Przejdź do głównej zawartości

"Pós-catolicismo" e protestantismo (seitas) em Jequié

"Pós-catolicismo" e protestantismo (seitas) em Jequié

As Santas Missões Redentoristas na paróquia Nossa Senhora da Graças, na cidade de Jequié[1] (especialmente no bairro Alto da Bela Vista – comunidade Nossa Senhora de Fátima), aconteceram no período de um ano (2018 – 2019). Compreenderam a Abertura do Ano Missionário, as três Escolas de Formação Missionária, a Missa do Envio, os 30 dias das Orações nas Famílias, os oito dias da Semana Forte de Evangelização com a presença de vários missionários redentoristas e com a proposta da Pós -Missão.

A palavra Jequié deriva do Tupi, JEQUI: cesto afunilado, usado como armadilha para peixes, tendo como variações cacuri, jequiá, jiqui, jiquiá, juquiá, jequié.
O catolicismo chega em Jequié com os portugueses, e é fortalecido ainda mais depois da chegada dos imigrantes italianos no final do século XIX. O padroeiro da cidade, Santo Antônio, foi escolhido em um consenso entre essas duas presenças pioneiras, pois o santo nasceu em Portugal e teve uma participação muito importante na Itália. A primeira Igreja de Santo Antônio foi construída no final do século XIX, mas desabou com a terrível enchente do Rio das Contas no ano de 1914. Uma segunda foi concluída em fins da década de 1930, exibindo um estilo neogótico e sendo considerada até hoje uma das mais bonitas do interior da Bahia. O seu relógio veio da Itália e foi um presente do capitalista Vicente Grillo. A Diocese de Jequié é composta por quatro regiões pastorais, que por sua vez é dividida em trinta paróquias. A paróquia Nossa Senhora das Graças - Joaquim Romão atualmente contém 09 comunidades. [2]Hoje nossa paroquia conta com nove comunidades eclesiais de base (Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores, São Roque, São João Batista, Santa Tereza, São Francisco de Assis, Santa Clélia).
Os protestantes chegam em Jequié na década de 1890 e são majoritariamente batistas. O primeiro templo protestante inaugurado na cidade foi o da Igreja Evangélica Batista, situada na rua das Pedrinhas, e posteriormente Primeira Igreja Batista, já na Rua Dom Pedro II, em 8 de dezembro de 1901. Nos anos 1950 a Assembleia de Deus ganha seus primeiros fiéis em Jequié, não demorando para obter uma enorme popularidade. A partir daí houve um crescimento cada vez maior das igrejas pentecostais e neopentecostais, que apareceram de início nas periferias e depois se espalharam por toda a cidade. As promessas de cura divina e os milagres, muitos deles comprovados até pela medicina humana, atraíram milhares de fiéis. Ultimamente essas vertentes do protestantismo, como a Deus é Amor, a Universal do Reino de Deus e a Mundial do Poder de Deus, vêm apresentando um grande e significativo crescimento.


















Mormonismo - Os primeiros missionários de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias chegaram em Jequié em Dezembro de 1990. Maçonaria: A cidade possui quatro lojas maçônicas e alguns centros espíritas.
Os resultados do Censo Demográfico 2010 mostram o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. A proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária. Em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica, que passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Dos que se declararam evangélicos, 60,0% eram de origem pentecostal, 18,5%, evangélicos de missão e 21,8 %, evangélicos não determinados. Os evangélicos foram o segmento religioso que mais cresceu no Brasil no período intercensitário. Em 2000, eles representavam 15,4% da população. Em 2010, chegaram a 22,2%, um aumento de cerca de 16 milhões de pessoas (de 26,2 milhões para 42,3 milhões).[3]
Normalmente o esquema redentorista prevê o levantamento socio-religioso durante as preparações das Santas Missões e anotações sobre a situação religiosa nas famílias durante a Oração nas Casas. (Esses processos não realizados, pelo menos na comunidade N.S. de Fátima).
Conforme o pároco, padre Arlekson Barreto, cada comunidade tem a celebração da Missa pelo menos uma vez por mês, ao passo que no território dessa paróquia devem funcionar mais de 100 pontos de culto. (Isso significa que são 100 pastores e pastoras protestantes).
No livro “Bem Aventurada. Estudo popular sobre Maria, a mãe de Jesus”[4] o autor diz: “O católico ignorante, futuro protestante”. O que pude observar no bairro Alto Bela Vista, e no caminho até a igreja Matriz é o seguinte:

1. Um padre católico e mais de 100 pastoras e pastores protestantes e pentecostais.
2. A Missa uma vez por mês, os protestantes abrem pelo menos três vezes por semana.
3. As faixadas dos lugares de culto protestante são visíveis, enquanto algumas igrejas católicas estão escondidas atrás dos muros.
4. Há um desconhecimento (a confusão na terminologia): uma coisa é a religião, outra é a igreja, outra é a seita e outra ainda o terreiro.
A Religião (do latim religio, -onis, religare ) é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus próprios valores morais.  Muitas religiões têm narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo.
A Igreja (do grego [ekklesía] através do latim ecclesia) é uma instituição religiosa cristã separada do Estado, ou uma comunidade de fiéis ligados pela mesma fé e submetidos aos mesmos chefes espirituais. Cabe à Igreja, fazer caridade, administrar o dinheiro do dízimo, o dinheiro das ofertas, construir templos, ordenar sacerdotes, mantê-los e repassar, para seus crentes, a interpretação da Igreja sobre a Bíblia.
A seita (latim secta = "secionar", "dividir", "sectar) de forma geral é um conceito complexo utilizado para grupos que professem doutrina, ideologia, sistema filosófico, religioso ou político divergentes da correspondente doutrina ou sistema dominantes. O termo “seita” é usado amplamente e é aplicado a grupos que seguem um líder vivo que promove doutrinas e práticas novas e não-ortodoxas.

"Nós" somos "crentes", "evangélicos", "irmãos", "universais", "batistas". 
"Eles" são protestantes ou membros das seitas.

5. Ao perguntar um homem na frente do templo “Igreja Pentecostal. Jesus o Libertador” quem é fundador dessa igreja – um homem de seus 35 anos respondeu “Eu”.
6. Visitando a casa de uma enferma o missionário perguntou: “Por que não tem aqui nenhuma cruz”, ela respondeu: “passou aqui na minha casa o pastor e jogou fora todas as imagens e o crucifixo”.
7. Durante a vista nas casas, percebe-se que nem todos tem a Bíblia. E os que tem,  a maioria é a edição protestante.
8. Um homem disse: “Aqui é difícil o trabalho. Eu pensei ir para São Paulo. Mas abri uma igreja e vou ver o que vai dar”.
9. No dia do “encerramento” da Missão, depois da Missa da Perseverança voltando da Matriz para o bairro Bela Vista, encontramos umas seis igrejas protestantes com o culto: duas com poucas pessoas, e as demais com “muita” gente. Juntando, com certeza daria muito mais que todas as nossas comunidades na Matriz.
10. Não existe previsão legal para observância de distâncias entre templos religiosos. Quanto ao barulho, se confirmado o excesso (objetivo e não subjetivo) existem vários caminhos possíveis, um deles reclamando com a prefeitura de sua cidade. (Há templo distante um do outro menos de 30 metros).
11. Exigências para abrir um templo religioso
1- Sem o Alvará de Licença da Prefeitura a igreja, além de não estar em situação regular, pode perder direitos como a isenção do IPTU, por exemplo.
2- A Igreja deverá solicitar um Laudo do Corpo de Bombeiros e, depois de atender as exigências, receberá o Certificado de Aprovação.
3- É obrigatória a apresentação de plantas ao Corpo de Bombeiros para que sejam determinadas as medidas preventivas.
4- As igrejas deverão ser providas de extintores e a quantidade deles é determinada no Laudo de Exigência do Corpo de Bombeiros.
5- Os pontos de acesso como corredores, portas e escadas precisam obedecer a algumas regras e tamanhos específicos: As escadas de acesso deverão ter largura mínima de 2 (dois) metros, para a lotação de até 200 (duzentas) pessoas.
6- O número de assentos e o espaçamento entre eles também obedecem a regras estabelecidas em lei. Entre as filas de cadeiras de uma série, deverá existir um espaço mínimo de 90 (noventa) centímetros, de encosto a encosto e, entre as séries de cadeiras, deverá existir espaço livre de, no mínimo, 120 (cento e vinte) centímetros de largura. [5]
12. As lideranças católicas (as vezes analfabetos, não sabem a diferença entre a Bíblia católica e protestante, desconhecem os mistérios do Terço, os cinco mandamentos da Igreja Católica e  os dogmas marianos.
13. As crianças, amigos na rua, não podem entrar na igreja católica pois os pais proíbem (dividem).
14. Em várias famílias tem duas, três ou mais “religiões” na mesma casa.
15. Alguns dizem que tudo é mesma coisa (igreja, seita): e pelo menos não está nas drogas?
16. Existem os católicos que não participam, em nada, da comunidade, e devolvem o dízimo.
17. A realidade da minoria católica: numa rua de 20, 30 casas, somente duas três são católicas.
18. A ausência de crianças na comunidade (Missa).
19. A Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo, tem 2800 templos em 100 países.
20. Vários países (governos sérios) – Alemanha, Inglaterra, Portugal e alguns países da África, proíbem as seitas pelo motivo de exploração financeira.

Algumas sugestões e luzes:
1. Unidos em Cristo para viver e crescer em comunidade, com a Virgem Maria. Os discípulos missionários de Jesus Cristo.
2. Lembrar das palavras de Jesus: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18).
3. Atenção, pois surgirão falsos cristãos e falsos profetas, realizando sinais e maravilhas, com o objetivo de enganar, se possível, os próprios eleitos. Mc 13,22.
4. "O meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, te excluirei de meu sacerdócio; já que esqueceste a Lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos. Os 4,6
5. "Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes, santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito." 1 Pd 3,15.
6. “A Igreja é chamada a confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho. Isto não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem esta novidade, como discípulos e missionários de Jesus Cristo, protagonistas de uma vida nova para América Latina.” (DA 11)[6]
7. Antigamente os pastores (bispos) explicavam, ensinavam e defendiam a fé (apologética).[7]


Elaboração (ad hoc), dezembro 2019
Pe. José Grzywacz, CSsR
Mais em www.mariologiapopular.blogspot.com, Especialmente em “Ecumenismo”.



[1] Jequié, denominada de “Cidade Sol”, distante da capital baiana a 365 km, com a população de cerca de 160 mil habitantes.
[2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Jequi%C3%A9
[5] https://envisione.com.br/6-exigencias-de-seguranca-que-sua-igreja-precisa-cumprir/
[6] Documento de Aparecida
[7] Apologética é a disciplina teológica própria de uma certa religião que se propõe a demonstrar a verdade da própria doutrina, defendendo-a de teses contrárias.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)