Przejdź do głównej zawartości

Magnificat nas Artes


Magnificat nas Artes



Pe. Jozef Grzywacz, CSsR - Província Redentorista de Varsóvia (Polônia)




O culto de admiração e de amor por Maria se propaga por todas as criações humanas e culturais, dentro e fora do cristianismo: igrejas, santuários, capelas, prosa, poesia, literatura, arte, religião, teologia, ética, pintura, escultura, arquitetura, cânticos, músicas e outras.

1. Pintura - A iconografia do Magnificat sempre apresenta o encontro entre Maria e Isabel. Segundo Lucas,  as três cenas estão ligadas entre si: a anunciação, a visitação e o Magnificat. Das obras da época moderna apresentamos quatro:[1]

1. A tela “A visitação” de  Jacob Jordaens de Dayton Art Institute. É do ano 1642. Apresenta  o encontro de Maria com Isabel e Zacarias e José  e o jumento como testemunha.

2. O quadro “A visitação” de Jean-Baptiste Jouvenet apresenta numerosos moradores da terra e do céu que veneram a Mãe de Deus.

3. A pintura “A visitação” de El Greco da coleção Dumbarton Oaks (1610–1613) apresenta as duas figuras tiradas do contexto bíblico. A obra reconta o episódio bíblico da visita de Maria, grávida de Jesus, à sua prima Isabel.

4. “A Madonna do Magnificat” de Sandro Botticelli é uma verdadeira obra-prima[2]. A obra é datada do ano de 1483. Maria escreve em um livro a frase “Magnificat anima mea Dominum“, (do qual deriva o nome da obra: Madonna do Magnificat).  

2. Escultura - Ambão (púlpito) “Magnificat” em Wambierzyce

No santuário mariano em Wambierzyce, no sul da Polônia,  existe um famoso ambão com os elementos do Magnificat. É a obra de Karol Sebastian Flacker (1680–1746), que foi feita no ano de 1723.

A partir das citações do Magnificat que estão colocadas na ambão podemos começar a interpretação do conteúdo iconográfico do ambão:

a). Maria vestida pela força do Espírito Santo louvando  a Deus cujo nome é santo e que fez nela grandes coisas. Por isso os anjos a louvam em todos os quatro continentes (Austrália naquele tempo - século XVIII - não era conhecida e nem vista como um continente).

b). A promessa dada para Abraão cumpriu-se através de Maria, em Jesus Cristo, que foi concebido no seu ventre virginal e que o Espirito Santo pousou sobre ele, como testemunham os quatro evangelistas.

c). A Palavra  – Verbum Dei – é pregada do ambão de Wambierzyce, e todos que tem a sede dessa Palavra, Deus enche com os seus bens. Mas os que não escutam a sua Palavra, Deus despede com o nada.

d). O ambão manifesta a glória de Deus na terra que é um prolongamento do cântico de Maria, o Magnificat. “A Jerusalém polonesa” como é conhecido esse lugar é também antessala da Jerusalém Celeste, onde Maria junto com os anjos canta perpetuamente o Magnificat.

3. Música - O Magnificat em ré maior, BWV 243, é uma das principais obras vocais de Johann Sebastian Bach, [3] foi composta para orquestra, um coro de cinco partes e quatro ou cinco solistas. Seu texto consiste do cântico de Maria, mãe de Jesus, tal como descrito pelo evangelista Lucas (Magnificat).



Os intérpretes do Magnificat, cada qual a seu modo, empregaram o seu talento no alegre hino de louvação a Deus, que perpassa pelas artes levando a Boa Nova para toda a criatura.




Esse texto faz parte do livro “Magnificat: o cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus” a ser editado pela editora Paulus.[4]



Mais em www.mariologiapopular.blogspot.com





[1] JANOCHA, Michal.  file:///C:/Users/Pe.%20Jose%20Grzywacz/Downloads/4.pdf
[2] https://guiaflorenca.net/arte/a-madonna-do-magnificat-de-botticelli/
[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/Magnificat_(Bach)
[4] GRZYWACZ, Jozef. Magnificat: o cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. Paulus 2021.

Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)