Przejdź do głównej zawartości

AMA Congresso 2015


Congresso Mariológico

Matheus Andrade,



Obra de Lutero sobre Maria é atração em noite cultural

A Academia Marial de Aparecida divulgou a programação de seu IX Congresso Mariológico. Com temática que abordará a iconografia de Nossa Senhora Aparecida, os estudos e reflexões acontecem de 10 a 13 de setembro, no Santuário Nacional.

No primeiro dia do evento a palestra “Imagem de Aparecida e Imago Dei” será conduzida pelo padre Osmar Cavaca, Mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. No período da tarde, a Pós-doutora em teologia Sistemático-pastoral da PUC-Rio e de Mariologia no Instituto Franciscano de Petrópolis, Lina Boff, desenvolve o tema a “Imagem da mulher na Bíblia.

O Congresso traz no dia 11 a palestra “História da Imagem de Aparecida”, com Maria Inês Lopes Coutinho, Diretora Técnica do Museu de Arte Sacra de São Paulo, mestre em história e doutoranda em museologia. O segundo dia contempla também a palestra “A catequese da Imagem” com. Pe. Zezinho, scj, que há 50 anos é um dos autores católicos mais lidos e cantados do Brasil e do mundo.

As palestras “Teologia da Imagem” e “Evolução histórica das imagens no cristianismo” estão programadas para o terceiro dia de Congresso. A primeira conduzida pelo Ir. Afonso Murad, Professor de mariologia no ISTA e na FAJE, em Belo Horizonte e especialista em Gestão e Doutor em Teologia. A segunda pelo artista sacro Claudio Pastro, com formação na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Após cada uma das palestras haverá um debate dos congressistas com o condutor da palestra, mediado por Pe. Joãozinho, scj.

Atividades Culturais – Os participantes do Congresso terão no período da noite atividades de cunho cultural. O primeiro dia do evento proporcionará uma visita guiada pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde serão apresentados detalhes arquitetônicos da obra e curiosidades sobre o Santuário Nacional.

A segunda noite cultural contará com a inauguração da Exposição Nossa Senhora na arte, que contou a colaboração de artistas de diversas regiões do país.

Ainda na segunda noite cultural haverá o lançamento de três livros da Editora Santuário: “Senhora Aparecida”, da autora Tereza Pasin; “Maria, trono de Sabedoria”, organizado por Pe. Valdivino Guimarães, C.Ss.R e “Magnificat: O Louvor de Maria” de Martinho Lutero.

Esta terceira obra, produzida em 1522, em forma comentário do Magnificat de Nossa Senhora, traz reflexões de Lutero que intitulam Maria como a “doce Mãe de Deus”, além de outras reflexões que incluem a intercessão de Nossa Senhora. Matinho Lutero, como de conhecimento, foi um monge e professor de que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante.

Inscrições - As inscrições já estão disponíveis pelo site da Academia Marial emwww.A12.com/academia ou pelo e-mail - academia@santuarionacional.com.

O Congresso é organizado pela Academia Marial, Parte integrante do Santuário Nacional, em parceria com a Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP). A participação no evento é considerada como curso de extensão universitária.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)