Przejdź do głównej zawartości

A devoção mariana e o sínodo para a Amazônia


A devoção mariana e o sínodo para a Amazônia


A realização de um sínodo dos bispos especial para tratar sobre a Amazônia representa um marco importante na história e presença da igreja católica na região. Ao anunciar a convocação do sínodo, o Papa Francisco afirma que está “atendendo o desejo de algumas Conferências Episcopais da América Latina e de muitos pastores e fiéis de várias partes do mundo”. A fala profética de São Paulo VI, “Cristo e Maria apontam para a Amazônia”, durante o encontro de Santarém/PA (1972), reforçou a unidade eclesial em favor das causas amazônicas. A mensagem expressa no documento final do encontro revigorou a missão eclesial junto aos povos locais, em especial os povos indígenas.
Uma das características marcantes do catolicismo na Amazônia são as igrejas dedicadas à Nossa Senhora. A devoção à Virgem Maria está presente em toda a região, mesclando elementos do catolicismo ibérico e do imaginário amazônico, resultantes do processo de cristianização dos povos originários e ocupação do território. Maria está muito presente na vida dos povos da Amazônia, seja nos ritos religiosos católicos ou nos espaços da vida pública e privada dos fiéis. Os vários títulos pelos quais Maria é reconhecida (Nazaré, Conceição, Perpétuo Socorro, Aparecida, Fátima, entre outros), também são utilizados para dar nomes a aldeias, comunidades, vilarejos, embarcações, estabelecimentos comerciais e outros lugares.
A presença de símbolos amazônicos nas festas marianas evidencia uma relação muito próxima entre os fiéis e a Virgem. Sob a ótica dos povos locais, Maria tem cor, expressões corporais e faciais específicas, utiliza trajes e objetos semelhantes aos das mulheres da região. Estes elementos estão presentes nas músicas, orações, iconografia e na oralidade manifestados nos ritos religiosos católicos e na religiosidade popular. A identificação das mulheres amazônicas com a Virgem tem muito a nos dizer se levarmos em consideração a dinâmica da igreja católica na região. Tendo em vista a escassez de sacerdote para atender as comunidades locais, boa parte dos trabalhos pastorais propostos pela igreja católica são realizados pelos leigos e leigas. Entre este grupo as mulheres são a grande maioria.
Compreendemos que falar sobre a devoção à Virgem Maria na Amazônia é também falar do cotidiano de muitas mulheres da região. Maria representa a busca por esperança e auxílio diante das dificuldades. Maria é exemplo de mulher que foi protagonista na vida de Jesus, tal qual muitas mulheres têm sido protagonistas na vida da igreja da Amazônia. Portanto, no contexto da realização do Sínodo para a Amazônia, poderíamos fazer uma releitura da frase de São Paulo VI refletindo que “Cristo e Maria apontam para a Amazônia” e nos iluminam na descoberta dos novos caminhos para a igreja e para uma ecologia integral.
Rodrigo Fadul Andrade
Doutor em antropologia social. Especialista do Observatório de Evangelização da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.
Assessor da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM/Brasil.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)