Przejdź do głównej zawartości

Maria: Mãe de Jesus e nossa mãe - Kaio Henrique


Maria: Mãe de Jesus e nossa mãe

Lembro da devoção popular a mãe de Deus que o povo simples expressa por meio de suas promessas, paga com rezas, ladainhas e benditos. Uma vez um jovem perguntou-me: „Para você quem é Maria, o que significa e representa para o povo?” Hoje neste pequeno artigo quero expressar, de maneira simples, o valor de ter uma Mãe tão simples, meiga e pura. Maria -  um nome que carrega uma história. Eu vejo Nossa Senhora como tantas Marias que hoje cuidam de casa, da educação do filho, se preocupam com o marido e acima de tudo amam sua família. Nossa Senhora não se deixa levar pela realeza, não pense que ela teve uma vida fácil, de princesa como acostumamos ver nos filmes, mas sim ele sofreu, quantas vezes não deve ter chorado sem saber onde estava seu Filho, exemplo a perda e encontro de Jesus no templo, quantas vezes já deu uns puxões de orelha em Jesus, ela educou seu Filho, ela teve trabalho de mãe. Hoje queremos olhar para Maria como aquela mulher que faz tudo por seus filhos.
Na cruz Deus nos deu Maria como mãe, imagina que presente ganhamos! Ter a graça de uma mãe tão serena, tão cuidadosa e preocupada, ela intercede por nossas necessidades, um exemplo nas bodas de Caná quando falta o vinho ela intercede, podemos colocar a falta de vinho em nossas vidas como a falta de saúde, alegria, amor, carinho e paz, ela intercede e nós ajuda a recuperar nossas forças em Cristo.
Maria não passa a frente; quem vai a frente é seu Jesus, nos guiando como pastor, Maria vai atrás nos empurrando, encorajando para não desistirmos no meio do caminho. Ela nos ama e sempre vai dar um jeito para que nenhum dos seus filhos passar necessidades. Maria na devoção popular é um refúgio, aí vem se concretizar aquilo que ela disse no Magnificat:  “O poderoso fez por mim maravilhas, santo é seu nome”. O povo simples crê na promessa, da elevação dos humildes onde tudo será igual em ambas partes.
Maria nos mostra o Cristo, como um libertador. Ele de verdade nos liberta das amarras do pecado e Maria se encaixa nessa intercessão para ver seus filhos libertos, alegres e vivos em Cristo. Maria é digna de nossas honrarias, pois por meio do seu “Sim” a vontade de Deus foi feita. Devemos aprender a dar o nosso “sim” como Maria e sempre dizer: ”Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em a tua vontade não a minha”. (Cf. Lc ,138).

Kaio Henrique Marques
Postulante redentorista – I ano de Filosofia – Salvador BA


Komentarze

Popularne posty z tego bloga

Diferentes numerações e tradução dos Salmos

Diferentes numerações e tradução dos Salmos Muitas vezes, encontramos em nossas Bíblias e nos folhetos de Missa dois números diferentes em cima de um Salmo. Um número está entre parênteses. E, em geral, a diferença entre os dois números não passa de um. Por que acontece isso? Precisa ser dito, por primeiro, que os Salmos foram escritos, originalmente, na língua hebraica. Assim chegaram a fazer parte das Sagradas Escrituras do povo judeu. Posteriormente, por sua vez, também os cristãos acolheram essas tradições – e, com isso, os Salmos – como suas Sagradas Escrituras, lendo tais textos como primeira parte de sua Bíblia, ou seja, como Antigo Testamento. “Antigo” indica, neste caso, simplesmente aquilo que existiu por primeiro.   A numeração diferente dos Salmos,

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55)

Magnificat - Cântico de Maria (Lc 1,46-55) Atenção!!! Em breve o novo livro do padre José Grzywacz, CSsR Magnificat: cântico revolucionário de Maria, a mãe de Jesus. CURSO DE MARIOLOGIA -  Pe. Eugênio Antônio Bisinoto C. Ss. R. Organização: Pe. Jozef Grzywacz, CSsR No canto de Maria (Lc 1,46-55), Lucas traz belíssimo hino em que Maria , cheia de fé, louva a Deus em sua vida, na história da humanidade e no povo de Deus. -    O Magnificat é o canto de Maria na casa de Isabel e de Zacarias, em que ela, cheia do Espírito Santo, proclama as maravilhas de Deus em sua existência e no povo. 1.    O canto de Maria foi denominado de Magnificat, primeira palavra na versão desse hino, significando engrandecer ou exaltar.

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS

A BÍBLIA MANDOU E PERMITE O USO DE IMAGENS DE SANTOS Sobre o uso de imagens no culto católico, leia sua Bíblia em: Êxodo 25, 18-22;31,1-6 (Deus manda fazer imagens de Anjos); Êxodo 31,1-6 (Deus abençoa o fazedor de imagens) Números 21, 7-9; (Deus manda fazer imagem de uma Serpente e quem olhasse para a imagem era curado) 1 Reis 6, 18. 23-35; I Reis 7, 18-51; (O Templo de Jerusalém era cheio de imagens e figuras de anjos, animais, flores e frutos) 1 Reis 8, 5-11; (Deus abençoa o templo de Jerusalém cheio de imagens e figuras) Números 7, 89; 10,33-35; (Os judeus veneravam a Arca que tinha imagens de Anjos e se ajoelhavam diante dela que tem imagens) Josué 3, 3-8; (procissão com a arca que tinha imagens) Juízes 18,31 (Josué se ajoelha diante da Arca com imagens para rezar) 1 Samuel 6, 3-11; (imagens são usadas)