Przejdź do głównej zawartości

Novena Perpétua URB Teresina


ENCONTRO DA COMISSÃO NACIONAL
DA DEVOÇÃO À MÃE DO PERPETUO SOCORRO - TERESINA/PI
Aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2017, na cidade de Teresina/PI, o encontro da Comissão Nacional da Devoção à Mãe do Perpétuo Socorro. Estavam presentes: Pe. Dirson Gonça

lves (Campo Grande), Pe. João Otávio Martins (Goiânia), Pe. Celso Vieira da Cruz (Curitiba), Pe. Marcio Halmenschlager (Belém. Reitor), Pe. Ronaldo Mendonça (Manaus), Pe. Inácio Raposo (Manaus), Pe. José do Carmo Zambom (Campos dos Goytacazes), Pe. Ademir Gonçalves (São João da Boa Vista), Pe. José Grzywacz (Salvador), Pe. Carlos Alberto Holanda Martins (Teresina). No primeiro dia, terça-feira, ficamos livres para conhecer as novenas celebradas em Teresina. Em três delas (8h30, 15h, 19h) fomos apresentados ao povo e celebramos juntos.
No dia seguinte, houve uma boa partilha sobre como é celebrada a novena em cada uma das unidades e santuários. Após a oração inicial fizemos uma breve apresentação de cada participante do encontro e de seu santuário. Ouvimos a leitura da ata da reunião anterior (setembro de 2016). Depois fizemos a leitura e reestudo das "Linhas Guias da Conferência Latino Americana e Caribenha para a devoção a Mãe do Perpétuo Socorro". Após, partimos para os encaminhamentos: Padre José fez a proposta de reunir todos os materiais já publicados dos congressos, reuniões, cartas do Padre Geral, num único livro, publicar isso e enviar para as unidades redentoristas dinamizarem e encaminharem isso em cada lugar de ação naquela unidade.
Nós, da comissão, somos responsáveis em motivar em nossas unidades essa dinâmica, junto com o Governo Provincial. Fizemos também um levantamento sobre todos os lugares onde existe a Novena de forma mais expressiva: Araraquara/SP, Arraial da Ajuda/BA, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Bom Jesus da Lapa/BA, Brasília/DF, Campina Grande/PB, Campo Grande/MS, Campos dos Goytacazes/RJ, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Garanhuns/PE, Goiânia/GO, Lages/SC, Macapá/AP, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São João da Boa Vista/SP, Teresina/PI, Tiete/SP.
No ano de 2022, será a celebração dos 100 anos da Novena Perpétua. A decisão dessa equipe é pedir à URB que garanta a existência de uma equipe em vista da celebração dos 100 anos da Novena. Prosseguindo, começamos a pensar o próximo encontro de nossa equipe.
E o próximo encontro ficou de 13 a 16 de setembro de 2018, em Belo Horizonte/MG. Será com a participação de leigos (dois de cada unidade) e procurando envolver mais confrades que trabalham nos santuários. Convidar também os confrades do Suriname. Escolhemos como tema: "Contemplar o ícone do Amor, sendo solidários para a missão no mundo ferido" e como lema: "Da devoção à ação". O assessor será o padre José Afonso Tremba, CSsR. No dia 14 de setembro, após a oração da manhã, nós continuamos nosso encontro fazendo a partilha das ações concretas que cada santuário - unidade - fez após as celebrações dos 150 anos da devoção. Enfim, agradecemos a Deus por esta oportunidade e pedimos a proteção de Nossa Senhora, a Mãe do Perpétuo Socorro, para todos nós.
Pe. Dirson Gonçalves, CSsR








Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)