Przejdź do głównej zawartości

Porque não lemos a Bíblia?


5 Razões por que não lemos nossas Bíblias - Por Cristian Andrade -  agosto 19, 2015

Essa Bíblia bastante usada, toda marcada e cheia de anotações está se tornando uma raridade. E o motivo não é a popularização das Bíblias em aplicativos ou por que as pessoas estão preferindo fazer estudos sem riscá-la.

A verdade é que não temos lido nossas Bíblias.

Quando perguntadas, a maioria das pessoas que vão à igreja diriam que querem agradar a Cristo com suas vidas e conhece-lo melhor através da Bíblia. A maioria compreende que ler a Bíblia é tanto necessário quanto bom para elas. Porém poucas pessoas realmente se envolvem na leitura e estudo das Escrituras.

Mesmo que digamos que precisamos dela, parece que a evitamos.

Algumas pesquisas ao redor do mundo identificaram esse problema.

Nos EUA, pesquisa do Barna Group de 2015 mostra que apesar de 88% dos lares americanos possuírem Bíblias, apenas 14% dos leitores afirmam que a leem a todos os dias.

Apesar de não haver pesquisa  similar feita no Brasil, dificilmente teremos um quadro mais animador que este, visto que o brasileiro lê em média apenas 4 livros por ano e só completa a leitura de metade destes (pesquisa Ibope-IPL – 2012).

Porque isso acontece? Porque não a lemos se acreditamos que ela nos revela Deus e contém respostas para as questões da vida?

Quero abordar 7 razões (e desculpas) comuns para a negligencia da Bíblia na vida cristã.

1. Não tenho tempo


Esta é a principal razão dada pela maioria das pessoas para o pouco engajamento com a leitura da Bíblia (Barna Group, 2015).

O mundo parece estar cada vez mais acelerado. Quem mora em grandes centros provavelmente já pensou que o dia poderia ter 30 horas ou mais para se dar conta de tudo que se tem para fazer.

Nesta correria a leitura bíblica é geralmente a primeira a ser deixada de lado.

Será que a falta de tempo é uma desculpa razoável? Todos costumam ser muito ocupados, até as crianças hoje em dia são. Porém algumas pessoas são extremamente ocupadas e ainda conseguem ler suas Bíblias. E outras que também dizem serem muito ocupadas a ponto de não ter tempo para ler a Bíblia conseguem entretanto tempo para ver o jornal, futebol, novela, filmes, usar as redes sociais, se exercitar e outras coisas.

Para achar as reais causas de não lermos a Bíblia precisamos ser honestos: ninguém é tão ocupado a ponto de não conseguir ler a Bíblia. Podemos ser realmente ocupados e ter poucos momentos de sossego durante o dia (como uma mãe com três crianças pequenas), mas escolhemos deixar a Bíblia de lado por uma razão ou outra. É uma questão de prioridades.

Se você sofre para gerenciar seu tempo, a ponto não conseguir tirar um tempinho para ler e estudar a Bíblia, não fique se torturando. Você pode (e deve) fazer algo a respeito. Confira este e-book:

Receba o e-book gratuito "10 Maneiras Comprovadas de Ler a Bíblia Mesmo Tendo Pouco ou Nenhum Tempo Livre". Insira seu e-mail abaixo:

2. É muito difícil ou confusa

A Bíblia pode nos deixar intimidados algumas vezes. Alguns conceitos presentes nela podem ser difíceis de assimilar no primeiro contato. Podemos sentir que há barreiras culturais, históricas e linguísticas impedindo a compreensão dos textos. Isto realmente acontece de certa forma, mas grave isso: a Bíblia não é um livro escrito para especialistas.

O Novo Testamento, por exemplo, foi escrito em grego Koine, que era a língua comum das pessoas que viviam e viajam pela região do Mediterrâneo e muito do Oriente Médio e adjacências. Assim foi escrito para que todos, incluindo o homem comum, pudessem facilmente compreende-lo.

Uma pessoa com dificuldades para compreender as Escrituras vai precisar de alguma ajuda para superar isto, seja de pessoas mais maduras da sua igreja, do pastor ou de algum método, mas com algumas ferramentas básicas ela conseguirá prosseguir sozinha com sua leitura e estudo.

O importante é admitir sua necessidade e buscar ajuda.

3. Vou a igreja todos os domingos (não é para isto que serve o pastor?)

Muitas pessoas acham que não precisam ler a Bíblia porque acham que escutando um sermão por semana é o suficiente. Ou então acreditam que é função do pastor estudar a Bíblia e ensinar o que eles precisam aprender uma vez por semana. Isto pode até ser verdade de uma certa forma, pois esta é uma das atribuições do pastor. Mas há muito mais a considerar.

Cristãos que não estudam a Bíblia por si mesmo estão sujeitos viver com base em opiniões, estimativas e achismos acerca de como Deus quer que eles vivam. Também se tornam vítimas fáceis de manipulação por outras pessoas.

 “As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas. São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo.” Salmos 19:9,10

“Se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer ao Senhor e achará o conhecimento de Deus.” Provérbios 2:4,5

“Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.” Salmos 119:97

Quem pensa desta forma deveria ser capaz de responder seriamente algumas questões. Um sermão por semana é tudo que você quer? Isto satisfaz sua fome? Quanto da Bíblia você precisa? Quanto dela você quer?

Você acha que receber toda esta beleza, toda esta riqueza, uma vez por semana, já mastigada por outro, é suficiente? Pode ter certeza que as dúvidas, tentações e tribulações virão mais do que uma vez por semana. Você ficará de pé?

4. Não tenho disciplina

Sem disciplina dificilmente conseguimos realizar algo de valor na vida. Muito menos crescer em santidade. Sim, ser santo é um chamado e uma promessa para todo cristão, não apenas para alguns seres humanos muito especiais que foram selecionados por Deus.

Sem disciplina não seremos regulares na leitura e estudo da Bíblia.

Acha que um lutador profissional fica “só mais um pouquinho na cama”? Que ele não fica cansado ou sente preguiça as vezes? Provavelmente sim. Mas é aí que a disciplina entra. É importante nestes momentos ignorar o que temos desejo de fazer e praticar aquilo que sabemos que devemos fazer.

Disciplina exige esforço. Demora-se para criar um hábito saudável. Muitas pessoas acham que Deus tem que fazer tudo por elas e cruzam os braços. Outras dizem não conseguir ser diligentes. Caem diariamente na indolência, negligência e preguiça.

Admitir e confessar seu pecado a Deus e pedir perdão é o primeiro passo. Confiar que Ele é o galardoador e que primeiro nos amou, sem que merecêssemos ou tivéssemos mérito. Por esse motivo a Bíblia nos chama a todo instante para sermos diligentes.

Como disse John Murray:

“A obra de Deus em nós não está suspensa porque nós trabalhamos, nem o nosso trabalho suspenso porque Deus trabalha. Nem é a relação estritamente de cooperação, como se Deus fizesse sua parte e nós fizéssemos a nossa, de modo que o conjunto ou a coordenação de ambos produz o resultado necessário. Deus trabalha em nós e nós também trabalhamos. Mas a relação é que, porque Deus trabalha, nós trabalhamos“.

5. Acho a Bíblia desinteressante e chata

A Bíblia está cheia de ensinos e escritos divinamente inspirados sobre Deus, vindo de pessoas que amavam a Deus de todo o coração. Ainda assim muitas pessoas não se sentem impressionadas com a mesma. A meu ver isto mostra mais que há um problema com a pessoa do que com a Bíblia.

A Bíblia já demonstrou ao longo da história como suas palavras são vivas e poderosas.

Nosso coração precisa assimilar as verdades centrais da Bíblia. Como a saber que Deus é verdadeiramente bom e muito mais santo que podemos imaginar, e nós não. Se essa ficha não cai, a Bíblia realmente passa a ser somente um livro sobre Deus ao invés de um livro sobre nosso Deus.

Podemos também pensar que a Bíblia é sobre nós. Podemos passar a lê-la sempre procurando os melhores conselhos práticos para se viver bem (o que não é intrinsecamente ruim). Mas muito da Bíblia não envolve conselhos práticos.

Nela há muita história ancestral, genealogias, profecias, visões e poesias. Isso pode nos levar a ignorar as partes “chatas” e se fixar sempre em nossas partes favoritas.

Devemos lembrar que a Bíblia é sobre Jesus e não sobre nós. Devemos tirar os olhos de nós mesmos e procurar por Jesus na Bíblia. Encontrá-lo nas histórias ancestrais, genealogias, profecias, visões e poesias. Deixa-la nos mostrar a glória e beleza de Cristo, para que possamos admirá-lo por tudo que Ele é e nos satisfazermos plenamente nele.

O fato de não passarmos tempo suficiente na leitura e estudo das nossas Bíblias é um forte indicativo que algo não está bem em nossa vida espiritual.

Em todos estes casos, devemos examinar nosso coração e ver o quão verdadeiro é nosso amor por Deus. Devemos examinar a verdadeira substância da nossa relação com Ele. Está no lugar certo? Está disfuncional? Se sim, é necessário arrependimento e confissão honesta a Deus.

Este é um passo importante para encontrar alegria em Deus e em sua Palavra.

Porém é importante salientar algo, como dito por Daniel Hames:

“A Bíblia nos é dado como um presente para nosso deleite, em vez de um projeto para completar antes do dia do julgamento. Vamos a ela para saborear e apreciar, e quando perdemos um dia de leitura, podemos até sentir dores de fome, mas nunca devemos sentir culpa, medo ou condenação. Da mesma forma que deixar de tomar o café da manhã é mais uma oportunidade perdida do que uma escolha moralmente duvidosa; não indo para as escrituras para alimentação não é uma questão de atrair a ira de Deus, mas de deixar de receber os benefícios das suas boas dádivas aos seus filhos”.

Um grande abraço, que Deus lhe abençoe.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)