Przejdź do głównej zawartości

Maria e o Espírito Santo

XIII Congresso Mariológico traz, neste ano, o tema ‘Maria e o Espírito Santo’. Além das oito palestras programadas para o período do congresso, que vai do dia 15 ao dia 18 de maio, os participantes também poderão expor suas opiniões a respeito de temas específicos nas mesas temáticas.

Marília Ribeiro

Márcia Miné expõe na Mesa Temática do Congresso Mariológico de 2018.

As mesas temáticas estão sob a coordenação de Márcia Miné, mestre em Teologia e marióloga, e Célia Soares de Souza, também mestre em Teologia e aluna da segunda turma de pós-graduação em Mariologia.
Marília Ribeiro“É uma alegria participar da organização desse Congresso, mais especificamente da organização das mesas temáticas. Há uma riqueza imensa nas temáticas das mesas desse Congresso, que é muito especial e vai chamar a atenção de muitas pessoas”, expressou Célia.
As discussões nas Mesas Temáticas acontecerão em dois momentos ao longo do dia 17, sendo o primeiro de manhã, às 10h45, e o segundo à tarde, às 14h. Em cada momento, serão nove mesas. Muitos dos pesquisadores inscritos para expor os seus trabalhos são mariólogos, formados na pós-graduação da Academia Marial e Faculdade Dehoniana e, ainda, os alunos da segunda turma. “Nós tivemos uma boa procura dos alunos da pós-graduação em Mariologia para inscrição como apresentadores das mesas. Por isso, tivemos que dividir em dois horários, dando mais dinamismo ao Congresso”, explicou Célia.
Segundo as organizadoras, o envolvimento da nova geração de mariólogos representa um avanço para os estudos e discussões sobre Maria. “Praticamente todos que apresentaram temas no ano passado eram alunos da primeira turma. Eles estão, agora, criando e construindo novos temas, a partir da sua formação, para apresentar nas mesas temáticas junto com a segunda turma, que está elaborando o seu TCC e vai aproveitar o momento, como nós fizemos no ano passado. Então na minha opinião, está se formando uma dinâmica de expansão”, pondera Célia.
As mesas temáticas contarão com a participação de 36 pesquisadores inscritos. Entre os temas estão: Arte e LiteraturaDevoção e PiedadeMagistério da IgrejaLeitura BíblicaAnálise TeológicaOração Cristã, Ciência e CulturaHistória e Santuários e Espiritualidade Mariana.
Célia conta que os temas foram organizados pensando na diversidade de assuntos e interesse do público do Congresso. “As mesas temáticas prometem boas discussões e debates. Será um momento para ampliação das ideias e contribuição dos congressistas aos expositores. Todos que participarem, com certeza, vão se sentir bem contemplados”, afirmou.
Os interessados em participar do XIII Congresso Mariológico devem se inscrever até o dia 30 de abril, na página oficial do evento. O encontro tem preços promocionais para estudantes e alunos da pós-graduação em Mariologia da AMA. No dia das mesas temáticas, cada participante do Congresso poderá escolher a mesa que irá compor.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)