feira tiveram início em 1928 e continuam até a atualidade. Depois da novena, segue sempre a missa matinal das 8 h e a outra missa do meio- dia.
Informação retirada do: Annals, Memorabilia, Roots, St. Michael website

(Tradução do italiano: P. Rafael Vieira, CSsR)

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)