Przejdź do głównej zawartości

300 anos de devoção a Nossa Senhora de Aparecida.

Sobre o Jubileu –
300 anos de devoção a Nossa Senhora de Aparecida.

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário. 2014 marca o primeiro ano do triênio preparatório dos 300 anos. Imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui (dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida. Em 2016 será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional – sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição. Acompanhe todos os detalhes do tricentenário pelo nosso site A12.com/jubileu e participe desta festa de fé e devoção.
História do encontro da Imagem – No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930. A preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrado em outubro de 2017, já começou e se mantém centrada no projeto “Rumo aos 300 anos”, desenvolvido pelo Santuário Nacional.
Por ser um projeto pastoral, seu principal objetivo é promover a evangelização. “Existem objetivos específicos que são: promover a devoção a Nossa Senhora, preparar toda a comunidade católica no Brasil para que abrace esse grande momento festivo, e também motivar a visita da Imagem peregrina jubilar por todo o país”.

Elaborado, em conjunto, pela Arquidiocese de Aparecida e Santuário Nacional, a pedido do cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, o projeto começou com o lançamento de um selo comemorativo, presente em todas as ações e materiais relacionados ao jubileu. Os elementos (cruz, barco e a Imagem milagrosa) fazem referência à religiosidade brasileira. Ao longo de 2014, diversas atividades foram iniciadas para serem concluídas até 2017, como as comemorações em sintonia com o Santuário de Fátima, em Portugal, que no mesmo ano celebrará o centenário da aparição da Virgem aos três pastorzinhos. A abertura das celebrações ocorreu em maio, quando a Casa da Mãe recebeu uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, enviada por seu santuário em Portugal. Em 2015, é a vez da Senhora Aparecida ser entronizada em Fátima. Visita peregrina – O ponto alto desta preparação é a visita da imagem peregrina jubilar às dioceses de todo o Brasil. No ano que passou, a Imagem da Padroeira foi enviada a treze (arqui) dioceses e mais de cinquenta já se inscreveram para recebê-la em 2015. “É a Mãe que vai ao encontro de seus filhos, para que, em outubro 2017, os filhos venham até a Mãe, no Santuário Nacional”. De cada capital visitada, é colhida uma porção de terra para que seja composta uma coroa jubilar. Uma caminhada que deverá unir o Brasil ao redor de Nossa Senhora Aparecida, por laços de fé e amor.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)