Przejdź do głównej zawartości

Nossa Senhora do Nordeste

NOSSA SENHORA MÃE DO NORDESTE

Desde o domingo, dia 5, o visitante da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores pode encontrar no altar de Santa Terezinha, ao lado do altar-mor, devidamente entronizada, a imagem de Nossa Senhora Mãe do Nordeste. Foi um gesto do Pe. Valdiran Ferreira dos Santos, ao final missa das 9:00h. O Pe. Valdiran, alagoano, hoje residente em São Paulo, trouxe a imagem e fez a doação diretamente ao Pároco Pe. Joaquim Cláudio. Padre Valdiran Ferreira dos Santos nasceu em Arapiraca, nos anos 70, filho de Seu João Paulo e Dona Iracilda. Um menino que ficava perambulando por ruas e igrejas; conduzia bem uma oração, visitava hospitais e dava apoio para os mais necessitados da região, comia o que achava e repartia o que ganhava com os pobres. A população de Arapiraca mal sabia que ali, nas terras gretadas do sertão, estava se moldando a vocação do Padre Valdiran Ferreira dos Santos, que hoje trabalha em São Paulo, cuidando dos migrantes nordestinos na cidade e dos doentes e mais necessitados. Aos dozes anos resolveu ser missionário. De Arapiraca foi para Pernambuco, ali morou onze anos no Morro Bom Jesus, uma favela enorme. Alugou um barraco e transformou em escola. O salário que ganhava era gasto com comida para ele e alguns meninos de rua que abrigava, e nas prestações de um barraco, que comprou e transformou em centro polivalente: hospital, escola, igreja e até cadeia. A escola com 180 crianças, além dos adultos. Com sua ajuda a população começou a se organizar, lutar por saneamento básico. Padre Valdiran foi ameaçado, mas nunca desistiu de sua luta e de seus ideais. Ingressou numa congregação missionária, depois cursou Filosofia em Recife/PE, trabalhou um ano como noviço em Marabá, no sul do Pará, em contato direto com os povos da Floresta. Se transferiu para São Paulo e foi ordenado Padre em 1997, numa celebração com chapéu de palha e mandacarus no altar. Desde 1994, Padre Valdiran trabalha com o Serviço Pastoral dos Migrantes. Já foi Pároco da Igreja Cristo Rei e da São Luis Maria Montfort. Agora com a benção de Deus atua na Paróquia Santa Terezinha da Região Brasilândia. Um grande teólogo, escritor e compositor. Fundou a Fraternidade Missionária de Emaús, que trabalha com jovens, pobres e migrantes. Profundamente apaixonado por Jesus de Nazaré, não esquece os grandes heróis do povo nordestino. Sua lista é grande: Padre Cícero, Antônio Conselheiro, Irmã Dulce, Dom Helder Câmara.  (Renato Casimiro)

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)