Przejdź do głównej zawartości

BATIZADOS e ENVIADOS


BATIZADOS e ENVIADOS

Sou de verdade discípulo missionário de Jesus Cristo?

1. Sou batizado e chamado para exercer a função de sacerdote, profeta e rei. Durante o batizado fui ungido com o óleo da Crisma e foram pronunciadas sobre mim essas palavras: “Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vos libertou do pecado e vos deu uma vida nova pela água e pelo Espírito Santo, unge-vos com o crisma da salvação, para que, reunidos ao seu povo, permaneçais, eternamente, membros de Cristo sacerdote, profeta e rei”[1]. Devo ser Sacerdote (consagrando a minha vida a Deus), Profeta (anunciador do Evangelho) e Rei (herdeiro do Reino dos Céus).
2. Ingressei na Congregação Missionária que tem como a finalidade: “continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse Ele de si mesmo: Enviou-me para evangelizar os pobres”[2].
3. Sai da Polônia para o Brasil, pois esse foi o pedido do Provincial. Assim escrevi no meu pedido, no ano de 1987:  “Gostaria de ajudar a esses aos quais a Igreja ainda não oferece os meios necessários para a salvação”[3].
4. Por três vezes fazia parte da Equipe Missionária na  Bahia pregando as Santas Missões Redentoristas[4]. Com o lema “Unidos em Cristo” apresentamos o Querigma em várias paróquias da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
 5. Durante vários anos trabalhei no Centro Missionário redentorista em Salvador. Realizamos muitos cursos, palestras e retiros. Formamos os missionários redentoristas leigos e com eles realizamos as Santas Missões “leigas”.
6. Ainda como seminarista, fiz o meu trabalho pastoral nas Malvinas, a maior periferia de Salvador, na época. Na paróquia santuário Nossa Senhora d´Ajuda, sempre cuidei e dei a preferência às comunidades mais fracas. Em Itabuna, no bairro perigoso Maria Pinheiro desenvolvemos o trabalho de humanização e evangelização. Pude sentir de perto o “cheiro das ovelhas” e da pólvora dos traficantes.

Mas...sou de verdade discípulo missionário de Jesus Cristo? ... mostro com a minha vida a proposta de Jesus? ...apresento o Evangelho Vivo para os mais precisados?


[1] Ritual romano do Batismo
[2] Constituição 1 da Congregação Redentorista
[3] O pedido dirigido ao Provincial de Varsóvia, Tuchów, 13 de maio de 1987
[4] Já preguei, até julho de 2019, 100 Santas Missões Populares

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)