Przejdź do głównej zawartości

Academia Marial de Aparecida

Academia Marial de Aparecida é reconhecida pelas Pontifícia Academia Mariana Internacional - PAMI
Por Flávia Gabriela, 20 de Setembro de 2016

Academia Marial de Aparecida, único centro de estudos mariológicos do Brasil, agora é oficialmente parte da PAMI – Pontifícia Academia Mariana Internacional, de Roma. A formalização das novas diretrizes de trabalho foi feita durante o 24º Congresso Mariológico Internacional, que aconteceu no início do mês de setembro em Fátima, Portugal.
Este é um passo muito importante nesses 30 anos de história da Academia Marial de Aparecida, é o que avalia seu diretor, o Missionário Redentorista padre Valdivino Guimarães. “O objetivo da nossa participação é fazer a Academia conhecida. Nossa parceria foi feita também em um dia sugestivo, o 8 de setembro, dia da natividade de Nossa Senhora. Essa atividade representa muito para nós, já que a partir disto receberemos apoio integral da PAMI, tanto para a realização de congressos, quanto na utilização seu selo em todas as nossas publicações”, explicou padre Valdivino.
O Missionário Redentorista ainda destacou que na ocasião da reunião, foi feito um pedido especial, o de que seja levada para apreciação de Papa Francisco a possibilidade de que o próximo congresso da Academia Marial de Aparecida leve o título de Congresso Mariológico Extraordinário Internacional.
Isto porque esta modalidade de evento apoiado pela PAMI acontece a cada 4 anos, como o que aconteceu neste ano em Fátima. A realização deste evento em Aparecida teria licença do Sumo Pontífice, em vista do Jubileu dos 300 anos do Encontro da Imagem.
O 24º Congresso Mariológico Mariano Internacional teve início em 6 de setembro e seu encerramento aconteceu no dia 11. O tema do evento foi ‘O acontecimento de Fátima, cem anos depois. História, mensagem e atualidade’, em vista da celebração dos 100 anos do milagre da Aparição de Fátima, também celebrado em 2017.
A PAMI é um ente pontifício internacional de ligação entre todos os cultores de mariologia católicos, ortodoxos, protestantes e muçulmanos. João XXIII, na carta apostólica Maiora in Dies, determinou como escopo da PAMI promover e animar os estudos de mariologia através dos Congressos Mariológicos Marianos Internacionais, bem como publicar os seus estudos.
Além disso, a PAMI tem a tarefa de coordenar as outras academias e sociedades marianas existentes no mundo e velar contra qualquer excesso ou minimalismo mariológico. O papa determinou que a academia mantenha um conselho para garantir a organização dos congressos e a coordenação das sociedades mariológicas, dos estudiosos e dos professores de mariologia. A PAMI é membro do Pontifício Conselho para a Cultura e seu presidente e secretário são nomeados pelo papa.


Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)