Przejdź do głównej zawartości

Bispo de Bom Jesus da Lapa

Dom João Santos Cardoso é transferido para a Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA)
24 de Junho de 2015
O papa Francisco nomeou hoje, 24, Dom João Santos Cardoso como bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), transferindo-o da sede episcopal de Sã
o Raimundo Nonato (PI). Com o lema “Naquele que me fortalece”, Dom João Santos Cardoso era bispo de São Raimundo Nonato desde 2012.
 MENSAGEM AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE SÃO RAIMUNDO NONATO
Prezado Dom Cândido, bispo emérito de São Raimundo Nonato, amados Presbíteros, Religiosos e Religiosas de Vida Consagrada, Seminaristas, Vocacionados, Catequistas, Missionários e Missionárias, Fiéis leigos e leigas, homens e mulheres de boa vontade e todo o Povo de Deus da Diocese de São Raimundo Nonato,
Graça e Paz!
Hoje, Solenidade de Natividade de São João Batista, foi publicada minha transferência desta Sede Episcopal, a qual venho servindo, por graça do Senhor, a mais de três anos. Fui nomeado bispo para a Igreja de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Na Alegria do Evangelho, acolhi essa nova missão que o Santo Padre me confiou.
Naquele que me fortalece e em obediência ao mandato de Nosso Senhor “Ide ...” (Mt 28,19), seguirei em missão para o Oeste Baiano, carregando comigo as lembranças indeléveis desse meu primeiro amor, que foi a Igreja Diocesana de São Raimundo Nonato, com toda a riqueza que a caracteriza, entre as quais destaco:
- uma Igreja Missionária, despojada, cujos fiéis leigos e leigas amam seus pastores; com um povo alegre, lutador, determinado, cuja força provém da fé e confiança em Nosso Senhor Jesus Cristo; um povo que cultiva grande religiosidade e piedade expressa nos festejos e na devoção aos santos e no sentido cristão da morte;
- uma Igreja abençoada com a presença da vida religiosa consagrada, em que nossas irmãs de várias Congregações Religiosas inseridas no meio do povo de Deus testemunham o Evangelho numa atitude de entrega e doação;
- uma Igreja marcada pelo serviço abnegado de tantos padres do clero diocesano, de sacerdotes missionários de Congregações Religiosas e de outras dioceses que, com zelo missionário, diuturnamente não se cansam em colocar-se a serviço da santificação do povo de Deus na administração dos sacramentos, na pregação da Palavra e na animação pastoral do rebanho;
- uma Igreja marcada pela generosidade de tantos fiéis leigos e leigas no trato com seus pastores.
Desde já, começo sentir falta dessa Igreja. Louvo o Senhor por ter me concedido a graça de servir esse rebanho.
Quando fui nomeado para São Raimundo Nonato, muitas perguntas se passaram pelo meu coração. Entretanto, com aquela fé abraâmica de quem deixa tudo e se lança para uma nova terra e missão, vim para servir essa porção do Povo de Deus e, nesse período curto, mas intenso, Deus mostrou sua Glória em cada situação e se fez presente em cada pessoa que se fez solidária comigo, participou e colaborou em minha missão com suas orações, apoio, amizade e generosidade.
Peço que rezem por mim. Que São Raimundo Nonato interceda ao Bom Jesus por todos nós.  Que a Virgem Maria e São João Batista, cuja natividade hoje celebramos, nos ajudem a viver a Alegria do Evangelho em estado permanente de missão.
Que o Senhor abençoe e confirme cada um de vocês na missão!

 Dom João Santos Cardoso
Administrado Diocesano de São Raimundo Nonato e Bispo nomeado para Bom Jesus da Lapa
São Raimundo Nonato, 24 de junho, Solenidade de Natividade de São João Batista, do ano de 2015.
Diocese de São Raimundo Nonato
BIOGRAFIA:  - Dom João Santos Cardoso
Nasceu no dia 03 de dezembro de 1961 no Município de Dário Meira, Estado da Bahia, filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos.
O ciclo inicial de sua formação ocorreu na Escola Clemente Mariani (1970-1973) e no Ginásio Cenecista de Dário Meira (1974-1977) em Dário Meira (BA). Cursou o ensino médio no Colégio Diocesano de Conquista (1978-1980), na cidade de Vitória da Conquista (BA). Em 1982, concluiu o Bachalerado em Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas em Teófilo Otoni (MG) e em 1985 concluiu o Bachalerado em Teologia no Instituto de Teologia de Ilhéus, em Ilhéus (BA). Em 1995, concluiu a Licenciatura em Filosofia no Centro Universitário da Assunção (UNIFAI), em São Paulo (SP). Em 1998, concluiu o Mestrado em Filosofia e em 2002 concluiu o Doutorado em Filosofia, ambos pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.
Foi ordenado sacerdote da Arquidiocese de Vitória da Conquista em 27 de dezembro de 1986 por Dom Celso José Pinto da Silva. Na Arquidiocese de Vitória da Conquista, exerceu vários ofícios e ministérios eclesiásticos, entre os quais: Administrador Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo em Vitória da Conquista (1987-1991); Coordenador da Comissão Rural Diocesana (1987-1992); Coordenador da Escola Bíblica Diocesana (1987-1994); Coordenador do Curso de Teologia para Leigos (1990-1992); Reitor do Seminário Maior de Filosofia e do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias (1992-1994); Administrador Paroquial da Paróquia Senhor do Bonfim de Barra do Choça (1993-1994); Professor de Filosofia do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias (1992-1994); Assessor do Movimento de Educadores Cristãos (1988-1990); Capelão Universitário da Capela Universitária São Vicente de Paulo em Vitória Conquista (2003-2009); Assessor Arquidiocesano da Pastoral de Juventude (2007-2009); Coordenador do Projeto Presença Cristã Universitária (2003-2010).
Foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças da cidade de Vitória da Conquista de janeiro de 2010 a março de 2012; Professor e Diretor do Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias (2002-2011); Membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral (2010-2011), do Conselho de Formadores (2002-2011) e do Conselho Pastoral Arquidiocesano (2009-2011); Coordenador Arquidiocesano de Pastoral (2009-2011); Vigário Regional do Vicariato São Lucas (2010-2011) e Representante do Clero na Comissão Regional dos Presbíteros (CRP).
Além de suas atividades pastorais e religiosas, foi professor de Filosofia e Ética na FTC (Vitória da Conquista, 2003-2007) e Professor de Filosofia na Faculdade Juvêncio Terra (Vitória da Conquista, 2005-2009); foi presidente da Fundação Edvanda Maria Teixeira (2011-2012). Desde 2005, é professor adjunto do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui artigos publicados na área de Filosofia e Ciências Humanas em periódicos, obras coletivas, anais de congressos, colóquios e simpósios. Atualmente é professor e pesquisador do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI, Teresina, PI).

       Em 14 de dezembro de 2011, memória de São João da Cruz, foi nomeado bispo pelo Santo Padre Bento XVI para a Diocese de São Raimundo Nonato (PI). Em 12 de fevereiro de 2012, foi ordenado bispo em Vitória da Conquista, tendo como sagrante Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu (arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista) e consagrantes principais Dom Celso José Pinto da Silva (bispo emérito de Teresina – PI) e Dom Geraldo Lyrio Rocha (arcebispo metropolitano de Mariana- MG). Em 17 de março de 2012, tomou posse como terceiro bispo diocesano da Diocese de São Raimundo Nonato sucedendo a Dom Pedro Brito. Como bispo, foi membro da Comissão Episcopal para o Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma e, no Regional Nordeste IV da CNBB (Piauí), é o referencial para a Comissão dos Presbíteros e a Pastoral Universitária.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)