Przejdź do głównej zawartości

Maria, Mãe da perseverança


Maria, Mãe da perseverança

Vocação é chamado, é escuta, é
entrega total da própria vida. Maria escutou a palavra, acolheu-a no coração. Se abriu, saiu de si mesma e se doou por inteiro à missão de Mãe do Filho de Deus. Neste mês de agosto, em que celebramos as vocações, lembramos de Maria de uma maneira especial. Uma jovem que é modelo de coragem, de audácia e de seguimento.
Ao olharmos para a história de Maria, podemos perceber o quanto Ela nos ensina sobre vocação e sobre missão. Vejamos:
Quando Maria de Nazaré recebe do Anjo Gabriel aquela saudação “Alegra-se!” (Lc 1,28), Ela logo lhe pergunta: Como será isto? Uma vez esclarecido, vem a sua pronta resposta: “Eis aqui a serva do Senhor faça-se em mim a sua vontade”. E imediatamente se coloca a caminho para auxiliar a prima. A visita de Maria a Isabel faz com que João salte de alegria no ventre de sua mãe (cf. Lc 1, 41).
Veja como Maria se mostra disponível à sua missão, mesmo diante das dúvidas e incertezas do caminho. Tudo isso acontece na liberdade. A mesma que Deus dá a cada um de nós. Ele convida homens e mulheres, crianças e adultos, solteiros e casados e serem protagonistas da sua própria história. O Senhor da Messe chama cada um para uma missão diferente na Igreja e na sociedade. Maria nos mostra que é possível, mas é preciso coragem para se entregar por inteiro aos planos de Deus.
A vocação dos cristãos
Na liberdade, somos chamados a assumir uma missão na Igreja e na sociedade, a sermos continuadores de Jesus Cristo. Como? Sendo sujeitos ativos no mundo, na comunidade, na família, nos diversos grupos. A exemplo de Maria, o leigo e a leiga é o cristão maduro na fé, que se dispõe a seguir Jesus, independente das consequências desta escolha.
Os leigos são a força da Igreja. São o povo de Deus. São apóstolos e missionários, são evangelizadores. Pelo batismo e pela crisma, são consagrados para a missão de construir o Reino. Por isso, eles têm vez e voz na Igreja, são corresponsáveis na evangelização do mundo de hoje. Devem atuar na política, nos meios de comunicação, no campo da educação, da cultura, do trabalho e em tantos outros ambientes em que possam testemunhar sua fé. Portanto, a missão de todo batizado é ser sinal visível de Jesus Cristo, aonde quer que esteja.
Permanecei no meu amor
A história da Mãe de Jesus evidencia para nós o significado e a grandeza da vocação. Maria, através de seu SIM, se tornou corredentora da humanidade. Um SIM carregado de desafios e alegrias, de insegurança e de confiança nos desígnios do Pai. Assumir a vocação é estar disposto a seguir o caminho traçado por Deus sem medo do que virá, confiantes de que Ele escolheu o melhor para cada um de nós.

Sejamos fortes e corajosos para permanecer em Cristo. Que Maria nos guie no caminho da perseverança e interceda, junto a seu Filho, por todos nós, cristãos.
Thamara Gomes, com orientação do Pe. Lucas Emanuel CSsR
email: vocacional@a12.com
Tel: (12) 3105-2245

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)